Sófocles (século V a.C.) foi – e ainda é – um dos grandes dramaturgos gregos, que escreveu obras como Ántigona, Electra e Édipo Rei. Este será montada pela Cia. Caras & Bocas, com adaptação de Alvarito Mendes Filho e Renato Saudino, sendo a direção deste que estará no Espaço Cultural Alvarito Mendes Filho.
A peça, para quem pouco conhece, trata da tragédia mitológica tebana de Édipo, apaixonado pela mãe Jocasta e assassino do pai Laio, e motivo de muitas pesquisas na área da psicologia. Neste caso, a adaptação parte do texto do inglês Sir Richard Claverhouse Jebb
A estreia acontece no dia 17 de setembro de 2010 (sexta-feira), as 20h00. Para ter mais informações, como localização (colocarei um mapa disponibilizado pelo próprio Alvarito) e valor dos ingresso, podem estar ligando para: Alvarito Mendes Filho: (27)3073-2936 e/ou Nil Mothé: (27)3031-6583. Abaixo segue o release. Bom espetáculo!
Tragédia escrita por Sófocles há cerca de 2.500 anos e considerada ainda hoje uma das obras primas da dramaturgia universal. Édipo representa a eterna busca do homem pela sua origem.
O texto é “uma história de detetive”, na qual o personagem principal, Édipo, rei de Tebas, divide com a platéia a tarefa de descobrir qual a sua origem e também de achar o(s) assassino(s) de seu antecessor, o rei Laios. Em tudo isso, há uma boa pitada da cultura e da mitologia dos gregos antigos, para os quais não havia força maior que a do destino traçado pelos deuses. Mas nada de desqualifique o texto junto ao público atual. Ao contrário. O texto de Sófocles é ainda e sempre uma obra-prima e merece ser apreciado pelo maior número possível de pessoas.
A atual versão foi feita por Alvarito Mendes Filho e Renato Saudino, tendo por base a tradução inglesa de Sir. Richard Jebb e algumas adaptações e/ou traduções brasileiras e portuguesas.
O autor
Para a maioria dos críticos, Sófocles foi o pai do teatro moderno. Juntamente com Ésquilo e Eurípides, Sófocles foi um dos três maiores poetas dramáticos da Grécia antiga. E Édipo Rei foi a mais importante das suas tragédias. O autor escreveu, ao todo, 123 peças, sendo Édipo Rei a obra-prima que o consagrou como o maior trágico da antiguidade grega.
O teatro de Sófocles reflete a imagem da vida, pois nos apresenta personagens autênticos, que se assemelham a seres reais, movidos por grande força interior.
As qualidades estéticas e literárias do texto de Sófocles (e também sua amplitude histórica, mitológica e filosófica) justificam todo esforço de se montar a peça Édipo Rei.
A atual montagem
Essa nova montagem, realizada pela Cia. Caras & Bocas, se reveste de grande importância por ser o espetáculo de estréia do ESPAÇO CULTURAL ALVARITO MENDES FILHO, localizado no bairro Jardim América, onde Alvarito nasceu e onde ele arriscou, lá pelo final dos anos 70, suas primeiras investidas no fazer teatral.
Ficha técnica
Versão: Alvarito Mendes Filho e Renato Saudino
Direção: Renato Saudino
Elenco: Alvarito Mendes Filho
Bené Freire
Cássio Nascimento
Edwaldo Almeida
Flaviano Cole
Jocleiton Oliveira
Marcelo Zan
Maria Flávia Rocio
Samuel Graciolli Silva
Tatiana Sabato
Thiago Vieira
Vanderléia Andrade
Produção executiva: Alvarito Mendes Filho
Figurino: Renato Saudino
Cenário : Alvarito Mendes Filho e Renato Saudino
Confecção de cenário: AlvaritoMendes Filho, Edwaldo Almeida e Flaviano Cole
Sonoplastia: Renato Saudino e Alvarito Mendes Filho
Operador de som: Alex Siqueira Mendes
Iluminação: Renato Saudino e Alvarito Mendes Filho
Operador de luz: Thiago Mothé
Coordenação: Nil Mothé
Recepção: Deila Fernandes
Programação visual: Alvarito Mendes Filho
Imagem: Busto grego: criação do artista capixaba Hipólito.
CONTATOS
ALVARITO: (27)3073-2936
NIL MOTHÉ: (27)3031-6583
Nenhum comentário:
Postar um comentário