Google Website Translator Gadget

terça-feira, 11 de agosto de 2009

X Festival Nacional de Teatro de Guaçuí

Não chegou para mim nada sobre o Festival (não que não tenha ligado por próprio organizador e pedido material para divulgar), mas chegou ao Caderno Dois de A Gazeta.

Antes de colocar algo sobre o Festival, vou desabafar, pois sempre falei para todos que quisessem saber que a intenção do blog, é divulgar os trabalhos de todo o Espírito Santo. Fica difícil trabalhar sem um material, mesmo que seja pequeno. E olha que não é por falta de buscar, como o Festival em questão, por exemplo. No dia que soube que o Festival estava para iniciar as inscrições, liguei para o responsável pelo Festival (não preciso citar o nome, pois acredito que todos o conheçam) e informei para ele quem eu era e falei sobre o blog, sobre minha motivação de sua criação. Passei para ele o meu e-mail, para que informasse sobre a data das inscrições, até mesmo que me passasse o material adequado para que pudesse fazer uma boa divulgação online, acompanhando o Gazeta Online e os outros meios de divulgação virtuais, no qual o material foi passado. Ele até pareceu simpático e chegou a prometer o envio de tal material, mas (como podem supor!) nada! Até esta segunda-feira (10/08/2009), quando peguei o jornal A Gazeta e me deparei com o seguinte título: “Disputa no palco: Começa o festival nacional de teatro”. Juro que tomei um susto, mas quando abri o Caderno Dois, me deparei com a capa dedicada ao X Festival Nacional de Teatro de Guaçuí. É até uma boa matéria, feita pelo jornalista Marcelo Pereira, e ocupando a tão assediada primeira página do caderno de entretenimentos, mas outra coisa me chamou a atenção. Assim, um festival de dentro do Espírito Santo não deveria ter mais peças teatrais de dentro do estado? Bem, aparentemente somente quatro trabalhos de teatro capixaba se inscreveram, sem contar o trabalho convidado, que pertence ao organizador do festival (então, não é TÃO convidado assim!) e ganhou um prêmio no Festival de Teatro de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais. A maioria das peças teatrais é do Rio de Janeiro, aparentando que, ou não houve muitos inscritos ou a organização deu preferência a trabalhos cariocas do que do próprio estado. Seria triste acreditar na segunda opção, não acham?

Bem, agora que já desabafei, o anuncio de que o X Festival Nacional de Teatro de Guaçuí começou nesta segunda-feira (10/08/2009) e vai até o sábado (15/08/2009). Durante o festival haverá apresentações de teatro de rua, infantis e adultos. O encerramento e a entrega dos prêmios acontecerá após a apresentação de “A Roupa do Imperador” do Grupo Gota, Pó Poeira, de Guaçuí-ES. A atriz do trabalho, Neuza de Souza, recebeu o prêmio de melhor atriz de teatro de rua no X FACE. Segue abaixo a programação (qualquer mudança, é de responsabilidade da organização do Festival):

Segunda-feira: 10/08/2009

· 20:00 – Abertura oficial no Teatro Municipal Fernando Torres.

· 20:15 – Apresentação da peça “Sala, Quarto, Cozinha, Banheiro” (Cia. Teatro Porão – RJ) , no Teatro Municipal Fernando Torres.

Terça-feira: 11/08/2009

· 14:00 – Peça infantil “João e Maria” (Grupo de 4 no Ato – RJ), no Teatro Municipal Fernando Torres.

· 16:00 – “Os Mentirosos” (Cia. Teatro Porão – RJ), na Praça da Igreja matriz São Miguel.

· 20:30 – “O Banquete para Medéia” (Cia. de Teatro Atores do Brasil – RJ), no Teatro Municipal Fernando Torres.

Quarta-feira: 12/08/2009

· 14:00 – Peça infantil “Era uma vez... Senhor Chapéu!” (Cia Teatro no Terraço - RJ) , no Teatro Municipal Fernando Torres.

· 16:00 – “O Circo Nheco Nheco” (Troupe Trotte - SP), na Praça da Igreja matriz São Miguel.

· 20:30 – “Os Mendigos e o Pato do Imperador” (Trupe Iá... Pocô! - ES), no Teatro Municipal Fernando Torres.

Quinta-feira: 13/08/2009

· 14:00 – Peça infantil “O Pássaro Azul” (Cia. Levante - SP), no Teatro Municipal Fernando Torres.

· 20:30 – “O Piolho, a Caolha, a Morte e as 4 irmãs que Não Deveriam Falar” (Grupo Cutucurim - RJ), no Teatro Municipal Fernando Torres.

· 22:00 – “Performance Artaudiana” (Arte e Existência - ES), no Salão dos Vicentinos.

Sexta-feira: 14/08/2009

· 14:00 – Peça infantil “Esperando Gordô” (Cia Lona de Retalhos - SP), no Teatro Municipal Fernando Torres.

· 16:00 – “A Farra do Benedito na Terra de João Redondo” (Cia de Teatro Arautos - ES), na Praça da Igreja matriz São Miguel.

· 20:30 – “Quando as Máquinas Param” (Cia. Escaramucha de Teatro - RJ), no Teatro Municipal Fernando Torres.

Sábado: 15/08/2009

· 10:00 – “O Espetáculo não Pode Parar” (Quintal do Circo - RJ), na Praça da Igreja matriz São Miguel.

· 14:00 – “Os Três Porquinhos” (Casa de Arte Campaneli, ES), no Teatro Municipal Fernando Torres.

· 16:00 – “A Cidade das Donzelas" (Troupp Pas D’Argent - RJ), na Praça da Igreja matriz São Miguel.

· 20:00 – Peça convidada "A Roupa Nova do Imperador" (Gota, Pó Poeira - ES), no Teatro Municipal Fernando Torres.

· 21:00 – Encerramento e entrega dos prêmios.

Oficina: Teatro Contemporâneo, com Ana Kfouri. De 11 a 14 de agosto, das 8h às 13h, no Salão dos Vicentinos.

Onde: Teatro Municipal Fernando Torres, Av. Francisco Lacerda de Aguiar, 141, Centro, Guaçuí.

Tel: (28) 3553-2826.

Capacidade: 260 lugares.

Ingressos: R$ 3, para as peças no teatro. Na praça, as apresentações são abertas ao público.

Informações Adicionais:

Teatro Municipal Fernando Torres - (28) 3553-2826

Nenhum comentário: