Google Website Translator Gadget

domingo, 29 de agosto de 2010

Édipo Rei de Sófocles pela Cia. Caras & Bocas

Sófocles (século V a.C.) foi – e ainda é – um dos grandes dramaturgos gregos, que escreveu obras como Ántigona, Electra e Édipo Rei. Este será montada pela Cia. Caras & Bocas, com adaptação de Alvarito Mendes Filho e Renato Saudino, sendo a direção deste que estará no Espaço Cultural Alvarito Mendes Filho.

A peça, para quem pouco conhece, trata da tragédia mitológica tebana de Édipo, apaixonado pela mãe Jocasta e assassino do pai Laio, e motivo de muitas pesquisas na área da psicologia. Neste caso, a adaptação parte do texto do inglês Sir Richard Claverhouse Jebb

A estreia acontece no dia 17 de setembro de 2010 (sexta-feira), as 20h00. Para ter mais informações, como localização (colocarei um mapa disponibilizado pelo próprio Alvarito) e valor dos ingresso, podem estar ligando para: Alvarito Mendes Filho: (27)3073-2936 e/ou Nil Mothé: (27)3031-6583. Abaixo segue o release. Bom espetáculo!

Edipo-rei Édipo Rei

Tragédia escrita por Sófocles há cerca de 2.500 anos e considerada ainda hoje uma das obras primas da dramaturgia universal. Édipo representa a eterna busca do homem pela sua origem.

O texto é “uma história de detetive”, na qual o personagem principal, Édipo, rei de Tebas, divide com a platéia a tarefa de descobrir qual a sua origem e também de achar o(s) assassino(s) de seu antecessor, o rei Laios. Em tudo isso, há uma boa pitada da cultura e da mitologia dos gregos antigos, para os quais não havia força maior que a do destino traçado pelos deuses. Mas nada de desqualifique o texto junto ao público atual. Ao contrário. O texto de Sófocles é ainda e sempre uma obra-prima e merece ser apreciado pelo maior número possível de pessoas.

A atual versão foi feita por Alvarito Mendes Filho e Renato Saudino, tendo por base a tradução inglesa de Sir. Richard Jebb e algumas adaptações e/ou traduções brasileiras e portuguesas.

O autor

Para a maioria dos críticos, Sófocles foi o pai do teatro moderno. Juntamente com Ésquilo e Eurípides, Sófocles foi um dos três maiores poetas dramáticos da Grécia antiga. E Édipo Rei foi a mais importante das suas tragédias. O autor escreveu, ao todo, 123 peças, sendo Édipo Rei a obra-prima que o consagrou como o maior trágico da antiguidade grega.

O teatro de Sófocles reflete a imagem da vida, pois nos apresenta personagens autênticos, que se assemelham a seres reais, movidos por grande força interior.

As qualidades estéticas e literárias do texto de Sófocles (e também sua amplitude histórica, mitológica e filosófica) justificam todo esforço de se montar a peça Édipo Rei.

A atual montagem

Essa nova montagem, realizada pela Cia. Caras & Bocas, se reveste de grande importância por ser o espetáculo de estréia do ESPAÇO CULTURAL ALVARITO MENDES FILHO, localizado no bairro Jardim América, onde Alvarito nasceu e onde ele arriscou, lá pelo final dos anos 70, suas primeiras investidas no fazer teatral.

Ficha técnica

Versão: Alvarito Mendes Filho e Renato Saudino

Direção: Renato Saudino

Elenco: Alvarito Mendes Filho

Bené Freire

Cássio Nascimento

Edwaldo Almeida

Flaviano Cole

Jocleiton Oliveira

Marcelo Zan

Maria Flávia Rocio

Samuel Graciolli Silva

Tatiana Sabato

Thiago Vieira

Vanderléia Andrade

Produção executiva: Alvarito Mendes Filho

Figurino: Renato Saudino

Cenário : Alvarito Mendes Filho e Renato Saudino

Confecção de cenário: AlvaritoMendes Filho, Edwaldo Almeida e Flaviano Cole

Sonoplastia: Renato Saudino e Alvarito Mendes Filho

Operador de som: Alex Siqueira Mendes

Iluminação: Renato Saudino e Alvarito Mendes Filho

Operador de luz: Thiago Mothé

Coordenação: Nil Mothé

Recepção: Deila Fernandes

Programação visual: Alvarito Mendes Filho

Imagem: Busto grego: criação do artista capixaba Hipólito.

CONTATOS

ALVARITO: (27)3073-2936

NIL MOTHÉ: (27)3031-6583

companhiacarasebocas@gmail.comespaco-cultural-amf clip_image001

Nenhum comentário: