Google Website Translator Gadget

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

5ª Edição do Festival Nacional de Teatro “Cidade de Vitória” – Dia 3

imagem0002 Como começar a falar deste dia? Com um agradecimento sincero ao ator Sérgio Torrente, que hoje (15/10/2009) surgiu no corredor ao lado do Theatro Carlos Gomes e animou a todos que esperavam na fila para pegar o ingresso. Com sua facilidade de repentista, fez as horas passarem com seus causos e músicas bem animadas.

E quando chegou à noite, fui eu cumprir minha maravilhosa tarefa de assistir teatro. Diferente da noite de ontem (14/10/2009), deixaram-nos sentar aonde desejassemos, sem restrições. Aconcheguei-me e aguardei o começo da peça “Dinossauros… Ou Ainda é Hoje”.

Eu já havia assistido a este trabalho quando ele esteve no mesmo palco em abril de 2009 e sinceramente me decepcionei. Hoje, fui na expectativa de ver uma amadurecimento da peça, mas não vi nada disso. O povo riu? Sim, mas risadas não significa um bom trabalho, somente que as piadinhas funcionavam, e poderiam ter funcionado melhor, se os atores não tentassem atropelar o bom humor do público, que conseguia aceitar bem as peripécias da atriz.

O ator em cena era monotônico, sem dar nuances a uma personagem que exigia sentimentos. Na tentativa de seguir o texto a risca, algumas falhas podiam ser notadas, mesmo sem as intenções não acontecerem. Eu não entendo muuito de iluminação (e nem sei se entendo de teatro), mas algo me dizia que aquela iluminação usada poderia ser feita de outro modo, que demonstraria o que eles desejam passar. A peça, do começo ao fim, me pareceu forçada, com falta de sentimento em cena, demonstrando uma expecttiva dos próprios atore do que aconteceria, tanto que o público já sabia, antecipadamente o iria ocorrer em cena, sem eles nem precisarem insinuar (ou talvez por insinuarem demais!)

Mas a noite não estava completamente perdida, pois fui levado pela minha amiga, a atriz Nivia Carla a Escola de Teatro e Dança Fafi, aonde estava sendo apresentado a peça teatral “As Grandes Lonas do Céu”, da Cia. Candongas e Outras Firulas. O trabalho cênico da Companhia e direcionado para espaços alternativos e foi levado para a Arena da FAFI, aonde um grande número de pessoas assistiu a história de um grupo ciercense em decadência, no qual um dos palhaços persiste que tudo virá a melhorar, só que na cidade aonde eles param, ninguém frequenta o circo por culpa de uma televisão na praça da cidade. Quando a vedete do circo decide ir embora, por causa da televisão, um doa palhaços comete o crime de quebrar o aparelho, causando uma verdadeira confusão. Nisso, a filha do cabo da cidade, decide se juntar ao grupo circense, trazendo mais problemas. O final chega ser poético, com uma demonstração que o verdadeiro circo some dos palcos, mas não dos corações daqueles que viveram e ainda vivem desta magia.

Agora vamos à programação do dia 16/10//2009 (sexta-feira).

O dia começará com o Grupo Imbuaça, que fará sua primeira apresentação na Praça Costa Pereira, as 12:00, depois à noite, no mesmo horário, acontecem trâs peças teatrais. No Theatro Carlos Gomes será encenada a peça ”Carlota Joaquina… Uma Vírgula”, da JC Produções, no Teatro do SESI será encenada a peça teatral “Os Mendigos e o Pato do Imperador”, da Trupe Iá… Pocô! e no Teatro Universitário teremos nosso primeiro convidado internacional de Havana, Cuba, “La Octava Puerta”, do Grupo Teatro del Caballero. Tdos serão apresentados as 20:00. E para fechar a noite, quem perdeu terá a oportunidade de assistir ao trabalho cênico da Cia. Candongas e Outras Firulas, “As Grandes Lonas do Céu”, as 21:00, na Arena da FAFI.

Abaixo as fichas técnicas e suas respectivas sinopses. Lembrando que, para retirada do ingresso, precisa comparecer a bilheteria do teatro a sua escolha, a partir das 13:00, mas no caso do teatro de rua, é somente comparecer ao local e bom espetáculo!

O MUNDO TÁ VIRADO, TÁ QUE VAI OU NÃO VAI, UMA BANDA PENDURADA A OUTRA EM BREVE CAI - SE

gimbuaca FICHA TÉCNICA:

Peça: “O Mundo Tá Virado, Tá que vai ou não vai, Uma Banda Pendurada a Outra em Breve Cai”

Direção Geral: Iradilson Bispo

Elenco:Isabel Santos Neves, Lindolfo Amaral, Manoel Cerqueira, Luciano Lima, Rita Maia, Késsia Mecya, Rosicléia Moura, Talita Calixto, Carlos Wilker.

Local: Praça Costa Pereira, Centro

Horário: 12:00

Sinopse:

No cotidiano das ruas tudo acontece. O espetáculo constrói um espelho desse segmento social: o ambulante, expondo o consumismo e o anti-herói dentro de uma mesma atmosfera. O comércio, antes restrito às feiras, hoje invade os logradouros públicos e até mesmo os lares. A sociedade de consumo exige sempre maiores espaços para vender e adquirir seus atrativos. Nesse comércio global e expandido, circulam personagens inusitados que trazem consigo a velha história: se dar bem a qualquer custo, não importa como.

CARLOTA JOAQUINA... UMA VÍRGULA / ES

Carlota (67)[5] FICHA TÉCNICA:

Peça: “Carlot Joaquina… Uma virgula”

Direção e texto: José Celso Cavaliéri

Elenco: Anderson Lima, Hewerton Fraga, Thelma Lopes, Theo Simon, Thiago Lourenço

Local: Theatro Carlos Gomes, Centro

Horário: 20:00

Sinopse:

Uma comédia escrachada e divertida, onde se junta ficção com a história do Brasil, encabeçada por uma rainha velha e devassa, arranjando mil confusões na corte, tentando a todo custo, casar seus dois filhos, para passar a coroa, já que o rei vive dormindo, mas seus dois filhos não querem casar. Seu filho não aprecia o sexo oposto, a filha só tem olhos para os banquetes do Palácio. Nessa confusão, tem o fiel e bonito escudeiro do rei, que mãe e filho desejam e disputam (sem saber), quem conseguirá levar o rapaz para a cama, sem contar que a rainha distrai o stress, com o seu escravo, que já não a suporta mais. Essa história hilária e crítica ao Brasil Colônia, levará todos a grandes gargalhadas.

OS MENDIGOS E O PATO DO IMPERADOR - ES

Os Mendigos - Banner FICHA TÉCNICA:

Peça: “Os Mendigos e o Pato do Imperador”

Texto e direção: Rodrigo Paouto

Elenco: Tato Brasil, Rodrigo Sabatini, Valber Vieria, Dana Oliver, Josi Oliver, Rodrigo Paouto

Local: Teatro do SESI, Jardim da Penha

Horário: 20:00

Sinopse:

O espetáculo se passa em torno do julgamento de quatro mendigos famintos, integrantes de um grupo mambembe de teatro. O "crime" foi ter comido o pato de estimação do imperador da cidade aonde chegam. Em sua tentativa de defesa, os réus dão uma aula sobre fases da história do teatro.

A peça expõe a insensibilidade das autoridades constituídas em relação á Arte e, consequência disso, a marginalidade a que são relegados os artistas, com mais intensidade os de teatro. Seu maior diferencial é morfológico, pois as falas se dão na forma de rimas, o que enriquece a musicalidade e o ritmo da narrativa.

(CONVIDADO ESPECIAL) LA OCTAVA PUERTA - CUBA

la-octava-puerta-web FICHA TÉCNICA:

Direção: José Antonio Alonso e Jorge Luis Garcia

Autor: José Antonio Alonso e Julio Cid

Ator: José Antonio Alonso

Local: Teatro Universitário, Campus da UFES

Horário: 20:00

Sinopse:

Alguma vez você já se perguntou, ao sair de casa, o quanto de você fica atrás da porta que se fechou?" Este é um dos questionamentos que o grupo cubano faz com o espetáculo "La Octava Puerta". A peça é uma comédia apresentada pelo premiado ator José Antonio Alonso, que assina o texto em parceria com o dramaturgo Julio Cid.

O ator se lança na história com a mesma força com que os sete exércitos se lançaram contra Tebas. Um para cada porta da muralha que protegia a cidade que sofria com as maldições lançadas por Édipo. Mas aqui, ele apresenta uma oitava porta que simboliza a necessidade de escapar, de se refugiar. Entendida desta maneira, a peça transmite um profundo conteúdo social: uma visão crítica da sociedade cubana e da sociedade de modo geral.

Ele utiliza várias máscaras para representar os diversos personagens que interpreta. Na peça, esses adereços, que são instrumentos usuais no teatro, adquirem um sentido e significado específico dentro do espaço cênico: compõe uma unidade entre os personagens e a realidade do espectador.

AS GRANDES LONAS DO CÉU

convitecandongas01 FICHA TÉCNICA:

Peça: As Grandes Lonas do Céu

Texto e Direção: Fernando Limoeiro

ELENCO: Antônio Rodrigues, Cláudia Henrique, Guilherme Théo, Gustavo Bartolozzi, Raquel Castro, Wagner Vasconcelos.

Local: Arena da Escola de Teatro e Dança FAFI

Horário: 21:00

SINOPSE:

"As Grandes Lonas do Céu" é da Companhia Candongas e Outras Firulas, de Minas Gerais, que possui quase 15 anos de estrada e 13 espetáculos de repertório. O espetáculo é uma homenagem ao circo tradicional brasileiro e mostra a realidade triste e, ao mesmo tempo, fantástica dos Circos Tradicionais. No espetáculo, o grupo faz uma reflexão sobre essas formas populares do circo que excursionam pelas cidades do interior e periferias dos grandes centros urbanos, levando sua arte de estética própria. A maioria tem um número reduzido de artistas, se comparada às grandes companhias circenses. Seis atores contam as dificuldades enfrentadas pelo Circo Teatro Mandacaru Sonhadoras, na década de 60, com a chegada da televisão no sertão nordestino. Eles resgatam ao público, o encantamento do picadeiro, dos números de palhaços, malabarismo, de mágicos, da dança, da música e dos melodramas.

Qualquer mudança ou alteração da programação é de responsabilidade da Comissão Organizadora. Carpe Diem!

Nenhum comentário: