Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Na virada do ano

No dia 04 de fevereiro de 2008, eu criei o blog Teatro Capixaba. Eu o criei com o objetivo de divulgar as peças teatrais que circulariam. Eu até coloquei: “Sintam-se em casa, atores, atrizes, diretores, produtores, técnicos do teatro e público, pois definitivamente um espaço está aberto e ele existe.”, já que sabia que um espaço como esse se fazia necessário, pois nos jornais de grnde circulação, o teatro do nosso estado havia perdido espaço para novelas e filmes internacionais.

O Espírito Santo é um estado rico, não só geograficamente, como cenicamente, só falta o reconhecimento devido. Existe muitos artistas cênicos de grande cacife, que demonstram em festivais ou mesmo em circulações de suas peças, o quanto estão capacitados para nos representar.

Esse ano de 2008 que passou, posso falar com orgulho que o blog chegou a uma marca de mais de 13 mil visitantes, algo para mim surpreendente.

As pessoas que antes eu precisava ir atrás para pedir material para divulgação, hoje me procuram para divulgar seus trabalhos no blog, dentre eles dou destaque à Cia. Folgazões. a Companhia vem colaborando constantemente com o crescimento do blog, enviando as datas de suas apresentações, seja dentro ou fora do país, e dos cursos administrados pelos seus ate-educadores Wyller Villaças, Edson Nascimento, Duilio Kuster e Vanessa Darmani

A 4ª Edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória foi então o período mais enriquecedor, com 1.145 visitante passando pelo blog para ver a programação. O mais impressionante foi ver os teatros completamente lotados em quase todas as peças. Foi gratificante ver trabalhos capixabas, como de Wilson Nunes, com um elenco maravilhoso, em “Luz, Câmera,… Cléopatra em Ação”, o Grupo Quintal com “O Figurante Invisível”, O Grupo Z de Teatro com “O Grande Circo Ínfimo”, o Grupo Teatro Urgente com “Metrópolis”, o Grupo Tarahumaras com “Uma Temporada no Inferno” e Sérgio Torrente com “Um Dedo de Prosa. Foi uma pena não ver tal desempenho nos trabalho no Grupo de Teatro Experimental Capixaba com a Leitura Musical “Amor, Vida e Bossa Nova” e o Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira com “A Cor Dessa Noite”, mas foi enriquecedor pois eu nao tive tantas decepções com peças locais como outros tiveram com peças de outros estados brasileiros, com exceção para “Gota D’Água” e “As Noivas de Nelson”.

Tivemos momentos polêmicos, como no caso do Edital de Dramaturgia, mas tivemos momentos enriquecedores, como a entrada do ator e diretor Leandro Bacellar, que mudou a “cara” do blog, com um design mais arrojado.

Devo agradecer também a atriz Charlaine Rodrigues por sua grande colaboração com textos maravilhosos e também a diretora da Escola de Teatro e Dança FAFI, a atriz (e minha grande amiga) Lilian Menenguci, que sempre me forneceu material sobre a escola, a única ativa dentro do estado. Os calendários de cursos e peças que aconteceram na escola foi em grande parte de responsabilidade dela, ao me passar os dados.

Espero, de coração, que isso mude e que em 2009 o estado do Espírito Santo cresça ainda mais em teatro e que as disponibilidades de novos artistas surgam.

Que o ano que vem venha com mais coerência dos órgãos responsáveis pela nossa cultura cênica. Que eles tenham consciência de estarem promovendo a capacidade do ser humano de aprender a interagir com tudo a sua volta.

Existe uma frase de Nelson Rodrigues, que eu coloquei no texto de abertura do blog, que funciona bem para tudo:

Quando começou o cinema, houve o vaticínio: - 'O teatro vai morrer!'. E mais tarde surgiu a televisão. Imediatamente outros profetas anunciaram também que a televisão era o fim do teatro. Vejam como o teatro vive de mortes e ressurreições. De vez em quando, vem alguém passar-lhe o atestado de óbito. Mas o teatro está vivo, o teatro é um cádaver salubérrimo”, pois nao adianta tentar “matar” o teatro, ele sempre existirá dentro de cada um de nós.

FELIZ 2009!

Nenhum comentário: