Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 13 de maio de 2009

“Auto do túmulo de Anchieta”, em São Torquato

o Grupo Teatro da Barra/ES, de Vila Velha, nos trás neste sábado (16/05/2009) a peça “Auto do túmulo de Anchieta”, de Luiz Guilherme Santos Neves, com direção de Paulo DePaula.

A peça teatral, que conseguiu o patrocínio da Lei Vila Velha Cultura e
Arte, estará as portas da Igreja de São Torquato, em São Torquato, Vila Velha-ES. Abaixo segue o material enviado por Roberta Soares. Desfrutem!

Auto do Túmulo de Anchieta neste sábado em São Torquato

entepola_28nov2008_foto_alex_soneghetti (18) Neste sábado, 16 de maio, será apresentada a peça Auto do Túmulo de Anchieta, às portas da Igreja de São Torquato, em São Torquato, Vila Velha. A apresentação faz parte da programação de festejo ao santo que dá nome ao bairro vila velhensse.

Escrita pelo pesquisador Luiz Guilherme Santos Neves, auto utiliza personagens do passado (como Maria Ortiz, Frei Pedro Palácios e Padre José de Anchieta) e da atualidade (entre eles um trabalhador rural sem-terra, uma socialite e uma desfiadeira de siri) para tirar bons risos da platéia.

O estilo literário é, segundo o autor, meio à moda do dramaturgo português Gil Vicente (1465 - 1536).

A partir do lançamento de um edital de vagas para o túmulo do Padre José de Anchieta, a mestre de cerimônia Cidade de Vitória solicita variados documentos aos concorrentes. Maria Ortiz, Mestre Álvaro e Frei Pedro Palácios formam a comissão julgadora. Os candidatos têm também que justificar suas virtudes. E é aí que se desenrolam – e muitos personagens se enrolam – as situações burlescas.

O Auto é patrocinado pela Lei Vila Velha Cultura e Arte e tem o apoio cultural da Prysmian Cables & Systems.

Personagens: Cidade de Vitória (Mestra de Cerimônia), Mestre Álvaro, Maria Ortiz e Frei Pedro Palácios (Comissão de Notáveis) e candidatos (Sem terra, Garota de programa, Político, Magistrado, Delegado de Polícia, Socialite, Penetra, Desfiadeira de Siri, Paneleira, Mestre de banda de Congo).

A festividade em São Torquato durará três dias (sexta-feira a domingo) e contará também com Missa Solene, oficina de artesanato, palestras, brincadeiras e Cineclube.

Ficha técnica

Autor: Luiz Guilherme Santos Neves

Diretor: Paulo DePaula

Elenco: Dulce Lodi, Marilena Soneghet, Vitor Zuccolotti, Eduardo Valadares, Cleverson Comarela, Paulo DePaula, Newton Raposo, Camila Carmem, Bruno Jorge, Jaime Nilson, Keyla Santiago, João Wolkartt, Liliana DePaula e Roberta Soares.

Participação: Banda de Congo Mirim Tambor de Jacarenema

Diretor de cena - Valmir Zatta

Produção e Figurinos: Zeiza Jorge

Do autor

Em 1609, o Padre José de Anchieta, falecido na aldeia de Reritiba, hoje cidade de Anchieta, teve seu corpo removido no ombro de índios para a vila de Vitória, onde foi sepultado num túmulo na igreja de São Tiago, hoje palácio Anchieta.

Logo depois, seus despojos foram retirados do túmulo e enviados para a Bahia. No Espírito Santo ficaria apenas uma tíbia, ainda conservada num estojo no museu da igreja de Nossa Senhora da Assunção, fundada pelos jesuítas em Anchieta. Desde então o túmulo do beato manteve-se vazio, mas conservou sua tradição de monumento histórico, patrimônio cultural do Estado do Espírito Santo.

Este auto tem como inspiração o nobre túmulo de Anchieta, embora tratado com um toque de farsa amena e risonha. Mas eu diria que também com um toque de carinho, sendo, pois, uma farsa amorável.

Luiz Guilherme

(Vitória, 18 de outubro de 2005)

Serviço:

Auto do Túmulo de Anchieta

Autor: Luiz Guilherme Santos Neves

Diretor: Paulo DePaula

Apresentação: Teatro da Barra/ES

Dia 16 de maio de 2009 (sábado)

Local: Igreja Católica de São Torquato, em São Torquato, Vila Velha

Horário: 20 horas

Sem cobrança de ingressos

Livre para todas as idades

Mais informações:

Zeiza Neri – Tel. 33495328 / cel. 9935-1942

Paulo DePaula – Tel. 3260-1146

Roberta Soares – Cel: 9255-0626

Nenhum comentário: