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quinta-feira, 9 de julho de 2009

I Aldeia SESC José de Anchieta

Sabem, eu não tenho como agradecer a ajuda da atriz Colette Dantas. Foi ela que me ajudou na divulgação da 1º Virada Cultural, me fornecendo informações sobre cada trabalho que estaria acontecendo, e agora ela surge com as informações sobre a I Aldeia SESC José de Anchieta, uma mostra cultural no mesmo formato do Projeto Palco Giratório, ou melhor, um “braço” do Projeto.

É complicado usar minhas palavras para falar sobre essa mostra não competitiva que colocará dez espetáculos teatrais locais para se apresentar na capital do Espírito Santo, Vitória. Estes espetáculos serão selecionados e se apresentarão entre os dias 26/09 a 03/10/2009. É, eu sei, tá longe ainda, mas as inscrições para o I Aldeia SESC José de Anchieta iniciaram onem (08/07/2009) e irão até o dia 17/07/2009 (sexta-feira). Lógico que colocarei o regulamento aqui, para apreciação de todos, mas a Ficha de Incrição encontra-se aqui, para poder ser copiada.

Antes do regulamento, fiquem com as palavras de minha autal colaboradora e incentivadora, Colette Dantas (Muito obrigado, Colette!)

I ALDEIA SESC JOSÉ DE ANCHIETA

sesc-es De 26/09 a 03/10/09 acontecerá em Vitória/ES a primeira versão do Projeto Aldeia SESC José de Anchieta.

A Aldeia é um braço do Projeto Palco Giratório, do SESC, onde dez espetáculos de teatro locais selecionados são apresentados em uma mostra não competitiva. A proposta é apresentar um panorama da produção cênica local, criando um espaço para sua reflexão, através dos debates sobre os espetáculos, buscando encontrar soluções que os auxiliem a superar dificuldades no processo criativo, ao mesmo tempo em que intercambiarão os resultados de suas experiências e pesquisas.

Na Aldeia José de Anchieta serão também oferecidas atividades de formação, sendo cinco oficinas (ver programação) e uma palestra sobre o Teatro Contemporâneo.

O Projeto se inicia com Cortejo de Abertura, quando artistas locais, representantes das tradições populares e manifestações urbanas, e dos grupos do Palco Giratório desfilam pelo centro da cidade chamando para participar da Aldeia, e se encerra com o Overdoze, doze horas ininterruptas de apresentações diversas e simultâneas para o fechamento das programações da Aldeia com uma série de atividades, desde mostra de filmes a apresentações artísticas de diversas linguagens.

Além da programação de espetáculos locais, a Aldeia terá apresentações do espetáculo “Diário de um Louco”, do Grupo de Teatro Lavoura da Paraíba, na programação do Palco Giratório,  e do espetáculo francês “Trois Quatre Petites Pièces Pour Veló”, em homenagem ao ano da França no Brasil.

Para se inscrever na Aldeia os grupos deverão solicitar o regulamento e a ficha de inscrição através dos telefones 33241168, 33240120, e 88199129, do email cultura@es.sesc.com.br, ou baixá-los no site www.sesc-es.com.br

Veja abaixo a programação:

PROGRAMAÇÃO I ALDEIA SESC JOSÉ DE ANCHIETA/2009

DATA HORA LOCAIS PROGRAMAÇÃO










26/09

SÁBADO

10:00 às  12:00








20:00

Pça Costa Pereira/ Rua 7/Rua 13 de maio/ Teatro Glória/Av. Princesa Isabel/Escola FAFI

Teatro Universitário

Cortejo artístico com apresentação de Folguedo popular

 

Abertura do Aldeias ES

Espetáculo francês “TROIS QUATRE PETITES PIÈCES POUR VELÓ” – Cie. 3.6 / 3.4.

Coquetel de Vernissage da Instalação Cênica e Fotográfica

27/09

domingo

17:00

 

 

20:00

Teatro Universitário

Mesa redonda sobre Teatro Contemporâneo com os 5 Oficineiros

Espetáculo “TROIS QUATRE PETITES PIÈCES POUR VELÓ”

Debate com o grupo francês

28/09

segunda-feira

8:00 às 12:00

 

 

 

 

12:00

 

19:30

Escola de Teatro e Dança FAFI

 

 

 

Praça Costa Pereira

Teatro do SESI

Oficinas: O Ator/criador, Musica para Atores, Produção teatral e Processo de criação de Figurinos

Intervenção Cênica Urbana

 

Espetáculo do Palco Giratório “Diário de um Louco” – Grupo de Teatro Lavoura

Debate com o Grupo

29/09

terça-feira

8:00 às 12:00

 

 

 

8:00 às 17:00

 

 

12:00

12:00

 

 

18:00

 

20:00

Escola de Teatro e Dança FAFI

 

 

UFES – Centro de Artes

 

UFES – em frente ao RU

Praça da FAFI ou Espaço alternativo (a definir após seleção)

Teatro Galpão

 

Teatro Galpão

Oficinas: O Ator/criador, Musica para Atores, Produção teatral e Processo de criação de Figurinos

Oficina de Cenografia (Palco Giratório)

Intervenção Cênica

Espetáculo local 1 (teatro de rua ou para espaço alternativo)

Palestra/debate sobre o espetáculo 1

Espetáculo local 2

30/09

quarta-feira

8:00 às 12:00

 

 

 

12:00

 

 

12:00

 

 

18:00

 

20:00

Escola de Teatro e Dança FAFI

 

 

Centro de Campo Grande / Cariacica

Praça da FAFI ou Espaço alternativo (a definir após seleção)

Teatro Galpão

 

 

Teatro Galpão

Oficinas: O Ator/criador, Musica para Atores, Produção teatral e Processo de criação de Figurinos

Intervenção Cênica

 

Espetáculo local 3 (teatro de rua ou para espaço alternativo)

Palestra/debate sobre os espetáculos 2 e 3

Espetáculo local 4

01/10

quinta-feira

8:00 às 12:00

 

 

 

 

12:00

 

12:00

 

 

18:00

 

20:00

Escola de Teatro e Dança FAFI

 

 

 

Centro de Vila Velha

Praça da FAFI ou Espaço alternativo (a definir após seleção)

Teatro Galpão

 

 

Teatro Galpão

Oficinas: O Ator/criador, Musica para Atores, Produção teatral e Processo de criação de Figurinos

Intervenção Cênica

 

Espetáculo local 5 (teatro de rua ou para espaço alternativo)

Palestra/debate sobre os espetáculos 4 e 5

Espetáculo local 6

02/10

sexta-feira

8:00 às 12:00

 

 

 

 

12:00

 

14:00

 

18:00

 

20:00

Escola de Teatro e Dança FAFI

 

 

 

Em frente à Assembléia Legislativa

Teatro Universitário

 

UFES

Teatro Universitário

Oficinas: O Ator/criador, Musica para Atores, Produção teatral e Processo de criação de Figurinos



Intervenção Cênica

Espetáculo local 7 (infanto-juvenil)

Palestra/debate sobre os espetáculos 7 e 8

Espetáculo local 9

03/10

sábado

8:00/20:00

 

 

 

 

 

 

15:00

 

17:00

 

19:00

Campus da UFES

 

 

 

 

 

 

Teatro da UFES

 

UFES

 

Teatro da UFES

Overdoze: apresentações dos resultados das oficinas, performances cênicas e gastronômicas, mostra de filmes sobre artes cênicas, workshops, folguedo, e outros

Espetáculo Local 10 (infanto-juvenil)

Palestra/debate sobre os espetáculos 9 e 10

Show de Banda local

Encerramento da Aldeia ES

Depois dos espetáculos selecionados, serão divididos nos dias especificados para os trabalhos. Abaixo incluo o Regulamento.

EDITAL PARA INSCRIÇÃO NA I ALDEIA SESC JOSÉ DE ANCHIETA

I ALDEIA SESC JOSÉ DE ANCHIETA

De 26 de setembro a 03 de outubro de 2009

Inscrições de 08/07 a 17/07 de 2009

REGULAMENTO

A Aldeia SESC José de Anchieta é uma mostra não-competitiva, e está aberta à participação de grupos de Teatro, de todo estado do Espírito Santo, profissionais e amadores, os quais serão selecionados por uma comissão indicada pela Coordenação Artístico-Cultural do CENTRO CULTURAL SESC GLÓRIA. Além da participação de grupos interestaduais e internacionais, convidados pelo SESC Espírito Santo.

Art.1º - As inscrições poderão ser feitas no período de 08/07 a 17/07 de 2009, valendo o carimbo postal até esta data como comprovante de inscrição.

Art. 2º - O material para inscrição poderá ser entregue em mãos, no horário de 9:00 as 11:00 h e 14:00 às 17:00 h, à Coordenação Artístico-Cultural do Centro Cultural SESC Glória ou, ainda, ser enviado por Sedex (Rua Misael Pedreira da Silva, 138, salas 503/504, Ed. Casa do Comércio, Santa Lucia, Vitória, ES, 29056-230), não se responsabilizando o SESC/ES por extravio do material encaminhando por esta última forma de entrega.

Art. 3º - Os espetáculos inscritos deverão já ter estreado até o fim do período de inscrição.

§ 1º. Poderão ser aceitas inscrições condicionais de espetáculos que tenham estréia prevista para o mês de agosto de 2009, sujeitas a avaliação mais apurada pela Comissão, como entrevista com a Companhia/Grupo e audição de ensaio da peça.

§ 2º. A inscrição, por si só, não habilita o espetáculo como participante da mostra.

Art. 4º - Fica a cargo da Comissão o critério de seleção dos espetáculos que farão parte da Aldeia SESC José de Anchieta.

Art. 5º - A divulgação dos espetáculos selecionados será feita a partir de 11 de agosto de 2009, no site do SESC Espírito Santo e em divulgação nos espaços de cultura conveniados.

Art. 6º - Os espetáculos inscritos serão avaliados por uma Comissão de Seleção composta por técnicos de cultura do SESC, incluindo o Departamento Nacional, bem como por profissionais da área indicados pela Coordenação do Centro Cultural SESC Glória.

Art. 7º - A Aldeia apresentará todos os seus espetáculos rigorosamente nos horários anunciados, salvo problemas publicamente conhecidos e como tal aceitos pela Organização.

Art. 8º - As portas dos espaços de apresentação serão abertas pela Organização da Aldeia, 15 minutos antes do horário previsto para o início do espetáculo.

Art. 9º - A Aldeia SESC José de Anchieta não tem o caráter de competição, havendo, em dia e horário a ser determinado, um debate sobre os espetáculos e seus processos de construção. Art. 10º - Os debates serão mediados pelo corpo técnico do SESC, devendo comparecer o grupo e seu diretor.

Art. 11º - O grupo selecionado que cancelar a sua participação na Aldeia será automaticamente impedido de concorrer à sua edição subseqüente.

Art. 12º - Juntamente com a ficha de inscrição, os grupos deverão enviar:

  1. 01 DVD, com gravação fiel do espetáculo que será apresentado, tanto em relação ao elenco quanto em relação à encenação, completo e corrido, sem qualquer edição;
  2. 01 Projeto do espetáculo com: release, ficha técnica, histórico do grupo e currículo resumido da equipe (direção e elenco), relação contendo os nomes completos dos

participantes, sexo, número da carteira de identidade, CPF e autorização dos pais em caso de menor de idade.

  1. Recortes de jornais sobre o grupo e suas montagens;
  2. 04 fotografias do espetáculo em papel fosco, e suas versões digitais em jpg, com os créditos do fotógrafo e 03 programas do espetáculo inscrito, quando existir;
  3. 01 cópia do texto do espetáculo, acompanhadas de liberação da SBAT ou de autorização do autor para a montagem; liberação do ECAD caso usem músicas no espetáculo;
  4. A indicação do nome de um integrante do grupo para participar da equipe de apoio da Aldeia. O referido integrante receberá um crachá diferenciado e certificado extra por essa função.

Art. 13º - O material enviado não será devolvido após a Aldeia, ficando de posse do SESC, para compor seu banco de textos.

Art. 14º - O não envio dos anexos acima relacionados, exceto pelos recortes de jornais, poderá incorrer na não-aceitação da inscrição do grupo, por parte da Comissão de Seleção.

Art. 15º - Serão selecionados até 10 (dez) espetáculos, um por grupo, independente de gênero ou linguagem cênica e configuração espacial. Se o número previsto não for alcançado, por falta de inscrição ou devido à qualidade dos projetos inscritos, a Organização tem plenos direitos de compor a programação por meio de convite.

Art. 16º - Cada grupo selecionado, após o comunicado de sua classificação, terá um prazo de 02 (dois) dias para confirmar sua participação sob o risco de ser substituído conforme uma ordem de suplência.

Art. 17º - Cada grupo selecionado receberá da Organização da Aldeia, ajuda de custo no valor de R$ 2.000,00 (Dois mil reais), a serem pagos até o final da Mostra, à Pessoa Jurídica representante da Cia. ou ao responsável do grupo.

Art. 18º - A Comissão de Organização não se responsabiliza por despesas de hospedagem e alimentação antes do início ou após o término da Aldeia.

Art. 19º - Caberá à Organização da Aldeia, o fornecimento de alojamento com café da manhã para os grupos do interior, durante três dias (no dia anterior à apresentação, no dia da apresentação e no dia seguinte).

Art. 20º - A Organização da Aldeia fornecerá ajudas alimentação, para almoço e jantar, no valor de R$ 240,00 (Duzentos e quarenta reais) para os grupos do interior do Estado.

Art. 21º - Os ingressos serão gratuitos, e distribuídos nos respectivos teatros em dias e horários a serem divulgados posteriormente.

Art. 22º - Os grupos do interior receberão ajuda de custo para o deslocamento dos artistas e cenários até à Capital. Os grupos da Região Metropolitana de Vitória deverão se responsabilizar pelo transporte de cenário e pessoal ao espaço de apresentação, comprometendo retirar todos os objetos e equipamentos cênicos imediatamente após sua apresentação.

Art. 23º - Caberá ao grupo participante, o material cênico e técnico necessário ao seu espetáculo, com exceção da estrutura técnica de base (iluminação, sonorização e projeção), a qual será fornecida pela Organização da Aldeia.

Art. 24º - É de responsabilidade da Comissão Organizadora da Aldeia, os seguintes locais das apresentações, equipados com os seus sistemas elétricos:

  1. Teatro Universitário
  2. Teatro Galpão
  3. Praça da Escola de Teatro e Dança FAFI
  4. Ciência da Prefeitura de Vitória, para uso das Praças e Vias públicas.

Art. 25º - Os grupos selecionados se comprometem a participar do Cortejo de Abertura e do Overdoze. Para este último, devem enviar projeto simplificado sobre sua proposta, no período de 12 a 21/08/09, compondo:

  1. Nome do proponente ou grupo;
  2. Título da obra;
  3. Release.

Art. 26º - O SESC/ES não se responsabiliza por eventuais danos sofridos pelos integrantes dos grupos participantes ou pelos materiais e equipamentos transportados, quer seja pelo SESC/ES ou por terceiros, na hipótese de sinistro, bem como não se responsabiliza por danos sofridos durante a realização do evento.

Art. 27º - A inscrição na Aldeia SESC José de Anchieta implicará na plena aceitação pelo grupo inscrito, de todos os itens deste Regulamento.

Art. 28º - Os casos omissos neste Regulamento serão decididos pela Coordenação da Aldeia SESC José de Anchieta.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

  1. A Aldeia SESC José de Anchieta será composta, além dos espetáculos selecionados e do Overdoze (12h de apresentações de espetáculos diversos), por oficinas e palestras, definidas pela Coordenação da Aldeia.
  2. A Aldeia SESC José de Anchieta compreenderá os seguintes espaços para apresentação dos espetáculos:
    1. No Teatro Universitário (boca de cena com 10,00m de largura x 5,40m de altura, e 7,20m de profundidade de palco; proscênio com 10,00 de largura x 1,64m de profundidade). Platéia de 650 lugares;
    2. No Teatro Galpão (boca de cena com 8,00m de largura x 4,00m de altura, e 8,00 de profundidade de palco). Platéia de 225 lugares; e espaço do Teatro Quintal;
    3. Na Praça da FAFI (teatro de arena, com raio de 3,50m). Platéia de aproximadamente 100 lugares;
    4. No Centro da cidade (Calçadão, praça e/ou local específico a critério de grupo).
  3. Todos os alunos das oficinas realizadas na Aldeia receberão certificados de participação.

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES

Coordenação do Centro Cultural SESC Glória

Rua Misael Pedreira da Silva, 138, salas 503/504, Ed. Casa do Comércio, Santa Lucia, Vitória, ES, 29056-230,

Tel/fax: (27) 3324-1168

Fone:    (27) 3324-0120

Celular: (27) 8819-9129 (Colette)

cultura@es.sesc.com.br

colette@colettedantas.com

www.sesc-es.com.br

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