Google Website Translator Gadget

domingo, 24 de outubro de 2010

6ª Edição do Festival Nacional de Teatro “Cidade de Vitória” – Dia 12

Header E chegamos ao último dia da 6ª Edição do Festival Nacional de Teatro “Cidade de Vitória”. Foram doze dias de peças teatrais, em todos os teatros da capital, além das ruas, praças e centro cultural. Vitória pode mais um vez respirar teatro, é triste somente os problemas que – novamente – ocorreram no Teatro Universitário com a peça teatral “Simplesmente Eu, Clarice Lispector”, com Beth Goulart. Chega a ser vergonhoso saber de tamanha falta de organização, ainda mais de uma peça teatral aberta ao público capixaba. Os pronunciamentos vindos da Secetaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Vitória não foram muito explicativos quanto o que aconteceu, então podemos pressuor que a Ratimbum Produções de Artes, que produz o Festival, tenha cometido um verdadeiro deslize na entrega dos ingressos, não muito diferente do ano passado, quando simplesmente numerou os ingressos a mão, para localizar seus convidados no centro da platéia para assistir “Óidipus, Filho de Laios – A História de Édipo Rei Pelo Avesso”. Eu somente torço para que a SEMC repense na produtora do festival, já que a Ratimbum está deixando muito a desejar.

Mas seguindo nesse dia 12 do Festival (24/10/2010), o desfecho se inicia as 11h00, na Concha Acústica do Parque Moscoso com a peça “O Dilema do Paciente”, na sua terceira apresentação, com direção de Márcio Silveira dos Santos, depois no Theatro Carlos Gomes, o festival fecha com a peça “Anatomia Frozen”, com direção de Marcio Aurélio, em duas sessões, a primeira as 17h00 e a segunda as 20h00. Como sempre os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, a partir das 13h00, enquanto o espetáculo de rua, é só chegar ao Parque Moscoso e assistí-lo. Agradeço antecipadamente (depois farei um agradecimento mehlor!) a todos que acompanharam o blog durante o Festival e desejo-lhe um bom espetáculo nesse último dia da 6ª Edição do Festival Nacional de Teatro “Cidade de Vitória”. Abaixo seguem os releases e as fichas técnicas:

dilema-do-paciente Peça: O Dilema do Paciente / RS

Local: Concha Acústica do Parque Moscoso

Horário: 11h00 Duração: 45min

Direção: Márcio Silveira dos Santos

Grupo Teatral Manjericão

Classificação: Livre

Sinopse

O espetáculo inicia com uma trupe de artistas de circo quem vem exibir seus números circenses na praça. Durante a apresentação dos palhaços acrobatas, percebe-se que Brijela está cheio de manchas azuis pelo corpo. Abandonado pela sua colega de picadeiro, que teme uma epidemia e precisando de ajuda, o palhaço vai consultar com uma doutora que não encontra diagnóstico e encaminha o paciente para outro médico, dizendo ser um alergista de fama mundial.

Durante os exames, no consultório do conturbado Dr. Hugo Nervalgina, percebe que o especialista quer lhe aplicar um golpe marcando consultas durante um mês inteiro com valores absurdos. Diante de tanta falcatrua, o palhaço perde a paciência e decide não acreditar mais nos médicos, retornando para o circo em um desfecho tragicômico.

Ficha Técnica

Autor: Márcio Silveira dos Santos – inspirado na obra cinematográfica e dramatúrgica de Groucho Marx e Federico Fellini.

Elenco: Samir Jaime, Anelise Camargo, Márcio Silveira

Figurino, adereços e maquiagem: Anelise Camargo.

Música e sonoplastia: o grupo.

Direção: Márcio Silveira dos Santos

anatomia-frozen Peça: Anatomia Frozen / SP

Local: Theatro Carlos Gomes

Horário: 17h00 e 20h00 Duração: 1h15

Direção: Marcio Aurélio

Companhia Razões Inversas

Público: 290 pessoas

Classificação: 16 anos

Sinopse

Anatomia Frozen apresenta três narrativas que se entrelaçam: uma psiquiatra americana que escreve uma tese sobre assassinatos em série, um pedófilo e assassino em série condenado à prisão perpétua na Inglaterra e a mãe de uma de suas vítimas, a garotinha Nina que desapareceu aos dez anos de idade.
Esses três personagens que se encontram congelados em seus estados emocionais são dissecados pela encenação em um ambiente asséptico, cirúrgico, no qual podemos observar a anatomia da violência e da psicopatia social.

Ficha Técnica

Texto Bryony Lavery

Encenação: Marcio Aurelio

Com: Joca Andreazza e Paulo Marcello

Tradução: Rachel Ripani

Adaptação: Cia. Razões Inversas

Assistente de direção: Lígia Pereira

Iluminação, Cenário e Trilha Sonora: Marcio Aurelio

Voz Dr. David: Odilon Wagner

Operação de luz e som: André Lemes

Projeto Gráfico: Pedro Penafiel

Fotos: Tati Cardoso

Consultoria de Psiquiatria: Drª Paula Orsi

Produção Executiva: Renata Araújo

Iniciativa: Rachel Ripani

Realização: Companhia Razões Inversas

Nenhum comentário: