Google Website Translator Gadget

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Workshop de Danças Populares Brasileiras neste sábado e domingo

Antes de publicar esta matéria, peço desculpas a todos. O curso, até o dia 12/01/2010 (terça-feira), estava com um desconto promocional aos interessados em fazer este workshop (R$ 50,00), que acontecerá este sábado e domingo (16 e 17/01/2010), no Centro de Vivência, na Universidade Federal do Espírito Santo. O valor da inscrição ficou estipulado em R$ 60,00 e o curso acontecerá das 10:00 as 12:30, com a atriz, produtora, dançarina e coreógrafa Ana Cê.

Agora fiquem com o que me foi passado pela produção do workshop:

 

Workshop de Danças Populares Brasileiras.

Essa proposta tem como objetivo levar aos participantes, a possibilidade de FOMENTAR, expressar e valorizar nossas raízes culturais através da dança popular, que originaliza-se pela tradição e costume de um povo em relação ao tempo e espaço. Com esta, pretendemos tecer uma rede de memória e identidade, além de fortalecer os nossos traços culturais.

A dança além de uma dinâmica de movimentos é uma prática que externaliza sentimentos e emoções, utilizando como instrumentos o corpo e suas vivências, buscando tanto nos conectar com nossas raízes, como estar aberto às necessidades criativas do corpo vivido na era contemporânea.

A proposta é oferecer um workshop/oficina de danças populares do Brasil, que contribuirá na conscientização e difusão da diversidade da cultura popular brasileira.

As danças oferecidas são:

jongo_1 Jongo: É uma manifestação cultural, diretamente associada à cultura africana no Brasil e que influiu poderosamente na formação do Samba, em especial, e da cultura popular brasileira como um todo. Sendo hoje Patrimônio Imaterial do Brasil.

Inserindo-se no âmbito das chamadas 'danças de umbigada' (sendo portanto aparentada com o 'Semba' ou 'Masemba' de Angola), o Jongo surgiu no Brasil através dos negros bantu.

samba-coco Samba de coco: É uma dança brasileira, seu berço foi o sertão de Pernambuco. O ritmo possui traços indígenas com nítida influências africana nos quilombos e senzalas. Os negros cantavam durante o ritual da quebra do côco para a extração das coconhas. O aspecto sertanejo existente, possivelmente, é resquício da matriz portuguesa. É uma dança de roda, conhecida por suas fortes marcações e seu ritmo envolvente.

ciranda Ciranda: Quando fala-se em Ciranda, as pessoas já associam a palavra a uma dança de roda e a infância. Realmente, reconhecemos na Ciranda a lembrança de uma brincadeira muito gostosa, um pedaço de alguma coisa lá dentro que é muito nossa e quando ela chega, giramos ao sabor destas lembranças... Mas é também uma dança de roda de adultos, de origem portuguesa, que apareceu no litoral norte de Pernambuco e que parece ter sido adaptada e recriada pelas mulheres dos pescadores que esperavam o retorno de sue maridos, cantando e dançando

samba-de-roda Samba de roda: O samba de roda surgiu por inspiração sobre tudo de um ritmo africano, o semba, e foi formado a partir de referências dos mais diversos ritmos tribais africanos. É a variante  mais primitiva do samba. Essa dança está ligada diretamente a capoeira. Hoje patrimônio imaterial do Brasil.

Público alvo: todos os gêneros e todas as idades

Currículo

clip_image002Ana Cê, atriz/produtora formada pela Escola Técnica de Teatro Martins Penna/RJ/2003. Participou como atriz do Grupo Cultural Afro reggae/2001 a 2005. Pesquisadora, Arte-educadora e dançarina das manifestações populares brasileira desde 2004. Participou como dançarina/Coreógrafa da Cia Brasil Mestiço/RJ de 2004 a 2008, atualmente é integrante da Cia Aruanda/RJ, onde atua como coordenadora executiva, pesquisadora, coreógrafa e dançarina.

Contatos com a Produção

Karina Assunção

(27)9954-9987

(21)9796-3982

karinaassuncao@yahoo.com.br

Willian Berger

(27)3369-4609

williambergere@hotmail.com

Imagens dos seguintes sites:

Umbanda Fest

UMOJABRASIL

Portal da Bahia: Brincantes

Olhares: Fotografia Online

Nenhum comentário: