Google Website Translator Gadget

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Escola de Teatro e Dança FAFI (atualizado)

Bem, como estou no ritmo do Edital da Fafi que nunca sai, vamos colocar a história da escola aqui no Blog Teatro Capixaba:
Retirado da Secretaria Municipal de Cultura - FAFI e Folder do 80 anos da FAFI

HISTÓRIA DA FAFI
Funcionando em prédio histórico, representativo do período de urbanização de Vitória no início do século XX, a Escola de Teatro e Dança Fafi está localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro de Vitória. O prédio foi projetado pelo arquiteto tcheco-eslovaco Josef Pitlik em estilo eclético, construído no Governo de Florentino Avidos (1924-1928) e inaugurado em 1926, durante o Oitavo Congresso Brasileiro de Geografia. Serviu de cenário para as mais diferentes atividades. O Grupo Escolar Gomes Cardim iniciou essa saga; a Escola Activa foi criada em 1928 e, no ano seguinte, passou a existir o Curso Superior de Cultura Pedagógica.
A Revolução de 30 e a ditadura de Getúlio Vargas puseram fim à escola. A partir dessa data variaram ainda mais as funções do imóvel. Ginásio Espírito Santense (1930); espaço para exibição mensal obrigatória de filmes nacionais (1934); e Colégio Estadual do Espirito Santo (1943).
É inegável a importância social deste prédio a partir das funções que desempenhou. Construído para abrigar o Grupo Escolar "Gomes Cardim", foram 22 anos de intensas atividades, até 1948, quando foi transferido o Grupo Escolar – anexado então à escola Normal Pedro II – e passou a abrigar o Colégio Estadual, tendo este aí funcionado até 1958, quando é inaugurada sua sede definitiva no Morro do Forte São João. No final da década de 50, surge o embrião de nossa Universidade Federal, abrigando o prédio a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, cuja importância sócio-cultural para o Estado acabou dando ao prédio, outrora conhecido por "Gomes Cardim", a alcunha de "FAFI".
Criada em 1954, a Universidade do Espirito Santo viria a ser federalizada em 1961, passando o prédio para o patrimônio da União, embora ela só seja transferida para o Campus de Goiabeiras somente em 1971.
O golpe militar de 64 foi o pior abalo sofrido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Uma das salas veio a se transformar em depósito prisional dos livros "subversivos" apreendidos no diretório Acadêmico do Centro Biomédico da UFES. "O prédio, que até então abrigava a vanguarda e a "resistência" em anos tão difíceis, foi tomado pelo oficialismo da burocracia da Universidade Federal e da Assessoria de Segurança e Informações – ASI. Como se não bastasse, o antigo forte da liberdade, em tempo de golpe, passou, também, a sediar o Serviço de Identificação da Secretaria de Segurança Pública do Espirito Santo, até 1976, quando o prédio foi totalmente fechado."
Somente em 1982 ficou determinado o tombamento do prédio e, cinco anos mais tarde, a Prefeitura de Vitória comprou o imóvel. Em 25 de janeiro de 1992, na administração de Vitor Buaiz, as portas foram reabertas, passando a funcionar a Escola de Artes FAFI, oferecendo oficinas de curta duração em diversas áreas artísticas: do teatro à fotografia, da dança à cerâmica, da musicalização ao cinema.
Em março de 1998, na administração do prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas, a FAFI se transformou numa escola de qualificação profissional em Teatro e Dança e formou, em dezembro de 1999, suas duas primeiras turmas nestas áreas.
Ampliar o mercado de trabalho do artista local e incentivar a formação de um público qualificado são também objetivos importantes a serem atingidos pela escola. Para isso, além de oferecer à comunidade cursos e oficinas para crianças, adolescentes, adultos e terceira idade, visa estimular o conhecimento e a prática do Teatro e da Dança, mantendo também uma programação cultural de qualidade voltada para os alunos e ao público em geral.


O que é a FAFI hoje?
A Escola de Teatro e Dança FAFI desde 1992 vem oferecendo cursos gratuitos na áreas de teatro e dança para crianças, jovens e adultos. Localizada no coração da ilha, exerce um papel fundamental no processo de revitalização do Centro de Vitória. A FAFI possibilita a todos que se interessem por Teatro e Dança a freqüentarem em sua própria cidade cursos sólidos e bem estruturados nestas duas áreas. Atualmente possui aproximadamente 930 alunos, entre crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e uma programação cultural de qualidade.
A escola possui 5 salas de aula, um Centro de Documentação, um Laboratório de Artes Cênicas e abriga provisoriamente a Biblioteca Pública de Vitória.
A atual administração da escola tem a pretenção de contratar professores capacitados para lecionar em seus cursos de teatro e dança. O edital - que deveria ter saído ontem, mas não foi liberado ainda pela Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Vitória - pretende garantir ainda mais a qualidade de seu âmbito estudantil com os novos profissionais que serão contratados. As ambições da Fafi são de constante crescimento, tanto de seu ambiente, quanto dos alunos que lá estudam e um dia farão parte da classe teatral e de dança de Vitória.
Objetivos da Escola
- Formar atores e bailarinos qualificados para o mercado profissional;
- Promover estudos e pesquisas relacionadas às artes cênicas;
- Referenciar o ensino de teatro e dança em âmbito estadual e nacional;
- Incentivar a promoção e a difusão cultural.
A escola possui cinco salas de aula, um teatro de arena, Secretaria Acadêmica, um Auditório e um Centro de Documentação, que tem como objetivo proporcionar condições de estudos e ppesquisas nas áreas de teatro e dança voltado para os alunos, instrutores e funcionários.
MATRÍCULAS E REMATRÍCULAS
A FAFI realiza, todo final de ano, a confirmação de matrícula para os alunos dos cursos de Qualificação em Teatro e Dança e curso Básico (Elementares I, II, II, IV, V) de Dança. As oficinas são oferecidas semestralmente e não existe reserva de vagas. O processo de seleção para as oficinas privilegiará sempre a renovação das turmas. O aluno deverá ficar atento ao dia marcado no calendário escolar para as atividades programadas. Cada aluno matriculado na escola terá seu número de matrícula que o identificará na Secretaria Acadêmica da Escola.
TEATRO
O Curso tem carga horária de 1800 horas/aulas presenciais, com duração de três anos distribuídos em seis semestres que obedecem aos recessos letivos entre os períodos.
A Grade curricular divide-se em dois blocos: Fundamentos Teóricos das Artes Cênicas, Práticas Interpretativas e Criação Artística que se complementam, num conjunto de 25 disciplinas obrigatórias e cinco disciplinas eletivas a serem ofertadas a partir do quinto semestre. No sexto semestre o aluno-ator se submete à disciplina de Prática de Montagem com o objetivo de produzir um espetáculo teatral a partir das aprendizagens teóricas, técnicas e práticas vivenciadas durante o curso. Cumpridas todas as etapas, o aluno receberá certificado de Qualificação Profissional em Teatro.
Como ingressar no curso de teatro?
A idade mínima para ingressar no curso é de 16 anos e o aluno deverá estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio, além de apresentar comprovante de Iniciação Teatral com carga mínima de 60 horas.
OFICINAS SEMESTRAIS
Semestralmente cerca de 1300 candidatos são inscritos no processo seletivo para participar das oficinas livres oderecidas pela escola. As oficinas variam de acordo com a procura por parte da comunidade: Jogos Dramáticos, Iniciação Teatral, Teatro para Professores, Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Crítica Teatral, Preparação Física, entre outros.
O Edital de Cursos e Oficinas para 2010/01 já estão disponíveis no blog!

12 comentários:

Anônimo disse...

Acho que deveriam fazer mais peças com os alunos de teatro da escola, e anunciarem mais.

Marketing Estratégico disse...

Olá. Tenho um espaço na orla de Itaparica, no bar e café que abri dia 12. Criei um calendário semanal de eventos e a segunda, é cult.
Estou oferecendo este espaço para apresentação de peças de teatro, dança, sarau... Entrem em contato!! 3063.6245 Gil
www.pitstopbar.blogspot.com

Anônimo disse...

Bom dia, sou formada em direito e iniciarei complementação pedagogica em filosofia e sociologia, pretendo ate junho/2012 lecionar, q é meu sonho. E lendo a materia na Gazeta sobre os cursos livres para professore e me interessei, queria saber se posso me inscrever?
Abraço, Raquel

André Luz disse...

Olá Raquel,

Se você quiser, poderá ser inscrever em qualquer curso da Fafi. A Escola de Teatro, Dança e Música Fafi tem o costume de abrir cursos dos mais diversificados para todos os tipos de profissionais e interessados em ter mais dinamismo em público. Fique de olho no jornal A Gazeta ou então faça a inscrição para os cursos de verão: http://teatrocapixaba.blogspot.com/2011/11/oficinas-de-verao-na-fafi.html

Desejo-lhe boa sorte!

Raquel disse...

Oi André, q bom receber sua resposta, fiquei muito mais empolgada!!
Vou procurar a FAFI na 2ª feira.
Obrigada!
Raquel.

Raquel disse...

Estive ontem na FAFI, fui muito bem atendida, fiz minha inscriçâo, agora è sò aguardar e torcer pra ser selecionada. Abraço!!!

Anônimo disse...

ola eu gostaria de recebe um comunicativos de vagas de teatros p/2012

André Luz disse...

Agora somente no segundo semestre...

Anônimo disse...

Olá,
eu gostaria de saber quando irá abrir vagas de teatro p/2013

André Luz disse...

As inscrições devem iniciar em janeiro ou fevereiro de 2013. Fique ligado no site da prefeitura ou - espero que receba o material - aqui no blog Teatro Capixaba.

Unknown disse...

Olá.. Meu nome é João Victor e tenho 17 anos.. Gostaria de saber se vão ser abertas as inscrições para 2012/2 na FAFI? E se não, quando as inscriçoes pra 2013 vão ser abertas.

André Luz disse...

João Victor, as inscrições para 2012/2 já aconteceram a duas semanas atrás, então recomendo que espere as inscrições de 2013/1, que deve começar as inscrições entre janeiro e fevereiro, mas tem de ter pelo menos o ensino médio completo.