Google Website Translator Gadget

sábado, 22 de agosto de 2009

Na Coxia: Teatro x SATED-ES

Em abril de 2008 eu lancei no blog Teatro Capixaba a questão do registro dos atores com SATED x DRT. Não causou o impacto que eu desejava, pois somente dezenove visitantes habitualmente visitavam o blog, hoje temos quatro vezes este valor visitando o blog, diariamente, então venho a colocar um fato que vem acontecendo no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Espírito Santo (SATED-ES).SATED_ES_Vix

Antes de mais nada, não vou assumir partidarismo com ninguém, pois minha intenção é ver o crescimento e o desenvolvimento do teatro do nosso estado, então sempre que reclamo quando vejo algo injusto acontecendo, é simplesmente porque gostaria que as pessoas que vivem e convivem com este meio, soubessem valorizar melhor o que temos aqui no Espírito Santo.

jornal-atuacaoBem, o lance é que na segunda-feira (24/08/2009) acontecerá a eleição do novo presidente do SATED-ES e existem duas chapas batalhando pelo cargo. Uma delas é de atuais membros da diretoria do SATED o outro é formado de artistas cênicos, inconformados com o descaso do sindicato. Ambas agem da forma que acham melhor, seja com a mídia digital, impressa ou dando festas para os sindicalizados. Quanto a mídia digital e impressa, este é o meio que a chapa Atuação vem usando para manter os artistas informados de suas intenções, já do outro lado, uma festa de “candidatura” foi dada para os sindicalizados, onde vários foram convidados para conhecer a candidata.

A atual diretoria anda em constante vigilância pela chapa Atuação, tanto que no dia 20/08/2009, foram vários membros da chapa até a sede do sindicato, verificar a desorganização que se encontra por lá. Fiquei sabendo que eles não têm idéia de quantos estão em dia com o sindicato, que várias cortesias ganhas por outros sindicatos, como viagens para cursos e convenções, que deveriam ser sorteados para os membros sindicalizados, eram usados pela diretoria do sindicato.

sated Até onde eu sei – e sei muito pouco – um sindicato deve lutar pelo benefício daqueles que representa. Quando visitamos sites dos SATED-RJ ou SATED-SP, vemos que eles possuem benefícios aos seus sindicalizados, enquanto o daqui do Espírito Santo somente fez promessas e o máximo que conseguiu no atual mandato foi uma advogada, que mais trabalha para a diretoria do sindicato do que a favor dos sindicalizados.

O SATED-ES não tem sede própria, se localizando em uma sala minúscula no Edificio A Gazeta, no Centro de Vitória – ES. A justificativa deles é que os artistas sindicalizados não pagam a contribuição sindical, só que, durante uma Assembléia Geral, que aconteceu na intenção de renovar a permanência do atual presidente, o Sr. Carlos Francisco da Silva, também conhecido como palhaço Azedinho, teve um quórum histórico, graças a convite feito pelo Sindicato a modelos e artistas que receberam seus DRT’s bem recentemente (corre o papo que estes artistas nem mesmo comprovaram trabalhos anteriores e nem chegaram a fazer a prova para conseguir o registro), só que de nada adiantou e a necessidade de uma eleição se fez.

satedes O Edital de Convocação encontra-se na página inicial do site do sindicato, com o Teatro Galpão como sede das eleições. Então, àqueles que vierem a ler este – se assim eu puder chamar – protesto, recomendo que, se forem votar, pensem em melhorias, pensem que o sindicato precisa crescer, não ficar estagnado na mesmice de somente a diretoria importa, que se fod... o resto dos artistas. Acreditem, eles farão uma grande convocação para que muitos que nem estão aí para quem fique a frente do sindicato vá votar neles, então mostrem que as artes cênicas importam, que todos os atores, diretores, produtores, palhaços, malabaristas, dançarinos, acrobatas e mágicos importam para o crescimento da cultura capixaba.

Um comentário:

Leandro ARaujo disse...

Gostei do Post. Quero saber quem é o atual presidente do SATED-ES e se possivel o contato do mesmo e do sated. Obrigado