Google Website Translator Gadget

domingo, 17 de outubro de 2010

6ª Edição do Festival Nacional de Teatro “Cidade de Vitória” – Dia 5

Header E chegamos ao primeiro domingo do Festival. Hoje (17/10/2010) teremos três peças acontecendo em três teatros, começando com o Theatro Carlos Gomes, que abrirá suas portas as 19h00 para todos poderem assistir “As Inesperadas Aventuras de Robinson Crusoé”, adaptada do romance celebre de Daniel Defoe, com direção de Luiz Tadeu Teixeira. No mesmo horário, no Teatro José Carlos de Oliveira, no Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, “Capitu – Memória Editada”, baseada na obra de Machado de Assis, “Dom Carmurro”, mas tomando como ótica a visão da personagem feminina da obra, Capitu. Depois, as 20h00, no Teatro do Sesi, sobe ao palco o espetáculo “Incessantemente”, do Grupo Z de Teatro, com direção da bailarina e atriz Carla Van Den Berger. E Fecha-se a noite com uma palestra, as 20h00, também, no Teatro José Carlos de Oliveira com o diretor de “Capitu – Memória Editada”, Edson Bueno. Sempre na esperança que todos tenham uma excelente diversão, eu vos desejo bom espetáculo! Deixo-os agora com as sinopses e os releases, mas vale lembrar que a retirada dos ingressos devera acontecer na bilheteria dos teatros aonde acontecem as peças, a partir das 13h00, sendo a entrada de cada um gratuita.

robinson-crusoe Peça: As inesperadas aventuras de Robinson Crusoé / ES

Locl: Theatro Carlos Gomes

Horário: 19h Duração: 2h

Direção: Luiz Tadeu Teixeira

Cia. Taruíras Mutantes

Público: 290 pessoas

Classificação: 14 anos

Sinopse

As Inesperadas Aventuras de Robinson Crusoé é uma peça teatral inspirada num clássico da literatura mundial. O espetáculo tem texto de Paulo Afonso Grisolli (1934-2004), escrito a partir da célebre obra “Robinson Crusoé”, de Daniel Defoe (1660-1731). A ação recorta um período aproximado de três meses, quando o personagem, já perto dos 60 anos e após 28 de completo isolamento na ilha, encontra o selvagem Sexta-Feira. O autor recria em linguagem popular o conflito entre medo e liberdade, opressor e oprimido, civilização e barbárie. A obra de Grisoli, que além de dramaturgo era também jornalista, se estrutura como uma comédia dramática que se serve do humor para tratar de temas sérios como a solidão e a relação com a natureza.

Ficha técnica

Autor: Paulo Afonso Grisoli

Direção Geral e Trilha Sonora: Luiz Tadeu Teixeira

Assistência de Direção: Renata Martins Dias, Federico Nicolai

Produção executiva: Aline Yasmin

Elenco: Reginaldo Secundo, Zenilson Coutinho

Assistente de Produção: José Augusto Pimentel

Participação Especial: Luiz Tadeu Teixeira

Gravações Adicionais: Alexandre Lima

Cenografia: Alberto Kirchmayer

Cenotécnico: André Pulga

Figurino: Gabi Lima King

Costureiro: Paulo Simões

Assistente de Figurino: Reannie Caetano

Luz: Ary Roaz

Som: Victor Lofego

Operador de Luz: André Stefson

capitu1 Peça: Capitu – Memória Editada

Local: Teatro José Carlos de Oliveira (Centro Cultural Carmélia Maria de Souza)

Horário: 19h Duração: 1h20

Direção: Edson Bueno

Público: 400 pessoas

Classificação: Livre

Sinopse

Capitu – Memória Editada é adaptação da obra-prima de Machado de Assis, “Dom Casmurro”. É o relato de Bentinho, que na velhice, relembra sua história com Capitu, seu primeiro e único amor. A encenação estabelece uma relação direta com a plateia, pela qual atores interagem com os personagens e com a própria obra literária, estabelecendo um painel, às vezes crítico, às vezes emotivo, às vezes dramático. Machado de Assis usa a memória como impulso para a ficção. O que se lê nem sempre é o que aconteceu (assim como o que se conta), mas sempre o que o personagem sente, quando escreve ou conta. A encenação faz um paralelo com a própria obra machadiana – joia de talento e inteligência no trato com a literatura. Assim como no romance, também no espetáculo, verdade e mentira se misturam e nunca se estabelece a certeza das palavras ditas e das ações vivenciadas.

Ficha Técnica

Direção: Edson Bueno

Elenco: Janja, Regina Bastos, Guilherme Fernandes, Edson Bueno e Tiago Luz

Iluminação: Beto Bruel

Cenário e Figurinos: Fernando Marés

Composição Musical/Sonoplastia: Marcelo Torrone

Preparação Corporal: Barsha

Preparação Vocal: Edith de Camargo

Operação de Luz: Anry Aider

incessantemente Peça: Incessantemente / ES

Dia: 17 de Outubro / Domingo

Horário: 20h Duração: 40min

Direção: Carla Van Den Berger Grupo Z de Teatro

Público: 300 pessoas

Classificação: livre

Sinopse

Incessantemente é um espetáculo que toma por base um roteiro composto por poemas que, por sua vez, falam sobre o próprio movimento. Assim, o que é proposto a se levar à cena é a palavra que fala do movimento que move a palavra.

Naturalmente, ao se debruçar sobre o movimento – nos poemas e na encenação –, o espetáculo não se fecha no tema. Usa-o para, na verdade, explorar situações que falem do ser humano, suas emoções, sensações, seus medos, alegrias, do estar no mundo.

Entre os intérpretes, há atores e bailarinos, o que possibilita e reflete a intenção de mesclar as linguagens do teatro e da dança, proporcionando um espetáculo rico, de grande beleza plástica e que possa estabelecer fácil comunicação com a plateia.

Ficha Técnica

Dramaturgia: Fernando Marques

Direção: Carla van den Bergen

Coreografia: Carla van den Bergen

Produção Executiva: Lorena Lima

Cenário e Figurino: Francina Flores

Trilha: Carlos Dalla Bernardina

Iluminação: Carla van den Bergen

Elenco: Alexsandra Bertoli, Carla van den Bergen, Daniel Boone, Ivna Messina, Luciano Rios, Mairtê Bumachar, Vinícius Duarte

Nenhum comentário: