Google Website Translator Gadget

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

6ª Edição do Festival Nacional de Teatro “Cidade de Vitória” – Dia 9

Header Parece que todo o agito de ante-ontem (19/10/2010) na 6ª Edição do Festival Nacional de Teatro “Cidade de Vitória”, recebeu seu dia de tranquilidade hoje (21/10/2010), pois somente um espetáculo estará no palco do Teatro Universitário, com a peça escrita pelo dramaturgo Fernando Arrabal. Mas antes, a Vila Rubim e a Praça Oito serão locais para espetáculos de rua. O primeiro, as 10h00, no Mercado Vila Rubim, será a última apresentação de “A Chegada de Lampião ao Inferno”, com direção de Wilson Chagas. Depois, as 12h00, na Praça Oito, se “O Dilema do Paciente”, com direção de Márcio Silveira do Santos. E fechando a noite, no Teatro Universitário, as 20h00, será encenada a peça “O Grande Cerimonial”, com direção de Reginaldo Nascimento, que também estará dando um palestra, as 22h00, no Teatro Universitário. Eu só espero que a Organização do Festival não faça uma nova confusão e dessa vez entregue os 70% dos ingressos destinados ao público, em vez de somente 30% =). Abaixo segue o release e a ficha técnica de cada trabalho cênico teatral que estará em cartaz hoje. Vale lembrar que o ingresso (se tiver em quantidade suficiente para o público) deverá ser retirado a partir das 13h00 na bilheteria do teatro aonde a peça acontecerá, quanto aos espetáculos de rua, é só chegar no horário em que eles estiverem acontecendo e curtir. Bom espetáculo para todos (se isso for mesmo possível!)

lampiao_diabo Peça: A Chegada de Lampião no Inferno / MA

Local: Mercado da Vila Rubim

Horário: 10h00 Duração: 40min

Direção: Wilson Chagas

Grupo Gamar

Classificação: Livre

Sinopse

A peça é um espetáculo teatral baseado no texto de José Pacheco e nas tradições populares e cordelísticas do sertão brasileiro. Quanto à Morte de Lampião, havia nos arraiais do sertão, o costume de conduzir os defuntos ao cemitério em uma padiola ou rede, por grupos constituídos de amigos e parentes entoando-se cantigas e “incelenças” adequadas ao ato fúnebre. À frente do préstito, um padre, empunhando um ramo e água benta e fazendo trejeitos, puxava a “melopeia” para os demais que o acompanhavam repetindo em coro.

Só que desta vez, o defunto é alguém muito especial: é Lampião, o maior cangaceiro do sertão. Cabra macho, chegado a uma confusão e que de tudo e mais um pouco aprontou pelas bandas do sertão. Lampião, após bater no portal do Céu e ter sido rejeitado por São Pedro, vai bater nos portões do Inferno e aí a confusão é certa, pois de tanto aprontar em vida, nem o Diabo quer aceitá-lo.

Ficha Técnica

Direção Geral: Wilson Chagas

Assistente de Direção: Hellyson Layo

Maquiagem: Wilson Chagas

Figurino: Grupo Gamar

Sonoplastia: Grupo Gamar

Cenário e adereços: Grupo Gamar

Elenco: Rafael Feitosa, Paulo Roberto Aguiar, Edinaldo Júnior, Hellyson Layo

dilema-do-paciente Peça: O Dilema do Paciente / RS

Local: Pça Costa Pereira

Horário: 12h Duração: 45min

Direção: Márcio Silveira dos Santos

Grupo Teatral Manjericão

Classificação: Livre

Sinopse

O espetáculo inicia com uma trupe de artistas de circo quem vem exibir seus números circenses na praça. Durante a apresentação dos palhaços acrobatas, percebe-se que Brijela está cheio de manchas azuis pelo corpo. Abandonado pela sua colega de picadeiro, que teme uma epidemia e precisando de ajuda, o palhaço vai consultar com uma doutora que não encontra diagnóstico e encaminha o paciente para outro médico, dizendo ser um alergista de fama mundial.

Durante os exames, no consultório do conturbado Dr. Hugo Nervalgina, percebe que o especialista quer lhe aplicar um golpe marcando consultas durante um mês inteiro com valores absurdos. Diante de tanta falcatrua, o palhaço perde a paciência e decide não acreditar mais nos médicos, retornando para o circo em um desfecho tragicômico.

Ficha Técnica

Autor: Márcio Silveira dos Santos – inspirado na obra cinematográfica e dramatúrgica de Groucho Marx e Federico Fellini.

Elenco: Samir Jaime, Anelise Camargo, Márcio Silveira

Figurino, adereços e maquiagem: Anelise Camargo.

Música e sonoplastia: o grupo.

Direção: Márcio Silveira dos Santos

o grande cerimonial(1) Peça: O Grande Cerimonial / SP

Local: Teatro Universitário, UFES

Horário: 20h Duração: 1h40

Direção: Reginaldo Nascimento

Teatro Kaus

Público: 650 pessoas

Classificação: 14 anos

Sinopse

Escrito em 1963, O grande cerimonial narra a história de Cavanosa, um Casanova as avessas que todas as noites seduz uma mulher e a leva a seu quarto, onde estabelece o cerimonial: um rito tresloucado de amor, que não passa de um projeto, uma fantasia extraída de seus sonhos.

O Cerimonial acontece quando Cavanosa encontra a Mulher-menina, a pureza profana que com ele irá desbravar o mundo. Uma história de amor às avessas, levada às últimas consequências.

A peça traz para cena o mundo claustrofóbico do autor e estabelece um jogo permanente entre o belo e o grotesco, a vida e a morte, o sonho e a realidade, a fantasia e os pesadelos, de cinco personagens: Cavanosa, A Mãe, Sil, O Amante e Lis.

Ficha Técnica

Direção: Reginaldo Nascimento

Elenco: Alessandro Hernandez, Amália Pereira, Deborah Scavone, Alessandro Hanel

Preparação Corporal: Mônica Granndo

Cenógrafo: Reginaldo Nascimento

Cenotécnico: Fábio Jerônimo

Criação das bonecas: Suzy Gheler

Figurinos: Anelise Drake e Reginaldo Nascimento

Costureiras: Benê e Maria Alice Pereira

Iluminação: Vanderlei Conte

Sonoplastia: Reginaldo Nascimento

Fotos: Bob Sousa / Viviani Leite

Criação Gráfica: Reginaldo Nascimento

Produção: Amália Pereira e Reginaldo Nascimento

Nenhum comentário: