Finalmente eu posso falar sobre este segredo a sete chaves da Companhia Folgazões. “O Pastelão e a Torta” é o novo trabalho de rua desta trupe, que virá a estear no começo de maio, em Laranjeiras, na Serra – ES.
Eu fiquei sabendo deste trabalho através de conversas com meu amigo e membro da Companhia, Wyller Villaças. Eu decidi então guardar segredo, pois o impacto de um trabalho da Folgazões sempre deixa as pessoas os capixabas orgulhosos de termos um trabalho de teatro de rua de qualidade.
Bem, sem mais delongas, fiquem com o material que eles me enviaram e não percam a chance de vê-los, pois tenho certeza que vale a pena! (Sou EXTREMAMENTE grato pelos agradecimentos, Folgazões!)
O espetáculo foi montado pela primeira vez pela companhia em 2008, na ocasião, com recursos do prêmio de Montagem Alvim Barbosa da Secretária Estadual de Cultura do Espírito Santo. Neste mesmo ano, foram realizadas cinco apresentações de uma curta temporada. Em 2009, o espetáculo é retomado num novo processo de encenação e pesquisa que perdurou até 2010, dando origem a um novo espetáculo que, agora, está pronto para iniciar suas andanças pelos parques, ruas e praças desse país afora.
Sinopse
A farsa “O Pastelão e a Torta” foi escrita na Idade Média por autor desconhecido. Já foi montada e encenada por diversos grupos de teatro em todo o mundo e até hoje diverte as platéias. O enredo narra as aventuras e desventuras de dois mendigos, Julião e Balandrot, em busca de um suculento pastel e de uma apetitosa torta que são vistos na janela de um casal de pasteleiros, Joaquim e Marieta. Esteticamente, o espetáculo é fruto de uma fusão de várias linguagens que estão presentes no processo de pesquisa e treinamento permanente do grupo, como a comicidade, a música e o teatro de rua.
Temporada de estréia
Local: Parque da Cidade em Laranjeiras – Serra
Horário: Sempre às 16:30 h
Datas: Maio 01 (sáb) e 02 (dom), 08 (sáb) e 09 (dom), 15 (sáb) e 16 (dom)
Ficha técnica
Autor: Desconhecido
Direção, adaptação dramatúrgica e produção: Companhia Folgazões
Cenário e figurinos: Collete Dantas e Companhia Folgazões
Maquiagem: Cleverson Guerrera
Preparação Vocal: Juliana Matias
Projeto gráfico: Foca Magalhães
Fotos de divulgação: Rafael Resende
Elenco: Balandrot - Duílio Kuster, Julião - Wyller Villaças, Marieta - Vanessa Darmani, Joaquim - Edson Nascimento
Agradecimentos: Fraga Ferri, Igor Awad Barcellos, Marcos Isaias, Sergio Torrente, André luz
A Companhia Folgazões nasceu em Vitória/ES (2003) fruto de uma pesquisa da linguagem musical e gestual dos chamados “brincantes” - artistas que carregam em seu íntimo a alma do povo.
Desde então, o grupo vem desenvolvendo uma estética própria fundada nas linguagens musical, teatral, na dança, na arte da comicidade, nas técnicas circenses e no universo lúdico das festas populares.
Dedica-se, também, à pesquisa de espaços de encenação que possam aproximar a relação ator/espectador, não se limitando apenas ao palco italiano (tradicional).
Dessa forma, vem encontrando nos espaços “abertos” (praças, ruas e parques, entre outros) a sua área de atuação por excelência.
Atualmente, a Companhia Folgazões tem em seu repertório os espetáculos “Cantantes e Brincantes” e “O Pastelão e Torta” e também ministra oficinas em sua sede, no centro de Vitória.
Contato: Vanessa Darmani Lima
Tel.: (27) 33227391/99728350
E-mail: osfolgazõees@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário