Google Website Translator Gadget

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Circuito Cultural Estradafora chega a Cariacica

Este texto eu deixo para a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer – Divisão Cultural (SEMCEL/DC) da Prefeitura Municipal de Cariacica, pois a novidade é muito interessante:

folderfrente-cariacica CARIACICA RECEBE CIRCUITO CULTURAL ESTRADAFORA...

Um caminhão que se transforma em teatro. Essa foi a forma encontrada pela companhia Teatro de Tábuas para levar arte e educação para os mais longes rincões do país. É o projeto Estradafora, que chega na próxima semana em Cariacica.

O Circuito está na estrada desde 2004 e já superou a marca de 220 mil espectadores em 121 cidades brasileiras. O diferencial do Estradafora está na estrutura que utiliza uma tecnologia inovadora, com teatro inflável acoplado a uma carreta de 15 metros com capacidade para 150 espectadores e todos sentados. O ambiente possui ar-condicionado, iluminação, sonorização, projetor e “blackout” total.

Neste espaço o grupo apresenta espetáculos de teatro, cinema, música, dança, artes plásticas, oficinas e palestras. A Carreta-teatro vai estacionar em Cariacica entre os dias 6 e 10 de maio, em frente a Prefeitura Municipal. Nesse período o público vai poder conferir o espetáculo infantil “Trilhos que eu mesmo fiz”.

A peça

Em “Trilhos que eu mesmo fiz” o público vai conhecer as aventuras de Nina, Jonjo e Papazzo, três amigos inseparáveis que esperam todos os dias o mesmo trem só para vê-lo passar. Até que um deles tem a idéia de entrar no trem e sair viajando pelo mundo.

Em Cariacica as exibições semanais acontecem para alunos e professores de escolas públicas, em parcerias com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e nos finais de semana são abertas ao público em geral com ingressos disponibilizados, gratuitamente,na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), que funciona no prédio da Prefeitura, em Alto Lage. Os ingressos serão oferecidos ao público na semana de apresentação da peça.

No período em que a Carreta-teatro estiver na cidade também serão ministradas oficinas destinadas aos professores da rede de ensino e interessados nos temas. As inscrições também podem ser realizadas na Semcel.

Carreta-teatro

A base do Circuito Estradafora está diretamente ligada com a carreta-teatro, um veículo construído com a finalidade de levar a todos os cantos do país um “teatro sob rodas”. A carreta-teatro possui capacidade para acomodar 150 espectadores, sem deixar de lado o conforto tecnológico de uma sala cultural convencional, como ambiente com ar condicionado e todos os recursos para a realização de espetáculos teatrais e sessões de cinema, como palco, cenários, luz, som, projetor e tela. Sua montagem é um espetáculo à parte não apenas para as crianças, mas para toda a população.

Oficinas

Nos dias em que o Circuito Estradafora estiver em Caricica serão oferecidas oficinas de jogos teatrais para a sala de aula, técnica de animação (stop motion) e “Onde está a sua fantasia?”. As oficinas são voltadas para professores e artistas do município e as vagas já foram preenchidas.

folderfrente-cariacicaConfira a programação do Circuito em Cariacica:

Entre 6 e 10 de maio

Manhã – Sessões de Cinema

Tarde – Apresentação de Teatro

Noite – Sessões de Cinema

No domingo,10, entre 19h e 21h acontece Sarau com intercambio entre artistas locais e da Companhia Teatro de Tábuas. O artista da cidade que quiser participar basta se inscrever na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Serviço

Circuito Estradafora

Local: Em Frente à Prefeitura

Datas: de 06 a 10 de maio

Oficinas de teatro e animação para professores e artistas de Cariacica

Em paralelo, serão oferecidos três tipos de oficinas para professores e artistas do município. As atividades serão feitas em três turnos: manhã, das 8h ao meio dia; tarde, das 14h às 18 horas e a noite, das 19h às 23 horas.

Confira:

06/05 - quarta-feira

8h as 12h - 1- Jogos teatrais

                   2 - Onde está a sua fantasia?

14h as 18h - 3 - Stop Motion

19h as 23h - 4 - Jogos teatrais

07/05 - quinta-feira

8h as 12h - 1 - Jogos teatrais

                   2 - Onde está a sua fantasia?

14h as 18h - 3 - Stop Motion

19h as 23h - 4 - Jogos teatrais

08/05 - sexta-feira

8h as 12h - 2 - Onde está a sua fantasia?

14h as 18h - 3 – Stop Motion

1- Jogos Teatrais para Sala de Aula

O desenvolvimento de temas transversais à educação com atividades lúdicas e criativas, cada vez mais freqüentes no meio educacional, mostra o potencial da arte como ferramenta para a educação. Esta oficina propõe o jogo teatral como uma possibilidade da quebra do cotidiano, revelando, assim, novas perspectivas para a sala de aula, criando um espaço lúdico para uma nova relação entre professores e alunos. Estes jogos também permitem ao professor atento identificar os distintos comportamentos e estados emocionais de cada aluno.

Número de participantes: 20 pessoas

Tempo de duração: 8 horas

2- Oficina - Onde está sua fantasia?

A oficina ‘Onde está sua fantasia’ abrange dinâmicas práticas e teóricas. Exercitando o potencial criativo plástico, lingüístico e jogos de interação social. Cada atividade contribui para o uso de meios artísticos para aplicação na área do educador, trabalhando relacionamentos, uso dos sentidos e do corpo com a arte.

Música, desenho, dança e literatura de modo homogêneo se ligam em dinâmicas para a formação artística num amplo e contínuo discurso de onde está sua fantasia, seja ela indumentária ou imaginária.
A oficina também pode ser dada para alunos, com atividades educativas e de incentivo a criação, com as mesmas técnicas, mas, adaptadas para jovens.

Número de participantes: 20 pessoas

Tempo de duração: 09 horas

3- Oficina - Técnicas de animação: Stop Motion

Com a popularização dos recursos audiovisuais, qualquer escola é capaz de produzir e editar uma animação digital com facilidade. Dessa forma, o avanço das novas tecnologias deve ser aproveitado na área da educação, e se um aliado na atividade de aprendizagem.

Na técnica do Stop Motion, o aluno tem a oportunidade de entrar em contato com conceitos de diversas áreas do conhecimento, como o desenvolvimento da criatividade, de habilidades manuais e utilização de recursos tecnológicos.

A técnica de Animação em Stop Motion é simples, não exige conhecimento prévio e nenhuma familiaridade com computador e câmera de vídeo ou foto. Pode ser feita com modelagem de massinha, bonecos, ou qualquer outro objeto e consiste em movimentar o modelo escolhido e fotografá-lo quadro a quadro, a cada mínima diferença de posição.

Essas fotos são colocadas em seqüência, em um software especifico, gratuito, leve e disponível para download na Internet, e dessa forma, é gerada a impressão do movimento. A oficina passa pelos seguintes processos: desenvolvimento da idéia, que tem como temática o Meio Ambiente, a elaboração do roteiro, o desenho do storyboard, a captura da imagem e a finalização do vídeo.

Número de participantes: 20 pessoas

Tempo de duração: 12 horas

SEMCEL PMC
TEL: 3346-6340/3346-6343

Nenhum comentário: