Google Website Translator Gadget

sábado, 1 de janeiro de 2011

2011 vem aí!

Mais um ano se foi e chegamos a 2011, e o blog Teatro Capixaba deve vir com novidades.

Uma das coisas que eu fiquei muito feliz no ano de 2010 foi a parceira que eu ganhei, que ajudou no andamento do blog, a atriz e arte-educadora Fabrícia Dias. Foi ela que abriu “Sob o spotlight” com uma entrevista com a Cia. Tato Criação Cênica, do Paraná. Também consegui abrir o projeto “Mini-biographia”, falando de duas personagens do palco capixaba (Marly, de Milson Henriques, e Melani Marques, de Wilson Nunes e Edilson Pedrini) e com o ator Wilson Nunes, graças a sua entrevista dada ao Dimensão Cultural, com a atriz Karina Americano. Também consegui divulgar mais uma vez a 6ª Edição do Festival Nacional de Teatro “Cidade de Vitória”, isso tudo sem tempo para quase nada, já que iniciei uma graduação em História. Mas todos os percalços foram utrapassados e eu também pude assistir a peças maravihosas que marcaram esse ano para mim, como “Rascunhos”, no retorno do Clã de Teatro, “Rosa Negra”, do Grupo Teatro Empório, “Por favor, matem minha empregada 3… 10 anos depois”, de Wilson Nunes, e “Bernarda, por detrás das paredes” da diretora e dramaturga Nieve Matos, que fez uma colagem de textos da peça “A Casa de Bernarda Alba”, de Frederico Garcia Lorca com “Arte Poética” de Aristóteles, mas perdi espetáculos fantásticos  - ouvi muitos elogios – como o retorno de “A Menina” durante a 6ª edição do Fetival Nacional de Teatro “Cidade de Vitória”, “Edipo Rei” de Sófocles, numa montagem da Cia. Caras & Bocas, “O Cemitério dos Automóveis” de Fernando Arrabal, numa encenação do Grupo Tarahumaras de Teatro e Boiacá, “O Pastelão e a Torta” e “Há Judas pra malhar?”, ambos trabalhos da Companhia Folgazões de Artes cênicas, sendo que o primeiro foi um espetáculo de rua que fez grande sucesso e o segundo é uma adaptação de “O Judas em sábado de Aleluia” de Martins Pena, com direção do ator e diretor Ênio Magalhães e esteve recentemente no Teatro Galpão, que serviu de local de estreia da maioria dos grandes espetáculos de 2010, “Suor Angélica”, opereta de Giácomo Pucini, com o Coro de Câmara de Vitória, sob a direção do mineiro Francisco Mayrink, “Descalça” e “O Coração Delator” do Grupo Beta de Teatro, sendo que o primeiro foi um trabalho com direção de Fernando Marques ao lado de Aline Ferraz e o segundo foi um trabalho em conjunto com o Grupo Z de Teatro, “Desterrados” de Frederico Roca, com direção de Antonio Januzelli, o Grupo Vira-Lata de Teatro nos trouxe “Camisa Listrada”, de Fernando Bohrer, baseada em uma obra de Frederico Garcia Lorca, e o Grupo de Teatro Luminus nos mostrou, através do palco, a história de Chico Xavier em “Franscisco, Candido” de Cristina Mascarenhas, e com direção dela.

Agora entramos em um novo ano, e mais uma vez teremos os escolhidos pela Lei Rubem Braga batalhando pelas trocas de bônus, para terem seus espetáculos estreando, teremos mais uma edição – assim espero! – do Festival Nacional de Teatro “Cidade de Vitória”, a Escola de Teatro, Dança e Música FAFI abrindo inscrições para seus cursos no ano letivo de 2011/1 e 2011/2, novos trabalhos sendo aprovados nos editais da Secretaria Estadual de Cultura (SECULT), e o blog Teatro Capixaba terá seu próprio domínio.

É isso aí pessoal, o blog agora ficará no link teatrocapixaba.art.br, ficando mais fácil para as pessoas encontrarem o ambiente, que continuará na bataha constante de divulgação das artes cênicas do Espírito Santo. Que o ano novo venha com novas vitórias tanto para o blog quanto para o nosso teatro, e como foi percebido, o Teatro Capixaba agora abriu espaço para a dança, o circo e a ópera, que fazem parte das nossas artes cênicas e merecem também divugação. Espero em breve também estar divulgando lançamentos de obras de nossos dramaturgos, que estão constantemente batalhando pelo seu espaço na literatura brasileira. Feliz 2011 para todos e que esse ano venha com grandes vitórias para nós.

Nenhum comentário: