Google Website Translator Gadget

terça-feira, 27 de outubro de 2009

“Cárcere”, no Municipal de Vila Velha

Circulacao-Cultural-1009 Esta peça teatral (não sei se chamo de monólogo ou solo cênico) possui histórias baseadas na experiência do escritor capixaba, Saulo Ribeiro, quando este foi professor de presídio, educando os presos. Ela surgiu após uma visita do autor, junto com o ator Vinicius Piedade, pelos presídios capixabas. Daí então surgiu o livro também, que estará sendo lançando após a peça e colocando-a em debate. A peça se encontra no Projeto Circulação Cultural, promovido pela SECULT, que corre todo o Espírito Santo apresentando vários trabalhos culturais nos palcos dos teatros ou em espaços alternativos do estado.

A apresentação de “Cárcere” acontecerá no dia 28/10/2009 (quinta-feira), no Teatro Municipal de Vila Velha, as 20:00. A entrada para o trabalho cênico é franca, enquanto o livro do historiador e escritor Saulo Ribeiro, que foi concebido junto com o ator Vinicius Piedade, estará custando R$ 15,00. Abaixo segue um textículo que fora publicado no blog, quando a peça teatral estreou no Theatro Carlos Gomes, escrito pelo nosso ilustríssimo escritor, Saulo Ribeiro (Valeu Saulo!):

Cárcere, solo de Vinícius Piedade com texto de Saulo Ribeiro.

Uma reflexão sobre o real valor da liberdade

cartaz-CARCERE[4] O espetáculo teatral Cárcere, solo do paulista Vinícius Piedade, com texto do capixaba Saulo Ribeiro, chega a Vitória depois de ser recebido com sucesso de público e crítica em diversos estados da federação. A peça estreou em 2008 no Centro Cultural São Paulo, entrando logo depois em tournée nacional.

O solo conta a história de um pianista autodidata tenta ganhar a vida tocando seu piano-jazz nos bares da cidade. Sua inspiração é Thelonious Monk. Mas viver de sua arte é complicado. E ele tenta, tenta e tenta, chegando a tocar de domingo a domingo. Vendo que ele tem contato com muita gente em muitos bares, um conhecido lhe oferece um bico pra ajudar na sua renda ao menos enquanto o trabalho com piano não lhe sustenta. Ele topa. Mas antes que consiga viver da sua arte, acaba preso por tráfico de drogas em flagrante.

Na cadeia o pianista ganha o apelido de Ovo, e por não pertencer a nenhuma facção, os outros presos o ameaçam. A direção do presídio isola Ovo na ala do Seguro, e apóia alguns de seus projetos, na esperança de vendê-lo futuramente para a imprensa como “marginal recuperado pelo sistema prisional”. Isso só aumenta o ódio dos presos, mas Ovo não se preocupa, pois está no Seguro. Somente uma rebelião na cadeia faria os outros presos invadirem a sua ala.

Ele passa os dias na esperança de voltar a respirar o ar da liberdade e tocar seu piano. Até o dia em que descobre a iminência de uma rebelião. É aqui que começa a peça Cárcere. O presidiário/pianista Ovo passa a viver em ritmo de contagem regressiva para o abismo e suas expectativas, impressões, reflexões e sensações são expressadas num diário que o ator leva para o palco.

***

Cárcere, Solo de Vinícius Piedade com texto de Saulo Ribeiro. O cotidiano de um preso em contagem regressiva para uma rebelião em que ele sabe que será refém.

QUEM SOMOS NÓS

Saulo Ribeiro é escritor e dramaturgo. Sua formação é em História, sendo especialista em violência e criminologia. Possui grande experiência em relação ao sistema carcerário. Foi professor em escola prisional, jurado de concursos literários para reeducandos e, atualmente, coordena os projetos de execução penal da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo.

Vinícus Piedade, é ator, diretor de teatro e escritor. Dirigiu e atuou nos espetáculos Carta de um pirata, Indizível e Cárcere, entre outras peças. Participou do Projeto Solos do Brasil Coordenado por Denise Stoklos, aprofundando estudo sobre as técnicas do Teatro Essencial. Também estudou DireçãoTeatral com Antônio Abujamra e Gianni Ratto.
Carta de um pirata, uma de suas peças, foi apresentada no ano de 2007 em quatro presídios capixabas.

Serviço

Peça: “Cárcere”, um solo de Vínicius Piedade

Texto: Saulo Ribeiro

Local: Teatro Municipal de Vila Velha

Data: 28/10/2009 (quinta-feira)

Horário: 20:00 – peça teatral / 21:30 – lançamento do livro, seguido de debate

Ingresso: Entrada franca (dentro do Projeto Circulação Cultural da SECULT)

Contato: (27) 9238-6617

Release do livro:

CÁRCERE

Autores: Saulo Ribeiro e Vinícius Piedade

Páginas: 52

Preço: R$ 15,00

Ano: 2009

...

Cárcere o livroCárcere é a materialização em livro do texto utilizado como suporte para as apresentações da peça Cárcere durante o ano de 2008 e 2009 por todo o país. Levado ao palco pelo ator Vinícius Piedade - que também divide a autoria com Saulo Ribeiro - a peça é uma reflexão sobre a liberdade através dos olhos de um homem que é privado da sua. Um presidiário. Mais que isso: esse preso está numa semana decisiva, uma situação limite: será refém em uma rebelião iminente. Estando na ala dos seguros, é o candidato natural pra essa função. E a peça se passa justamente no período em que ele sabe da iminência da rebelião, numa segunda-feira, até o dia em que estoura a rebelião, num domingo.

A peça, então, é a teatralização do diário escrito por esse preso na semana em que vive uma espécie de contagem regressiva.

Suas reflexões, lembranças e razões para continuar “se equilibrando na linha tênue entre persistir e desistir”, num momento em que está “na beira do vulcão, no fio da navalha, na linha do trem, na mira da bala” são expressadas por um ator sem cenário, buscando máximo da expressividade com o mínimo de recurso.

Preso por tráfico de drogas, o pianista autodidata Ovo revive sensações da liberdade em pequenos momentos de preso, como no momento de banho de sol, por exemplo. Ou quando lembra das suas sensações ao tocar piano. Sua relação com o piano e a falta que sente dele, o fazem canalizar sua criatividade nesse diário. Diário de um homem em estado de sítio.

O torpor cotidiano, a vida besta que no fim nos engole como fera, é retratada aqui como o próprio conteúdo nos propõe: de maneira simples, por vezes ordinária. Um homem, um presidiário, nós.

http://edicoescousa.blogspot.com/2000/01/catalogo.html
--
Repertório
artes cênicas e Cia
Tel.: 27 - 9238 6617 ou 9244 8604
Escadaria Serrat, 28, Centro. Vitória/ES. CEP 29015-610

Vale lembrar que o solo cênico (ou monólogo) está concorrendo ao Prêmio Omelete Marginal 2009, como Melhor Peça Teatral. Para votar, clique aqui.

Nenhum comentário: