Google Website Translator Gadget

sábado, 23 de outubro de 2010

6ª Edição do Festival Nacional de Teatro “Cidade de Vitória” – Dia 11

Header Este sábado (23/10/2010) da 6ª Edição do Festival Nacional de Teatro “Cidade de Vitória” começará com um espetáculo de rua, diferente do fim de semana anterior, que nem peças na rua teve. Bem, mas não será exatamente na rua, mas sim na Arena da Escola de Teatro, Dança e Música FAFI, localizada na Praça Pedro Caetano, situada nas dependências da escola. A peça? Ah sim, será uma reapresentação de “O Dilema do Paciente” com direção de Márcio Silveira dos Santos. Mais tarde, as 19h30, na Praça Sagrada Família, se apresenta o espetáculo “CRônicas da Razão Cômica”, com direção de do ator e dançarino Cleverson Guerrera. As 19h00, no Teatro José Carlo de Oliveira, localizado no Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, será encenado o espetáculo “Rosa Negra”, do Grupo Teatro Empório, sob direção do ator e dramaturgo Leandro Bacellar. E para fechar a noite, no Theatro Carlos Gomes, as 21h00, estreia “Agreste”, com direção de Marcio Aurélio.

Não sou muito chegado a opinar antes de assistir as peças do festival, mas “Rosa Negra” eu já assisti quando ela estreou no Teatro Galpão, há uns meses atrás. O espetáculo é uma peça teo-apocalíptica (se isso existir!), que retrata o planeta Terra devastado e somente poucos tentam sobreviver neste mundo estéril. Esses, em sua maioria, creem na vinda da Rosa Negra, e que sua chegada trará um novo amanhecer ao nosso planeta. Leandro Bacellar concebeu esse espetáculo e meu deu, anos atrás, a oportunidade de lê-lo, para mais tarde vê-lo montado, tornando-o simplesmente fantástico!

Os ingressos devem ser retirados a partir das 13h00 na bilheterias dos teatros aonde ele serão encenados. Já as peças de rua e em espaços alternativos, é só você chegar e assistir.

Escolha bem e bom espetáculo! Abaixo realeases e fichas técnicas.

dilema-do-paciente Peça: O Dilema do Paciente / RS

Local: Praça Pedro Caetano – Arena da Escola de Teatro, Dança e Música Fafi

Horário: 16h00 Duração: 45min

Direção: Márcio Silveira dos Santos

Grupo Teatral Manjericão

Classificação: Livre

Sinopse

O espetáculo inicia com uma trupe de artistas de circo quem vem exibir seus números circenses na praça. Durante a apresentação dos palhaços acrobatas, percebe-se que Brijela está cheio de manchas azuis pelo corpo. Abandonado pela sua colega de picadeiro, que teme uma epidemia e precisando de ajuda, o palhaço vai consultar com uma doutora que não encontra diagnóstico e encaminha o paciente para outro médico, dizendo ser um alergista de fama mundial.

Durante os exames, no consultório do conturbado Dr. Hugo Nervalgina, percebe que o especialista quer lhe aplicar um golpe marcando consultas durante um mês inteiro com valores absurdos. Diante de tanta falcatrua, o palhaço perde a paciência e decide não acreditar mais nos médicos, retornando para o circo em um desfecho tragicômico.

Ficha Técnica

Autor: Márcio Silveira dos Santos – inspirado na obra cinematográfica e dramatúrgica de Groucho Marx e Federico Fellini.

Elenco: Samir Jaime, Anelise Camargo, Márcio Silveira

Figurino, adereços e maquiagem: Anelise Camargo.

Música e sonoplastia: o grupo.

Direção: Márcio Silveira dos Santos

cronica da razão cômica Peça: Crônica da Razão Cômica / ES

Local: Praça Sagrada Família – Jardim Camburi

Horário: 19h30 Duração: 50min

Direção: Cleverson Guerrera

Grupo Vira Lata de Teatro

Classificação: Livre

Sinopse

Um palhaço em uma perna-de-pau desafia as leis do mundo imaginário onde acontece o espetáculo. Os pré-julgamentos e os olhares indiferentes fazem com que os seres daquele mundo levem o palhaço a julgamento. O grupo utiliza características do teatro do absurdo na busca de apresentar o paradoxo, a incoerência e a ignorância dos personagens, em um contexto bastante expressivo. Através de elementos do ilógico, as personagens, o diálogo e o enredo foram criados para reproduzir diretamente o desatino e a falta de soluções em que o homem e a sociedade estão imersos. O espetáculo é a fusão das mais variadas correntes teatrais, com essência do teatro de rua e do teatro do absurdo. Uma mistura de dança, teatro, artes plásticas e técnicas circenses.

Esta peça foi escrita pelo autor capixaba Saulo Ribeiro Amorim, com adaptação do Grupo Vira Lata de Teatro, que inseriu sua identidade no espetáculo adaptando-a aos mais diversos ambientes.

Ficha técnica

Direção: Cleverson Guerrera

Elenco: Elaine Vieira, Vander Neri, Cledson Junior, Rômulo Timoteo, Diego Pinto, Maykel Matos, Renato Sacharro, Thais Bicalho, Cynthia Andrade, Paula Molina, Moniky Lyra.

Figurino: Grupo Vira Lata

Operador de som: Cleverson Guerrera

Maquiagem: Grupo Vira Lata

ROSA NEGRA (2) Peça: Rosa Negra / ES

Local: Teatro José Carlos de Oliveira (Centro Cultural Carmélia Maria de Souza)

Horário: 19h00 Duração: 1h

Direção: Leandro Bacellar

Grupo Teatro Empório

Público: 400 Pessoas

Classificação: 12 anos

Sinopse

Bruxas, rebeldes bons e canibais vivem um universo de contradições em busca de uma nova ordem para o fim do mundo que será a solução para todos os males. Entretanto, só há em todo o planeta um único seguidor dessa “religião”: uma bruxa velha que prega os dizeres dos escritos que ninguém nunca viu ou ouviu falar. Todos sabem que a Rosa é salvação, mas ninguém sabe quem ela é e qual seria a sua origem. Sabem apenas que ela nascerá de algo puro e essa pureza é que deve ser encontrada.

Ficha técnica

Dramaturgia e Encenação: Leandro Bacellar

Direção de Produção e Assistente de Direção: Luana Eva

Cenografia: Leandro Bacellar

Artista Plástica: Kênia Lyra

Figurino: Luana Eva

Trilha Sonora Original: Léo Pereira

Iluminação: Thiago Sales

Sonoplastia: Maurício Ramos

Percussionista: Léo Pereira

Fotografia:

Elenco: Camila Bautz, Dayanne Lopes, Diego Carneiro, Diogo Reis, Henrique Três, Leandro Bacellar, Letícia Bianchi, Luana Eva, Marcos Luppi, Nívia Carla, Ramon Alcântara, Josimar Teixeira, Stace Mayka, Thiara Pagani, Werlesson Grassi.

agreste Peça: Agreste /SP

Local: Theatro Carlos Gomes

Horário: 21h Duração: 1h

Direção: Marcio Aurélio

Companhia Razões Inversas

Público: 290 pessoas

Classificação: 16 anos

Sinopse

No meio da seca, um casal de lavradores simples descobre o amor e fogem. Pressentem que "algo" de perigoso paira sobre seu amor. A esposa vem a compreender o porquê, anos depois, após a morte do marido. Essa mulher machucada pela perda, sem entender a dimensão de seus atos, acaba sendo vítima do horror da intolerância.

Agreste é um vigoroso manifesto poético, uma fábula sobre ignorância, preconceito e amor incondicional. Em cena, dois atores narram e representam as personagens de sua estória. Esses atores montam e desmontam a cena, com o mesmo domínio que assumem a passagem narrador-personagem para personagem-narrador.

Ficha Técnica

Encenação e direção de arte: Marcio Aurelio

texto: Newton Moreno

atores: Paulo, Marcello, Joca, Andrezza

Preparação corporal: Lu Favoreto e Marina Caron

Programação visual: Paulo Marcello

Direção de produção: Companhia Razões Inversas

Produção executiva: Renata Araújo

Realização: Companhia Razões Inversas

Fotos: Tati Cardoso

Nenhum comentário: