Google Website Translator Gadget

domingo, 17 de maio de 2009

Cais das Artes pode se tornar realidade

cais_das_artes_externo Após muitos comentários – e brincadeiras – sobre a construção de um Centro Cultural próximo à Praça do Papa, na Enseada do Suá, o jornal A Gazeta, no Caderno Dois de domingo (17/05/2009), reafirmou o que já havia comentado no Gazeta Online de novembro de 2008, O Cais das Artes se tornará uma realidade.

paulo_mendes_rocha O projeto do capixaba Paulo Mendes da Rocha, ganhador do Prêmio Pritzker 2006, está na sua fase final do processo de licitação e deve ser lançado no mês de junho de 2009, de acordo com a Secretária de Cultura, Dayse Lemos. Ela e a primeira-dama, Cristina Hartung, coordenadora do projeto, desejam entregar o Cais das Artes já em funcionamento para o próximo governo do estado, ou melhor, a idéia é começá-lo o mais breve possível.

O Cais das Artes comportará um teatro com capacidade de 1,3 mil espectadores, um museu, com capacidade para grandes exposições, um auditório, uma biblioteca e um café. O projeto tem 150 metros de comprimento e 20 metros de altura, e foi apresentado pelo arquiteto em junho de 2008 na Embaixada do Brasil, em Londres, sendo destaque na exposição da Bienal de Arquitetura da capital inglesa.

cais_das_artes_teatro A Secretária chegou a mencionar para o jornal que espera que o “efeito cais” não influencie apenas quem vem de fora, mas impulsione também as produções de músicos, atores e artistas plásticos do Espírito Santo: “Nossos artistas se empenharão mais em seus projetos e espetáculos com mais uma boa opção de um local de apresentação e exposição.”, disse ela. A área total do teatro terá 20 mil metros quadrados, a maior de dentro do estado.

De acordo com o arquiteto, a ideia é de que o Cais das Artes seja como um barco ancorado na Enseada do Suá, por isso sua proximidade à Baía de Vitória.

Agora é acreditar no projeto, que tem uma bela apresentação no Youtube, em 360º, logo abaixo:

Nenhum comentário: