Google Website Translator Gadget

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Começa a 5ª Edição do Festival Nacional de Teatro "Cidade de Vitória"


E hoje se inicia a correria pelos teatros da capital com a 5ª Edição do Festival Nacional de Teatro "Cidade de Vitória".
As 18:00 dará início aos trabalhos com Teatro de Rua. A peça "Quatro Interpretes para Cinco Peças", do Grupo Z de Teatro, estará na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. O trabalho tem direção de Carla Van Den Berger e Fernando Marques, e nos traz em cena Alexsandra Bertoli, Daniel Boone, Ivna Messina e Marcelo Vitor, com o texto de Fernando Marques, que conta com a seguinte sinopse (direto do hotsite do Festival): Nesse espetáculo o elenco estabelece diálogo com cinco obras que marcaram o teatro brasileiro na segunda metade do século XX: "O beijo no asfalto", de Nélson Rodrigues; "Dois perdidos numa noite suja", de Plínio Marcos; "Hoje é dia de rock", de José Vicente; "Trate-me leão", de Hamilton Vaz Pereira; e "O livro de Jô", de Luis Alberto de Abreu. As duas últimas peças são resultados da criação coletiva do Asdrúbal Trouxe o Trombone e do processo colaborativo do Teatro da Vertigem, respectivamente. No entanto, não é uma montagem dessas obras ou de fragmentos delas. Elas serviram como ponto de partida para a criação do espetáculo que, mais que unir as linguagens da dança e do teatro, move-se entre elas, formando zonas de interseção, uma tendência que vem marcando o trabalho do grupo Z de Teatro.
Mais tarde, no Teatro Universitário, no Campus da UFES, as 19:00, a Cia. Capixaba de Comédia apresenta seu trabalho "Morto por 30 Dias". Com direção e texto de Alvarito Mendes Filho, a peça teatral conta com o diretor, além de Marcelo Zan, Vanusa Andrade e Edwaldo Almeida. O enredo é seguinte: O processo de criação de um texto teatral é o tema da comédia Morto por 30 dias. A novidade é que os "ossos do ofício" são apresentados de uma forma muito divertida. A peça conta como o autor entra em conflito com os personagens enquanto escreve uma peça. O elenco se recusa a agir do modo indicado no roteiro. Em determinado momento, o conflito chega ao máximo e os personagens matam o Autor, sob o pretexto de estarem defendendo o direito de serem livres e fazerem o que bem entendem. Divertidas e boas surpresas são reservadas para o final.
Para fechar o primeiro dia do Festival, teremos o primeiro trabalho de fora do estado. A Peça teatral "In On It" é uma interpretação do texto do canadense Daniel MacIvor, com direção de Enrique Diaz, com Fernado Eiras e Emílio de Mello dando corpo às personagens. O espetáculo estará em cartaz no Theatro Carlos Gomes, as 21:00. Na sinopse disponível no hotsite do Festival, fala o seguinte: "In on It" é a história de um homem que escreve uma peça sobre alguém que sofre um acidente, dois amantes veem seu amor terminar e dois homens contam essa história. Dez personagens ganham vida nessa narrativa. A trama do dramaturgo canadense Daniel MacIvor propõe um jogo cênico entre Fernando Eiras e Emílio de Mello. O diretor Enrique Diaz explora o entendimento da dupla no palco e o resultado desse encontro despojado de autor, atores e diretor é um drama poético surpreendente e emocionante.

Há um acidente de carro envolvendo uma Mercedes azul. O carro, sem motivo aparente, parece ter sido jogado para outra pista. "Esse aqui", com ajuda de "Aquele ali", representa as cenas de uma peça que ele escreveu sobre Ray, que supostamente dirigia a Mercedes azul. Ray tinha sido informado pelo médico que sofria de uma doença grave. "Esse aqui" e "Aquele ali", os dois personagens centrais, comentam as cenas, que envolvem ainda a mulher, o filho e o pai de Ray e vão descobrindo implicações de suas vidas pessoais na obra escrita por "Esse aqui". A história é a base do que acontece em cena, mas não necessariamente tem que ser entendida de forma exata pelo público, que é convidado a compor a história que quiser ou puder.

Nenhum comentário: