Google Website Translator Gadget

terça-feira, 8 de abril de 2008

SATED x DRT

Bem, já que o assunto foi mencionado no Opiniões Cênicas, vamos falar sobre um dos assuntos mais discutidos do SATED-ES: A avaliação para a retirada de Registro de ator no estado, ou melhor, o DRT. Em pesquisa pela internet descobri que dentro os estados que nos rodeiam, aparentemente, só o Estado de Minas Gerais possui o mesmo processo do Espírito Santo, ou melhor, dividido em quatro etapas: entrega de documentos, prova escrita, prova prática e registro, sendo que na entrega de documentos você paga uma taxa referente sua inscrição e no momento do registro você paga outra taxa, além da taxa de sindicalização. Tá, Rio de Janeiro e São Paulo são os maiores pólos artísticos dentro do país, mas por que é tão dificil seguir o exemplo deles e fazer tudo em três etapas: entrega de documentos, avaliação da documentação e registro. Não que não ache necessário que um ator ou uma atriz (só estou falando do teatro, pois esta é a temática do blog) devam ter um conhecimento considerável sobre teatro, já que acredito que o mínimo de conhecimento é obrigatório para qualquer ator ou atriz, mas submetê-los a testes escritos e práticos, este segundo passando por uma banca que definirá se você é qualificado ou não, chega a ser humilhante e desnecessário. Tá, essa é minha opinião, que com certeza não é de todos, mas se entramos no site do SATED da Bahia, vemos que o mesmo processo é tomado por eles, apenas três etapas, também no Rio Grande do Sul e no Ceará.
Um ator/atriz, acredito eu, deve mostrar sua qualidade no palco, atuando e fazendo o seu público acreditar no que ele está querendo passar com sua interpretação. O Sindicato deveria dedicar seus esforços em tentar defender os direitos de sua classe de artistas e não submetê-los a testes que eles poderiam estar mostrando no palco, dentro ou fora do estado, profissionais ou amadores. O SATED-ES tem procurado um crescimento, tem até uma Assessoria Jurídica funcionando e procuram se estabelecer num local próprio, mas deveria se enriquecer de artistas e facilitar o registro destes. É complicado ficar fazendo comparações, mas em qualquer outro dos sites que acessarem, poderão ver como é o processo de cada um, diferente do Espírito Santo, que mal tem o piso salarial do ator. Para esclarecerem o que eu digo abaixo os direciono aos sites no qual falei:
Se quiserem, façam os comparativos de várias oportunidades e benefícios oferecidos por cada Sindicato, pois vale a pena reivindicarmos algo para a nossa classe. O mais interessante é ouvirmos que oportunidades, como um Festival do Sindicato, acontecia dentro do estado, mas deixou de existir.

Nenhum comentário: