Google Website Translator Gadget

sábado, 17 de outubro de 2009

5ª Edição do Festival Nacional de Teatro “Cidade de Vitória” – Dia 4

imagem0002 Sinceramente quria iniciar este tópico com o seguinte título: “Uma Ode ao teatro!”, pois foi isso que eu senti ao fim do trabalho cênico da Trupe Iá… Pocô!, “Os Mendigos e o Pato do Imperador”.

Eu não concordo com o título, mas com o imperador constantemente os chama assim, além de outras palavras perjorativas, deixa passar.

Este grupo de Aracruz, que veio a Vitória e aqui se estabeleceu estão de parabéns pelo trabalho, pois mesmo com constante repetição de algumas frases, conseguiram dar conta do recado.

Olha não entendo nada de poesia ou prosa, mas ver um texto sendo “recitado” e contendo interpretação é uma coisa na qual não tinha visto ainda. Está de parabéns o ator, diretor e autor Rodrigo Paouto, que nos entrega uma verdadeira declaração de amor a arte que pratica. No começo, não acreditei muito nos atores que interpretavam os mendigos, que pareciam estar nos forçando a acreditar neles, mas com o passar da peça, demonstraram muita qualidade no trabalho, com exceção de um ator somente. Uma verdadeira aula de história do teatro, na qual ouvi pessoas que saiam do teatro, dizendo que haviam aprendido mais sobre esta arte marginalizada e menosprezada. Eu fiquei emocionado com o trabalho, que também me fez rir, apesar de todos os clichês. Obrigado a Trupe pelo trabalho e parabéns a todos, em especial a Tato Brasil, Rodriggo Sabatini e o próprio Rodrigo Paouto. E que esta arte marginal perdure por muitos anos!

Agora seguindo o trivial, que é a programação de amanhã, teremos teatro de rua, de bonecos, expressão corporal e uma das companhias mais consagradas do Brasil. Vamos lá!

Primeiramente, não teremos programações vespertinas, pois elas se iniciarão à noite no Theatro Carlos Gomes com o Grupo Giramundo que apresenta o teatro com bonecos “Um Baú de Fundo Fundo”, as 18:00. Já na Escola de Teatro e Dança FAFI, as 19:00 teremos a peça “Rock, Ressaca e Refluxo”, com roteiro, argumento e direção de Leonardo Patrocínio. Depois, na Praça Sagrada Família, no bairro Jardim Camburi, o Grupo Imbuaça reapresentará o seu trabalho de rua “O Munodo Tá Virado, Tá Que Vai ou Não Vai, Uma Banda Pendurada A Outra Em Breve Cai”, as 19:30. Já no Teatro do SESI, as 20:00, estréia a nova montagem de expressão corporal da Cia. de Teatro Urgente, com texto e direção de Marcelo Ferreira, “Fahrenheit, 451”, e para fechar com chave de ouro o quinto dia do Festival, o Armazém Companhia de Teatro apresenta no palco do Teatro Universitário, no Campus da UFES, as 21:00, o espetáculo “Inveja dos Anjos” dos dramaturgos Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes, com direção do segundo.

Abaixo sinopses e fichas técnicas. Sempre lembrando que, para retirada dos ingressos das peças que acontecerão dentro do teatro, tem de comparecer ao da sua escolha para retirada do ingresso, a partir das 13:00. Já no teatro de rua, é só aparecer e assistir. Bom espetáculo para todos!

UM BAÚ DE FUNDO FUNDO - MG

bau_menu_r1_c8 Ficha Técnica:

Peça: Um Baú de Fundo Fundo

Texto: Álvaro Apocalypse e Madu

Direção: Beatriz Apocalypse

Vozes: Vilma Henriques, Joaquim Costa, Ezequias Marques, Arildo Barros, José Roberto Alvarenga

Construtores e Marionetistas: Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso, Madu

Horário: 18:00

Local: Theatro Carlos Gomes, Centro

Sinopse:

Teatro de bonecos do grupo Giramundo, Um Baú de Fundo Fundo é um conjunto de lembranças, estórias, lendas e cantigas populares. Com interesse em preservar a cultura popular, o "Baú" coleciona e expõe um pouco da cultura mineira. O palhaço Libório comanda a ação. Foi a quarta montagem da Companhia Giramundo, de Belo Horizonte e estreou em 1975, mostrando o teatro de bonecos para adultos, com linguagem verdadeiramente teatral, sem os excessos do teatro de bonecos infantil. O grupo Giramundo foi fundado em 1970, em Minas Gerais (Lagoa Santa) e desde 1976 está em Belo Horizonte, onde realiza espetáculos para o público infantil e adulto, com as mais variadas técnicas de criação, confecção e manipulação de bonecos. Foi premiado em todo o mundo e com grande atuação profissional em vários campos, como por exemplo, espetáculos, museu, teatro e escola.

ROCK, RESSACA E REFLUXO - ES

Rock_Ressaca_Refluxo_Foto de Rafael Magalhães_2 Ficha Técnica:

Peça: Rock, Ressaca e Refluxo

Direção, Roteiro e Argumento: Leonardo Patrocínio.

Elenco: Célia Moscon, Cyntia Andrade, Dieymes Pechincha, Elias de Aquino, Erik Martincues e Josué Anner.

Horário: 19:00

Local: Escola de Teatro e Dança FAFI, Centro

Sinopse:

Rock, Ressaca, Refluxo são três quadros que formam um círculo vicioso e surreal a que as pessoas se submetem. No Rock há uma tentativa de compensar uma vida opaca. A Ressaca é angustiante e revela o vazio que resta aos personagens que fogem de si mesmos. No Refluxo, as personagens "viram do avesso" para expor de forma intensa o que está represado. Em relação à linguagem, o espetáculo reúne Teatro Físico e Dança-Teatro.

O MUNDO TÁ VIRADO, TÁ QUE VAI OU NÃO VAI, UMA BANDA PENDURADA A OUTRA EM BREVE CAI – SE

gimbuaca Ficha Técnica:

Peça: O Munodo Tá Virado, Tá Que Vai ou Não Vai, Uma Banda Pendurada A Outra Em Breve Cai

Direção Geral: Iradilson Bispo

Elenco:Isabel Santos Neves, Lindolfo Amaral, Manoel Cerqueira, Luciano Lima, Rita Maia, Késsia Mecya, Rosicléia Moura, Talita Calixto, Carlos Wilker.

Horário: 19h30

Local: Praça Sagrada Família, em Jardim Camburi

Sinopse:

No cotidiano das ruas tudo acontece. O espetáculo constrói um espelho desse segmento social: o ambulante, expondo o consumismo e o anti-herói dentro de uma mesma atmosfera. O comércio, antes restrito às feiras, hoje invade os logradouros públicos e até mesmo os lares. A sociedade de consumo exige sempre maiores espaços para vender e adquirir seus atrativos. Nesse comércio global e expandido, circulam personagens inusitados que trazem consigo a velha história: se dar bem a qualquer custo, não importa como.

FAHRENHEIT, 451 / ES

fahrenheit451 Ficha Técnica:

Peça: Fahrenheit, 451

Texto e Direção gestual dramático: Marcelo Ferreira

Elenco: Marcelo Ferreira e Diego Amaral

Horário: 20:00

Local: Teatro do SESI, em Jardim da Penha

Sinopse:

Espetáculo de teatro e dança, Fahrenheit, 451 é uma montagem com roteiro e texto originais, a partir do romance homônimo do escritor americano Ray Bradbury e da versão para o cinema de François Truffaut. A peça fala do poder, da censura, da alienação de uma sociedade vigiada. Mostra um futuro sombrio para a história, quando todos os livros foram proibidos e queimados e os meios de comunicação, em especial a TV , manipulam o pensamento e os sentimentos dos telespectadores, criando fatos e gerando guerras.

Reúne imagens, sons, movimento e texto que remetem aos signos e temas da obra citada: a impossibilidade do pensamento, a patrulha ideológica e o controle autômato da informação. A resistência a todo tipo de opressão fica clara quando os personagens fogem para a floresta e transformam-se em livros, decoram suas falas e as repetem à exaustão para que a memória da civilização não se apague. Com Fahrenheit, 451 a Companhia de Teatro Urgente encerra sua trilogia em homenagem ao cinema ( Nosferatu - 2007 e Metrópolis - 2008).

INVEJA DOS ANJOS - RJ

inveja_dos_anjos(1) Ficha Técnica:

Peça: Inveja dos Anjos

Direção: Paulo de Moraes

Dramaturgia: Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes

Elenco: Marcelo Guerra, Patrícia Selonk, Ricardo Martins, Simone Mazzer, Simone Vianna, Thales Coutinho, Verônica Rocha

Horário: 21h

Local: Teatro Universitário, UFES

Sinopse:

Inveja dos Anjos reúne histórias e traz memória, encontros e despedidas que emocionam o público. Em um cenário atravessado por trilhos de trem desenvolve-se o comovente espetáculo que consolida a atuação da Armazém Companhia de Teatro, do Rio de Janeiro, como um grande grupo teatral da atualidade.

O texto reúne histórias de pessoas simples, que vivem em uma cidadezinha qualquer e repassam cenas do cotidiano. São acontecimentos que movem os relacionamentos humanos, acompanhados de afetos, desejos e frustrações com a vida. Por outro lado, são pessoas que comovem pela dignidade ao encarar suas alegrias e tristezas. A memória é o ponto comum entre os personagens. Em um exercício constante de revisitar o passado, vivenciam os reencontros com esperança renovada e absorvem as partidas, as despedidas da melhor maneira possível, seguindo em frente. Com isso, a importância do cenário. As idas e vindas das pessoas, do trem que chega e parte durante toda a encenação, torna o cenário vivo e fundamental nos constantes encontros e despedidas.

Qualquer alteração na programação é de responsabilidade da Comissão Organizadora. Bom espetáculo a todos!

Nenhum comentário: