Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

6ª Edição do Festival Nacional de Teatro "Cidade de Vitória" – Dia 8

Header É, aparentemente, o dia de ontem (19/10/2010) teve tempestades caindo sobre o Teatro Universitário. Nesse dia fora apresentado no teatro o espetáculo “Simplesmente eu, Clarice Lispector”, com direção, adaptação e atuação de Beth Goulart. Infelizmente eu não pude assisti-lo, pois estava na faculdade, mas já me foi avisado que houve confusão e bagunça (foi o que deu para entender!). Mas isso – infelizmente"! – já se tornou um hábito no Festival. Na 5ª Edição do Festival Nacional de Teatro “Cidade de Vitória”, no próprio Teatro Universitário, a Secretaria Municipal de Cultura disponibilizou para seus convidados no centro da platéia para assitirem a “Óidipus, Filho de Laios – A História de Édipo Rei ao Avesso”, da Cia. Inconsciente em Cena. Bem, comecemos pelo seguinte, a produtora que geralmente é responsável pela organização do Festival, a Ratimbum Produções de Artes, se trouxesse essa peça teatral para Vitória cobraria no mínimo R$ 50,00 (para ser otimista!), como veio para o festival, com certeza houve uma reserva em demasia para as peças participantes, que tem direito a ingressos, mas isso seria o de menos, pois tenho certeza que a organização deve ter feito reservas para membros da imprensa, amigos e conhecidos, e para quem mais eles desejassem, deixando para o público que adoraria assistir a peça, uma misera quantidade de ingressos. Isso se não numeraram novamente as cadeiras, dificultando ao público e facilitando para eles (lógico!)

Bem, não posso me prender muito a isso, pois temos mais cinco dias de festival e com certeza muitas coisas aconteceram antes do final, podem ter certeza.

Neste oitavo dia, temos o retorno do nobre palhaço interpretado pelo ator Richard Riguetti, mas dessa vez ele estará na Praça Oito, as 12h00, com a peça “Café Pequeno da Silva e Psiu”, com direção de Lilian Moraes. Já “A Chegada de Lampião no Inferno”, com direção de Wilson Chagas, estará as 19h00, no Espaço Circuito Cultural São Pedro. Fazendo duas sessões, as 18h00 e as 19h00, o Clã de Teatro apresenta “Rascunhos”, com direção de Gê Viana, no palco do Theatro Carlos Gomes. E fecha a noite com o espetáculo “A Porta”, com direção de Vinicius Torres Machado, depois a atriz Elisa Rossin estará dando uma palestra, as 22h30, no mesmo local.

Repeteco: Os ingressos devem ser retirados nas bilheterias dos teatros onde acontecerão os espetáculos a partir das 13h00. No caso dos espetáculo de rua, é só chegar e assistir. Abaixo release e ficha técnica de cada espetáculo. Bom espetáculo pessoal!

cafepequeno Peça: Café Pequeno da Silva e Psiu / RJ

Local: Pça. Oito

Horário: 12h Duração: 55min

Direção: Lílian Moraes

Grupo Off-Sina

Classificação: Livre

Sinopse

Café Pequeno da Silva e Psiu é um espetáculo de circo-teatro de repertório do Grupo Grupo Off-Sina estrelado pelo palhaço mais bonito do Brasil: Café Pequeno da Silva e Psiu (Richard Riguetti). Café Pequeno é um palhaço que representa o cidadão comum, que enfrenta os problemas do cotidiano a sua maneira e acaba criando situações caóticas, tentando resolvê-las com uma enorme persistência e bom-humor.

Café Pequeno chega no circo "Tomara que não chova" – um circo sem lona – cantando sua música, com sua inseparável vassoura. O “apresuntador” não apareceu e o palhaço tem que realizar o espetáculo sozinho. Sem saber o que fazer, resolve varrer o picadeiro e ensaiar o público, através de placas onde se pode ler: aplausos, gritos, gargalhadas, silêncio e finalmente, bom espetáculo.

Tentando solucionar a ausência do "apresuntador" que é o seu avô, Café Pequeno acaba encontrando um menino do público com a "cara do seu avô", o "tamanho do seu avô" e o "cheirinho do véio". Um pequeno ensaio e pronto: O espetáculo vai começar!

Cheio de habilidades, o palhaço apresenta números de malabares, mágica, marionete, música e poesia. E... com muito charme e elegância conquista uma namorada!

Ficha Técnica

Dramaturgia: Richard Riguetti

Direção: Lílian Moraes

Ator/Palhaço: Richard Riguetti

Cenário: Sandra Valle

Figurino: Mauro Leite

Trilha Sonora: Marcelo Bernardes

Música Original: Mônica Besser

Fotografia: Beatriz Rainho

Técnico de Som: Nilo Maia

Realização: Grupo Off-Sina

lampiao_diabo Peça: A Chegada de Lampião no Inferno / MA

Local: Espaço Circuito Cultural Sâo Pedro

Horário: 19h00 Duração: 40min

Direção: Wilson Chagas

Grupo Gamar

Classificação: Livre

Sinopse

A peça é um espetáculo teatral baseado no texto de José Pacheco e nas tradições populares e cordelísticas do sertão brasileiro. Quanto à Morte de Lampião, havia nos arraiais do sertão, o costume de conduzir os defuntos ao cemitério em uma padiola ou rede, por grupos constituídos de amigos e parentes entoando-se cantigas e “incelenças” adequadas ao ato fúnebre. À frente do préstito, um padre, empunhando um ramo e água benta e fazendo trejeitos, puxava a “melopeia” para os demais que o acompanhavam repetindo em coro.

Só que desta vez, o defunto é alguém muito especial: é Lampião, o maior cangaceiro do sertão. Cabra macho, chegado a uma confusão e que de tudo e mais um pouco aprontou pelas bandas do sertão. Lampião, após bater no portal do Céu e ter sido rejeitado por São Pedro, vai bater nos portões do Inferno e aí a confusão é certa, pois de tanto aprontar em vida, nem o Diabo quer aceitá-lo.

Ficha Técnica

Direção Geral: Wilson Chagas

Assistente de Direção: Hellyson Layo

Maquiagem: Wilson Chagas

Figurino: Grupo Gamar

Sonoplastia: Grupo Gamar

Cenário e adereços: Grupo Gamar

Elenco: Rafael Feitosa, Paulo Roberto Aguiar, Edinaldo Júnior, Hellyson Layo

RASCUNHOS 1 Peça: Rascunhos / ES

Local: Theatro Carlos Gomes

Horário: 18h00 e 19h00 Duração: 50min

Direção: Gê Vianna

Clã de Teatro

Público: 60 pessoas em cada apresentação

Classificação: 16 anos

Sinopse

Rascunhos é uma operação alquímica. Utiliza o vazio, a aceleração, a desaceleração e a sobreposição de imagens em uma tempestade torrencial de sons. É a declaração da ausência total de respostas, o entendimento que a falta delas nos constitui humanos.

Ficha técnica

Direção de Produção: Fábio Samora

Direção e Supervisão Artística: Gê Viana

Vídeo: Charles Galvane

Edição de Vídeo: Jubergson Ferraz

Edição de Som: Golias Engelharddt

Cenotécnico: Luiz Cláudio Siqueira (Beré)

Modelagem e Costura: Hiram Costa

Fotografia: Cristiane Barcellos e Cynthia Sathler

Arte Gráfica: Jefferson Lima

Operador de Som/Vídeo: Beto Fernandes

Operador de Luz: Lucas Ribeiro

Elenco: Charlaine Rodrigues, Eneidis Ribeiro, Fábio Samora, Regiani Rossini

a_porta Peça: A Porta / SP

Local: Teatro Universitário - UFES

Horário: 21h Duração: 1h10

Direção: Vinicius Torres Machado

Cia. Troada

Público: 650 pessoas

Classificação: 14 anos

Sinopse

É madrugada. Mais uma noite de insônia. A terceira em seguida. Porém, sozinho em seu quarto, Gregor K. já não sabe se está acordado. Sente que dorme, por assim dizer, fora de si, enquanto ele mesmo está trancado com seus sonhos. Dentre eles, uma dupla de oficiais que lhe traz uma intimação. As obrigações a cumprir: encontrar a chave, sair de si mesmo e voltar a dormir. A porta de seu quarto se transformou em uma passagem. É por ela que Gregor K. poderá voltar à realidade.

O espetáculo é livremente inspirado na obra do escritor Franz Kafka enfatizando os aspectos oníricos de sua criação. Para isto, a Cia. Troada realiza uma investigação de máscaras inteiras que são o exagero caricatural da figura humana. Esta composição se aproxima da linguagem dos quadrinhos destacando os aspectos cômicos e imagéticos da cena para a construção de um universo surrealista e de humor “nonsense”.

Ficha Técnica

Encenação: Vinicius Torres Machado

Dramaturgia: Vinicius Torres Machado e Fernando Rodrigues

Máscaras: Elisa Rossin

Elenco: Ana Caldas Lewinsohn, Beto Souza e Elisa Rossin

Textos: Franz Kafka

Voz em Off: Ravel Cabral

Trilha sonora: Beto Sporleder e Rui Barossi

Gravação de Trilha: Rui Barossi - baixo acústico, Beto Sporleder - Sax Soprano e Sax Tenor, André Bordinhon – Guitarra, Guilherme Marques – Bateria, Daniel Muller – Piano

Figurino: Eliseu Weide e Elisa Rossin

Iluminação: Eduardo Albergaria

Cenário: Renata Velguim e Vinicius Torres Machado

Cenotécnico: Marcos Pinto (Marcutti)

Operador de luz: Marcos Pinto e Lui Seixas

Operador de som: Beto Sporleder e Natália Kronig

Contra-Regra: Rafael Senatore e Camila Masotti

Fotos: Marcelo Kahn

Design gráfico: Núcleo-i Designers Associados

Vídeos: Gustavo Machado e Lukas Gadelha

Designer de perucas: Joca Carvalho

Auxiliares na confecção de máscaras: Beto Souza, Victor Lucene, Flavio Drummond, Natália Kronig, Isadora Carvalho

Costura: Rai, Maria Tereza Rossin, Beto Souza

Produção: Cia. Troada

Nenhum comentário: