Google Website Translator Gadget

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

I Festival de Teatro Estudantil agita escola

Qual é a minha surpresa ao entrar agora no site da Prefeitura de Vitória-ES e me deparo com a notícia que a Escola Municipal de Ensino Fundamental "Orlandina D'Almeida Lucas", localizada no bairro São Cristrovão, está sendo local do I Festival de Teatro Estudantil.
São dois dias (07 e 08/10/2010), que terão no total de 17 apresentações, vindas de sete escolas da rede municipal de ensino. No total irão ao palco 281 alunos como atores, que subirão no palco do auditório da escola para apresentar peças teatrais para 405 estudantes. A primeira, que foi apresentada hoje, as 08h00, foi Viagens românticas em décadas passadas - releitura do musical Hair", representada por 50 aluno da EMEF "Orlandina D'Almeida Lucas". Essa maratona só termina amanhã, as 15h00, com a Companhia Tonga de Teatro, que apresentará "Livrai-nos! Uma cantoria nordestina". Abaixo segue a matéria escrita por Lorena Bosi, com a colaboração de Filipe de Paula:

Festival de Teatro Estudantil reúne 405 alunos da rede municipal nesta quinta

Publicada em 07/10/2010, às 10h00 | Atualizada em 07/10/2010, às 13h03

Por Lorena Bosi, com a colaboração de Filipe de Paula

Uma verdadeira maratona de cultura e arte terá início nesta quinta-feira (07), s 8 horas, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Orlandina D'Almeida Lucas, em São Cristóvão.

Durante dois dias, O I Festival de Teatro Estudantil vai reunir, em 17 apresentações, o melhor das artes cênicas produzido por alunos e educadores de sete escolas da rede.

No total, 405 estudantes participarão como expectadores e outros 281 como atores, a começar pela peça "Viagens românticas em décadas passadas - releitura do musical Hair", que será encenada por 50 alunos da própria Emef de São Cristóvão na abertura do Festival.

Para o coordenador de Artes Cênicas da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Fábio Mota, o Festival é uma grande oportunidade que as escolas têm de promover um intercâmbio entre suas produções culturais.

"Essa é uma ação que busca propiciar um espaço para compartilhar, fomentar e interagir as unidades de ensino que utilizam o discurso cênico como ferramenta pedagógica", afirma.

Ele revela que as peças a serem apresentadas alternam temas atuais, infantis, cômicos, fantásticos e de cunho social. Essa diversidade, segundo Fábio, mostra a riqueza cultural existente nas escolas participantes.

Encerrando o Festival, às 15h de sexta, a Companhia Tonga de Teatro trará a peça "Livrai-nos! Uma cantoria nordestina", que conta, de forma instigante e reflexiva, os diferentes destinos dos membros de uma família do nordeste.

Nenhum comentário: