E a Virada Cultural segue em frente, com força total. Hoje (01/07/2007) tivemos o espetáculo “O Figurante Invisível”, do Grupo Quintal. Já no dia 02/07/2009 (quinta-feira), Grupo Trupe Teatral Iá… Pocô leva ao palco do Teatro Galpão a peça “Os Mendigos e o Pato do Imperador”.
Este trabalho da trupe, que veio de Aracruz-ES para Vitória, teve sua estréia na Escola de Teatro e Dança Fafi e agora segue para o Galpão, fazendo parte da 1ª Virada Cultural. A apresentação será as 20:30, com ingressos a R$ 5,00, seguido de show musical, bazar cultural e snack bar, que funcionam até à meia-noite. A 1ª Virada Cultural é do Movimento Atuação que criou essa maratona na intenção de levantar recursos para as ações planejadas em prol de toda a categoria de artistas e técnicos das artes cênicas e do audiovisual.
Abaixo um release do trabalho da Trupe Iá.. Pocô. Não deixem de assistir!
Os Mendigos e o Pato do Imperador
Release do Espetáculo
“Os mendigos e o pato do Imperador” se passa em torno do julgamento de 4 mendigos famintos, integrantes de um grupo mambembe de Teatro. Seu “crime” foi terem comido o pato de estimação do imperador da cidade onde chegam. Em sua tentativa de defesa, os réus dão uma aula sobre fases da história do Teatro.
A peça expõe a insensibilidade das autoridades constituídas em relação à Arte e, consequência disto, a marginalidade a que são relegados os artistas, com mais intensidade os de Teatro. Seu maior diferencial é morfológico, pois as falas se dão na forma de rimas, o que enriquece a musicalidade e o ritmo da narrativa.
O grupo “Trupe Teatral Iá... Pocô!” é o resultado mais imediato das oficinas teatrais desenvolvidas na Cidade de Aracruz de 2005 a 2008 por Rodrigo Paouto, envolvendo cerca de 150 pessoas. Em meados de 2008, quando o trabalho teve que ser interrompido, alguns dos participantes mais apaixonados resolveram mudar para Vitória e a retomada das atividades tem ponto de partida este mais novo espetáculo da Trupe, pois “Nada do que me falar vai mudar o fato, somos gente da arte...gente de teatro”.
O grupo Trupe Teatral Iá... Pocô!
Deu seus primeiros passos em 2005, na Cidade de Aracruz (ES), como culminância das Oficinas de Teatro aplicadas por Rodrigo Paouto, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, atividades que levaram a intensa movimentação teatral na cidade e vizinhanças. Neste primeiro ano, participaram assiduamente cerca de 30 jovens, que, ao se diplomarem, formaram o primeiro grupo teatral, que batizaram de "A Luz da Ribalta". Foi o embrião da Iá... Pocô!
Num previsível efeito multiplicador, vários outros grupos surgiram nos anos seguintes, aos quais os integrantes do A Luz da Ribalta davam todo apoio, como irmãos mais velhos, numa união que resultou sempre em belíssimas festas de celebração ao bom Teatro! Além de alcançar notoriedade em Aracruz e circunvizinhanças, o movimento conquistou admiração e respeito nos meios teatrais de Vitória (capital do Espírito Santo), o que contribuiu para fazê-lo conhecido também em outros municípios capixabas e outros estados brasileiros.
No final de maio de 2008, a Secretaria de Cultura de Aracruz rompeu a parceria. Para poder continuar seu trabalho, alguns integrantes do A Luz da Ribalta decidiram migrar para Vitória, o que se completou no mês de novembro de 2008. Na Capital, adotaram o nome “Trupe Teatral Iá... Pocô!” (já o usavam em Aracruz) e todos obtiveram o registro profissional de ator, na 13ª DRT (Delegacia Regional do Trabalho no Espírito Santo).
Resolvidas as questões de infraestrutura e após trocas de experiência com gente do Teatro da Capital, o grupo se prepara agora para apresentar seu primeiro trabalho ao público de Vitória: a peça “Os Mendigos e o Pato do Imperador”, texto e direção de Rodrigo Paouto.
O principal objetivo do “Iá... Pocô” é fortalecer o Teatro em particular e a Cultura em geral, deixando arte, alegria e felicidade por onde passar. Seus integrantes estão sempre dispostos a apresentações teatrais próprias ou em conjunto com outros grupos.
Ficha Técnica:
Texto e Direção: Rodrigo Paouto.
Mendigo Baltazar: Tato Brasil.
Mendigo Solenes: Rodriggo Sabatini.
Mendigo Crispócius: Valber Vieira.
Mendiga Agúcia: Dana Oliver.
Sra. Navorski: Josi Oliver.
Imperador: Rodrigo Paouto.
Iluminação: André Loureiro.
Som: José Ribeiro e Rodrigo Paouto.
Figurino e Maquiagem: O grupo.
Obrigado.
Rodrigo Paouto
Nenhum comentário:
Postar um comentário