Google Website Translator Gadget

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Fundação Getúlio Vargas vai gerir Cais das Artes durante um ano

agazeta Saiu hoje (20/10/2010) no suplemente Caderno Dois do jornal A Gazeta que a Fundação Getúlio Vargas assumirá a gestão do Cais das Artes, em construção na Enseada do Suá, próximo a Praça do Papa, em Vitória – ES.

A parceria de ambos foi assinada ontem (28/10/2010), no Palácio Anchieta. Abaixo segue a matéria completa.

caderno2 A Gazeta Vitória (ES), sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Instituição de pesquisa vai gerir Cais das Artes

Complexo cultural em construção na Enseada do Suá será coordenado pela FGV durante um ano

Gustavo Cheluje
lcheluje@redegazeta.com.br

cais_das_artes_externo Um dos projetos mais ambiciosos da Secretaria Estadual de Cultura, o complexo cultural Cais das Artes, em construção na Enseada do Suá, em Vitória, contará com plano de gestão desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas. A parceria entre o governo do Estado e a instituição de ensino e pesquisa foi assinada na tarde de ontem, no Palácio Anchieta.
Projetada pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, a obra - cuja inauguração está prevista para setembro de 2011 - contará com um museu, um teatro (com 1,3 mil lugares e um palco de aproximadamente 600 metros, com condições de receber grandes espetáculos) e uma praça que, além de fazer uma ponte entre os dois prédios, servirá de espaço para manifestações culturais e encenações teatrais ao ar livre.
De acordo com Dayse Lemos, secretária de Cultura do Estado, a empresa FGV Projetos ficará encarregada de toda a gestão cultural e administrativa do espaço no período de um ano. "Uma pesquisa de mercado, que conhecerá os interesses e as necessidades da comunidade cultural capixaba, vai nortear boa parte das decisões que serão tomadas. Caberá a eles a elaboração de curadorias para definir projetos voltados para o acervo, a área técnica, o desenvolvimento de pessoal, a aquisição de obras de arte e a programação cultural, tanto do museu quanto do teatro", destaca, informando ainda que a sustentabilidade econômica do espaço também está nos planos da instituição.
"O grupo tentará parcerias com a iniciativa privada, sem esquecer da campanha de movimento sustentável, em total integração do espaço com o meio ambiente", complementa.

Programação
FGV1 No projeto defendido pela FGV, o Cais das Artes (que conta com investimentos de cerca de R$ 115 milhões) terá uma moderna estrutura de gestão cultural. No teatro, por exemplo, um comitê específico definirá as diretrizes de programação, as regras para preços e vendas de ingressos, a gestão de websites e a natureza dos espetáculos, a fim de atender a perfis distintos de público.
Para o governador Paulo Hartung, a iniciativa vai ampliar ainda mais a rede cultural do Estado. "Será um espaço de convergência. Ao mesmo tempo em que receberemos grandes espetáculos, vamos dar espaço aos novos talentos do Estado. Uma parte da programação será destinada a eles".
Por falar em renovação, o público jovem, obviamente, terá voz no futuro Cais das Artes. Na apresentação do projeto, Cristina Hartung, primeira-dama do Estado, defendeu a total interação do projeto com a rede estadual de ensino. "Queremos fazer da iniciativa um agente multiplicador de cultura. Precisamos embarcar na ideia de que o centro será um lugar de reflexão sobre a arte e também de formação de público", acredita.

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/10/683089-instituicao+de+pesquisa+vai+gerir+cais+das+artes.html

Nenhum comentário: