Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Graduação em Artes Cênicas na UVV

Eu tenho esperado há anos que a UFES abra uma graduação em Artes Cênicas, mas é uma expectativa que tem se tornado, a cada dia, impossível, mas isso não vem acontecendo com o ensino superior particular, pelo menos não com a UVV.

Esse ano – novamente! – a Universidade de Vila Velha abre a gradução em Artes Cênicas – Bacharel no seu curriculo. São três anos de curso em regime semestral. A coordenadora da graduação é a Sra. Marly Imperial Garabelli e as inscrições ainda encontram-se abertas para quem se interessar e podem ser feitas no site da UVV. Abaixo seguem alguns detalhes referente À graduação em bacharelado em Artes Cênicas. O preço de mensalidade é um pouco salgado (R$ 409,00/mês), mas é o mais próximo que temos de uma graduação em nível superior.

Original_uvv_2010_11_26_14_35_16_149

Artes Cênicas – bacharelado

Missão

Formar profissionais que cultivem idéias próprias e sejam capazes de expressar nos palcos abordagens inovadoras para a linguagem, no exercício da função de ator, pesquisador e/ou instrutor no campo das artes cênicas.

Mercado de trabalho

O profissional formado em Artes Cênicas pode trabalhar com cenografia, dramaturgia, televisão, cinema, teatro, teatro de rua, em vários e diversificados espaços – teatro, dança, ópera, circo – e podem, também, dedicar- se, como ator, à televisão e ao cinema.

Objetivos

Propiciar condições para que o aluno domine uma metodologia própria para a interpretação das diversas linguagens, definidas a partir do universo da representação.Oferecer conhecimentos técnicos e artísticos fundamentais para atender às necessidades de ensino e pesquisa, formando um profissional apto a atuar nas diversas áreas que compõem as artes cênicas.

Perfil profissional

O curso de bacharelado em artes cênicas da UVV forma profissionais para atuação qualificada, quanto à investigação de novas técnicas, metodologias de trabalho, linguagens e propostas estéticas, pautada em uma sólida formação ética, teórica, artística, técnica e cultural.Trabalha competências e habilidades para:Conhecimento da linguagem, suas especificidades e seus desdobramentos, inclusive conceitos e métodos fundamentais à reflexão crítica dos diferentes elementos da mesma; Conhecimento da dramaturgia e da literatura dramática; Domínio de códigos e convenções próprios da linguagem cênica na concepção da encenação e da criação; Domínio técnico e expressivo do corpo visando a interpretação; Domínio técnico construtivo na composição dos elementos visuais dos cenários;Conhecimento de princípios gerais de educação, dos processos pedagógicos referentes à aprendizagem e ao desenvolvimento do ser humano como subsídio para o trabalho educacional direcionado para as diversas manifestações cênicas;Capacidade de auto-aprendizado contínuo, exercitando procedimentos de investigação, análise e crítica dos diferentes elementos e processos estéticos das artes cênicas.

Critérios de avaliação

Em cada bimestre o aluno é avaliado por meio de provas escritas, provas práticas, conforme a natureza da disciplina e trabalhos individuais ou em grupos, tendo peso maior a avaliação individual.

Ao término do período letivo, o desempenho será analisado segundo os critérios:
Média semestral menor do que 3.0 - RN - reprovado por nota, sem direito à Recuperação.
Faltas superiores a 25%* - RF - reprovado por falta, sem direito à Recuperação.
Média semestral igual ou superior a 7.0 - AP - aprovado.
Média semestral igual a 3.0 ou menor do que 7.0 - realizar prova de recuperação. Se obtiver média final igual ou superior a 5.0, será aprovado; se a média final for inferior a 5.0, será reprovado.

Nos estágios, a nota mínima para aprovação é 7,0 com freqüência de 100%.

Os dias das provas escritas do bimestre são divulgados no quadro de avisos do curso e no blog acadêmico do aluno do Centro Universitário, na data prevista no calendário acadêmico.

Os resultados da avaliação podem ser vistos pelos alunos na Internet, mediante uso de senha pessoal.

Situação legal do curso

Autorizado pela Res. CONSU nº 15 de 11/12/2002.

Disciplinas

Texto e as Artes Cênicas

Cultura Moderna e Contemporânea

Teoria da Comunicação I

Formação do Leitor

Corpo, Expressão e Criatividade I

Oficina de Produção Texto Dramático

Corpo e as Artes Cênicas

Metodologia Científica

Teoria da Imagem

Introdução ao Pensamento Filosófico

Corpo, Expressão e Criatividade II

Oficina de Teatro Antigo

Som e as Artes Cênicas

Estado, Sociedade e Educação

História Contemporânea

Expressão Vocal I

Literaturas e Cultura Brasileiras

Oficina de Teatro Brasileiro

Som e as Artes Cênicas

Estado, Sociedade e Educação

História Contemporânea

Expressão Vocal I

Literaturas e Cultura Brasileiras

Oficina de Teatro Brasileiro

Interpretação e as Artes Cênicas

Comunicação e Teatro

Expressão Vocal II

Historia da Indumentária

Teorias do Significado

Oficina de Maquiagem e Caracterização

Cena e as Artes Cênicas

Planejamento de Empreendimentos Culturais

Estética Teatral

Teatro e Educação

Música e Ritmo

Oficina de Iluminação

Dança Contemporânea

Ética Profissional

Direção Teatral

Dramaturgia

Oficina de Folclore Brasileiro

Projeto Final

Estágio Supervisionado

Atividades Complementares

Obs.: A disciplina de libras pode ser cursada optativamente pelos alunos desse curso

= Total Horas para Diplomação: 2760 h

A divisão acima é apenas uma sugestão de periodização. Ela será confirmada ou alterada pela Instituição a cada semestre com base na oferta feita para a rematrícula. O aluno também poderá realizar alterações desde que siga as determinações regimentais sobre o assunto.

Nenhum comentário: