Google Website Translator Gadget

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

“Bernarda, por detrás das paredes”

Ontem (24/10/2010) finalizou-se a 6ª Edição do Festival Nacional de Teatro “Cidade de Vitória”, mas a programação de teatro em Vitória – ES não cessou. Quinta-feira passada (21/10/2010) estreou no Teatro Galpão “Desterrados”, com texto do paraguaio Frederico Roca e direção de Antônio Januzelli, e nesta sexta-feira (29/10/2010) estreia “Bernarda, por detrás das paredes”, baseada nas obras “A Casa de Nernarda Alba” de Frederico Garcia Lorca, e “Arte Poética” de Aristóteles. A adaptação tem a responsabilidade da dramaturga Nieve Matos, que também dirige. As apresentações acontecerão as 20h00, no Espaço Coletivo – Folgazões, Repertório e Cousa, com ingressos custando os valores de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Como ainda é uma peça inédita, infelizmente só posso divulgá-la, então lhes deixo com o material enviado a mim pelo historiador e dramaturgo Saulo Ribeiro, mas mesmo assim acredito que será imperdível. Bom espetáculo para todos!

cartaz Bernarda “Bernarda, por detrás das paredes”

Uma colagem dos textos “A casa de Bernarda Alba” de Frederico Garcia Lorca e “Arte Poética” de Aristóteles

Estreia: 29/10/2010

Primeira Temporada: 29, 30 e 31/10 | 05, 06 e 07/11 – Sempre às 20h.

Ingresso: 20 reais inteira / 10 reais meia.

Em virtude de serem apenas 30 lugares por apresentação, sugerimos reservar ingressos. Telefone: 27 – 9238 6617 ou e-mail producoescenicas@gmail.com

Local: Espaço Coletivo – Folgazões, Repertório e Cousa

Endereço: Rua Professor Baltazar, nº152. Centro.

(Casarão vermelho na ladeira de acesso para a Catedral Metropolitana)

Ficha técnica:

Direção e dramaturgismo: Nieve Matos

Atores: Nícolas Corres Lopes e Roberta Portela

Assistência de direção: Moacir Prudêncio Jr.

Direção musical: Dori Sant’anna

Músico: Fábio do Carmo

Figurino: Antonio Apolinário

Confecção de figurino; Ateliê Luz divina

Designer gráfico: Anaise Perone

Fotografias: Ariny Bianchi.

O espetáculo

“Destruamos as teorias, as poéticas e os sistemas”

(Victor Hugo)

_MG_0333 O desejo de construir um trabalho com linguagem própria e desenvolver uma pesquisa corporal e estética, impulsionaram o grupo Repertório Artes Cênicas e Cia na composição de seu terceiro espetáculo: “Bernarda, por detrás das paredes”.

O belíssimo texto de Garcia Lorca, “A casa de Bernarda Alba”, foi utilizado pelo grupo como enredo e estímulo criador.

_MG_0317 Do texto surgiram alguns desafios: Como trabalhar uma obra que já foi montada tantas vezes? Como trabalhar novas linguagens (novas para o grupo!) em um texto tão cheio de referências estéticas?

Pedimos licença à Lorca e usamos sua obra como pretexto na pesquisa do grotesco. Também pedimos licença ao grande filosofo Aristóteles e usamos sua “Arte Poética” como recurso de estranhamento.

“É o feio junto ao belo. A partir daí, você traz um novo significado para ambos. Essa é uma das características da pós-modernidade, essa tentativa sistemática de mesclar, fundir, unificar e, com isso, gerar algo novo. As fronteiras que ainda não foram corrompidas serão, certamente, corrompidas por alguém”, afirma o artista e pesquisador Antônio Vargas.

Nenhum comentário: