Google Website Translator Gadget

domingo, 18 de outubro de 2009

5ª Edição do Festival Nacional de Teatro “Cidade de Vitória” – Dia 5

imagem0002 Mais uma noite maravilhosa de teatro nas veias. Consegui assistir dois trabalhos que me deixaram muito contente de falar sobre teatro.

Primeiro, eu gostaria muito de entender mais sobre a arte de se expressar corporalmente no teatro. Não é dança, mas sim o corpo e movimentos falando mais do que palavras. É assim que posso definir o trabalho da Companhia de Teatro Urgente com “Fahrenheit, 451”, que se apresentaram hoje no Teatro do Sesi. Uma adaptação do romance do sueco Ray Bradbury e do filme de 1966 do cineasta francês François Truffaut. Com uma qualidade impecável de movimentos, os atores Marcelo Ferreira e Diego Amaral dão corpo as cenas que são expressadas neste trabalho que estréia no Festival. A iluminação é muito bem executada, deixando os movimentos serem mostrados de forma fluída. Simplesmente recomendável!

Depois, corri para o Teatro Universitário para assistir o espetáculo cênico do Armazém Companhia de Teatro. “A Inveja dos Anjos” me mostrou o quanto o teatro brasileiro é rico e o quanto pode crescer.

A história toda se desenrola próximo de uma estação de trem, aonde pessoas vem e vão, constantemente, com suas alegrias, tristezas e dessabores. Três amigos (se assim posso definí-los) se reunem para jogar conversa fora e o escritor propóe que queimem todas as suas lembranças, após lhe contar a história do carteiro, que encontrara um homem sem um braço, dizendo já ter vivido ali. No desenrolar dos fatos, surge uma filha do escritor, na qual ele nunca havia ouvido falar, depois ficamos sabendo sobre a mãe esclerosada de outra, e para finalizar descobrimos que a outra havia sido abandonada por um namorado que ressurge na cidade, depois de quinze anos desaparecido.

Eu sinceramente queria poder falar mais de tudo que vi, dos movimentos sincronizados nos trilhos do trem, da iluminação impecável, das expressões, das marcações bem elaboradas e distintas, da compreensão do texto, mesmo quando este era metralhado com todas as nuances de emoções. Hoje me senti feliz de um dia ter feito teatro e subido num palco para atuar, pois o Armazém me proporcionou esta felicidade e me mostrou o porque mantenho este blog ativo, falando somente desta arte de interpretar e causar furor no coração das pessoas, emocionando-as. Obrigado a eles por isso!

Agora, partindo para o penúltimo dia desta quinta edição, teremos três trabalhos, um deles será uma reapresentação, o outro internacional e para fechar, um musical. Primeiro, no final da tarde, o grupo cubano Grupo Teatro Del Caballero apresenta a peça “La Odisea, Según Rico”, no Teatro do SESI, as 17:00, depois à noite teremos a reapresentação do Grupo Giramundo com a peça de bonecos “Um Baú de Fundo Fundo”, no Theatro Carlos Gomes, novamente as 18:00, e fechamos a noite do sexto dia com o musical “Boulevard, 83” do Grupo Teatro Empório, que se apresenta no Teatro Universitário, as 20:00. Abaixo seguem as fichas técnicas e sinopses.

Ah, vale lembrar que os ingressos precisam ser retirados nas portarias dos teatros a partir das 13:00. Tenham um bom espetáculo!

LA ODISEA, SEGÚN RICO - CUBA

Rico_cartel Ficha Técnica:

Peça: La Odisea, Según Rico – Convidado Especial

Direção Geral: José Antonio Alonso

Autor: Carlos Schwaderer y José Antonio Alonso

Ator: José Antonio Alonso

Horário: 17h

Local: Teatro do Sesi, Jardim da Penha

Sinopse:

Espetáculo teatral de animação La Odisea Según Rico, do Teatro del Caballero (Havana/Cuba), conta a história de Rico, que espera um trem. Mas, a espera é muito longa e, enquanto isso, ele vai narrando passagens do conto A Odisséia. Nele, o desejo de ver sua família se faz cada vez mais forte e as peripécias para conseguir se mesclam com a do herói do conto, Ulisses. A narrativa deixa o público com o sabor de que tudo na vida dependerá do desejo e do empenho que cada um dispõe.

UM BAÚ DE FUNDO FUNDO - MG

bau_menu_r1_c8 Ficha Técnica

Texto: Álvaro Apocalypse e Madu

Direção: Beatriz Apocalypse

Vozes: Vilma Henriques, Joaquim Costa, Ezequias Marques, Arildo Barros, José Roberto Alvarenga

Construtores e Marionetistas: Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso, Madu

Horário: 20h

Horário: 18h

Local: Theatro Carlos Gomes, Centro

Sinopse:

Teatro de bonecos do grupo Giramundo, Um Baú de Fundo Fundo é um conjunto de lembranças, estórias, lendas e cantigas populares. Com interesse em preservar a cultura popular, o "Baú" coleciona e expõe um pouco da cultura mineira. O palhaço Libório comanda a ação. Foi a quarta montagem da Companhia Giramundo, de Belo Horizonte e estreou em 1975, mostrando o teatro de bonecos para adultos, com linguagem verdadeiramente teatral, sem os excessos do teatro de bonecos infantil. O grupo Giramundo foi fundado em 1970, em Minas Gerais (Lagoa Santa) e desde 1976 está em Belo Horizonte, onde realiza espetáculos para o público infantil e adulto, com as mais variadas técnicas de criação, confecção e manipulação de bonecos. Foi premiado em todo o mundo e com grande atuação profissional em vários campos, como por exemplo, espetáculos, museu, teatro e escola.

BOULEVARD, 83 - ES

BLVD83-Carlos_Gomes[6] Ficha Técnica:

Direção e Texto: Leandro Bacellar

Compositor: Elenísio Rodrigues

Elenco: Stace Mayka, Werlesson Grassi, Nívia Carla, Leandro Bacellar, Allan Toni, Diego Carneiro, Marcos Luppi, Dayane Lopes, Luana Eva, Danielle Pansini, Luciene Camargo, Ludmila Porto.

Horário: 20 horas

Local: Teatro Universitário, Campus da UFES

Sinopse:

O musical Boulevard 83 conta a história de François Jocker e Joe Jocker, proprietários do endereço da casa de espetáculos mais antigos da Rua Boulevard, situada em New Paris City (um lugar híbrido entre Paris e Nova York). Após a morte de François Jocker, que aparentemente era rico, é feita a leitura do testamento e os artistas que trabalhavam e moravam na casa, descobrem que ele, na verdade, estava falido. Com a casa hipotecada, todos passam a temer uma ordem de despejo. Para solucionar o problema, os artistas se unem e resolvem montar um show de reabertura do Boulevard e tentar conseguir oitenta e três mil "Francos Dolados" para quitar os títulos.

Escolham o que desejarem assistir e apreciem! Bom espetáculo!

Nenhum comentário: