Google Website Translator Gadget

terça-feira, 12 de maio de 2009

“Terra sem mal…”, no Majestic

Yvy marã ey é um mito indígena. Significa "terra sem males" ou "terra sem mal", em português. Segundo a lenda, neste lugar não haveria guerras, fome nem doença.

Foi um dos principais instrumentos de resistência utilizados pelo povo guarani contra o domínio dos espanhóis e portugueses. Os movimentos pela busca da "terra sem males" era articulado pelos pajés, que se intitulavam Karaís.

Em 1549, sofrendo com a colonização portuguesa, 15.000 índios partiram do litoral, rumos aos Andes, buscando a "terra sem males". Apenas 300 chegaram à Chachalpoyas, no Peru, onde, ao invés de bonança, foram capturados e presos.

O mito de yvy marã ey sobreviveu entre os guaranis mais aguerridos em suas crenças e sua cultura. (Fonte: Wikipedia)

centro-cultural-majestic Baseando-se neste mito, o autor, produtor e diretor Waldo Motta nos trás a peça “Terra sem mal – Um Mistério Bufante & Deleitoso”. O trabalho terá estréia no dia 23/05/2009 (sábado), no Centro Cultural Majestic, no Centro de Vitória – ES, as 19:30. Segue abaixo as informações enviadas pelo diretor ao Grupo Opiniões Cênicas. Bom espetáculo para todos!

TERRA SEM MAL – um mistério bufante & deleitoso

A partir da mitologia dos índios brasileiros, e outras referências, entre o épico e o místico, o sério e o cômico, a peça Terra sem mal é um exemplo de teatro alegórico. Evocando os autos sacramentais, as propostas éticas e estéticas de Brecht e Artaud, entre outros, a peça satiriza, em clima de festa, rave, carnaval e ópera, a busca infrutífera do paraíso, em todos os tempos e lugares, e sugere onde se pode encontrar o objeto de tão apaixonado desejo: a zona proibida do corpo.
Ao final da apresentação, haverá um bate-papo sobre a peça.

Local: Centro Cultural Majestic
Dia: 23 de Maio (sábado) – Horário: 19:30 hs.
Rua Dionisio Rosendo, 99 – Centro – Vitória
Informações: Astrid (3222.5984) e Waldo (8841.7348 / 3056.0024)
Produtor, autor, diretor: Waldo Motta
Elenco: William Berger, Waldo Motta, Cristina Garcia, Allan Moscon
Sonoplastia e Iluminação: Éder Garcia
Apoio: Secretaria de Cultura de Vitória

Nenhum comentário: