Google Website Translator Gadget

sábado, 4 de julho de 2009

1ª Virada Cultural encerra com infantil, circo e solo cênico

Infelizmente a 1ª Virada Cultural está chegando ao fim, mas ela nos trouxe espetáculos dos mais diversos tipos e com certeza não será diferente no final desta temporada (já na torcida que aja uma segunda).

Para iniciar o domingo, teremos as 16:00 o espetáculo infantil “Será que tem bruxas roubando nossa infância”. A peça teatral, sob direção de Gladston Ramos (Rosas Brancas para Salomé) tem no seu elenco o ator Mauro Pinheiro, que já encantou a todos com “Rosas Brancas para Salomé” e a atriz Nivia Carla (a Joe Jocker de Boulervard, 83). O infantil parte do princípio que as crianças de atualmente desconhecem o significado de infância, graças a era digital e nos leva ao tempos dos contos infantis.

Já as 18:30, a Companhia Circo Teatro Capixaba nos traz o seu trabalho de teatro de rua “O Pequeno Circo e Outras Criaturas”. A Companhia nos apresenta uma comédia baseada na história mitólogica de Orfeu e Eurídice, introduzindo técnicas circenses ao trabalho.

E para fechar com chave de ouro a Virada Cultural, o solo cênico “A Menina” retorna ao palco do Teatro Galpão. O trabalho leva ao palco a atriz Fabiola Buzim, que nos traz ao palco a história de Ana Lucia, personagem criada pelo escritor Ivo Angelo, e todo o universo de mãe e filha, falando sobre relações familiares, infância, desquite, escola e vida adulta. O trabalho é um verdadeiro jogo cênico com a platéia.

Além disso terá bandas, o Bazar Cultural e o Snackbar, que ficaram abertos todos os dias, até à meia-noite.

Como gosto de enfatizar, a 1ª Virada Cultural é uma iniciativa do Movimento Atuação, que amanhã deverá estar indo em massa até a sede do SATED/ES. O Movimento realiza a Virada na intenção de levantar recursos para as ações planejadas em prol de toda a categoria de artistas e técnicos das artes cênicas e do audiovisual, por isso quanto mais estivermos ajudando e participando, mais estaremos lutando para que as coisas mudem. Tudo acontece no Teatro Galpão, sendo que o ingresso para o teatro é de R$ 5,00.

Tá, estou tomando uma posição política neste momento, ao apoiar o Movimento Atuação, mas é preciso acreditar e confiar em mudanças. Eu fiz isso quando participei da Assembléia de posse do atual presidente do SATED/ES, ouvi várias promessas, mas vi poucas sendo realizadas (na verdade não vi nenhuma, mas estou com espírito generoso!). Me entristece também ver que uma peça teatral do Rio de Janeiro tem mais valor para nossa mídia impressa do que uma trabalho em conjuntos de artistas e grupos teatrais de dentro da capital (uma raridade, devo dizer!). Tanto que a peça teatral carioca toma a primeira página do suplemento de entretenimento, enquanto a 1ª Virada Cultural ganha um bloquinho de no máximo dez linhas, cujo o valor do ingresso de R$ 5,00, ganha somente um dígito, sem direito a cifras. Bem, sem mais lamuriar-me, vamos aos releases destes trabalhos que encerram esta primeira edição.

Espetáculo Infantil “Será que tem bruxas roubando nossa infância”

Sinopse

bruxinha Claudinho como qualquer outra criança de sua geração, é vidrado em vídeo game, até que um dia acontece um apagão na cidade, e ele não sabe do que brincar, sua mãe então resolve contar estórias para ele, só que Claudinho não sabe o que é estória. Surge então no cenário os contadores, com suas malas repletas de figurinos que dão vidas aos personagens sobre os olhos surpresos das crianças, resgatando assim estórias do tempo de nossas avós e cantigas folclóricas que já não se escutam mais nos dias de hoje.

Elenco:

Mauro Pinheiro

Gerson Lorenzo

Nivia Carla

Rodrigo Sabattini

Josi Oliver

Direção: Gladston Ramos

 

Companhia Circo Teatro Capixaba

clip_image001

clip_image002

O Pequeno Circo e outras criaturas

Após uma longa viagem, os palhaços Xein-Xein e Fifi chegam à cidade e apresentam o “Drama de Orfeu e Eurídice”. Uma comédia inspirada no drama mitológico grego de Orfeu, um grande artista que consegue encantar até os animais mais ferozes. Infelizmente o amor de sua vida, Eurídice, morre no dia de seu casamento, e Orfeu decide ir até o Mundo dos Mortos para trazê-la de volta.

Um grande desafio para a Companhia Circo Teatro Capixaba, transformar um drama épico numa comédia de palhaços. Unindo técnicas circenses, gags clássicas, música e muitos improvisos, o grupo encanta corações de todas as idades e abre sorrisos por toda parte!

Ficha técnica

Categoria: teatro de rua

Classificação: livre

Tempo estimado: 40 minutos

Elenco:

Willian Rodrigues – Xein-Xein (Orfeu)

Ananda Rasuck – Fifi Cheirosa (Eurídice)

Marcos Isaías – Cotonete

Dieymes Pechincha - Sozizo

Música:

Fraga Ferri – violão

Willian – acordeon

Ananda – meia-lua

Marcos – bumbo

Dieymes - prato

Técnicas Circenses:

Willian – manipulação de chapéu e bola, malabares com claves e aros, manipulação de bastão, números cômicos

Ananda – malabares com claves, números cômicos

Solo cênico “A MENINA”

Foto_A_Menina_1 O espetáculo “A MENINA” é um solo cênico dirigido pela cineasta Virgínia Jorge, com atuação de Fabiola Buzim e trilha sonora original do músico Juliano Gauche. O trabalho é influenciado pelo Teatro Essencial, que consiste na força do ator, livre de muitos elementos cênicos, para contar uma estória.

edit_dsc_4563 O texto é uma adaptação do conto “A MENINA” do escritor Ivan Ângelo e retrata um momento na vida da personagem Ana Lucia. Já adulta, a personagem se debruça sobre uma passagem da sua infância para tecer reflexões sobre as relações familiares, a infância, a vida adulta e a escola.

edit_dsc_4583 A situação abordada pela peça é o encontro entre a menina Ana Lucia e uma palavra que ela desconhece: desquitada. Sua mãe é desquitada e as crianças de sua escola dizem isso a ela como forma de provocá-la. Como a menina não conhece o significado da palavra ela partirá em busca deste sentido, criando uma serie de jogos cênicos com a platéia e com os diversos personagens interpretados por Fabiola Buzim.

edit_dsc_4812 “A MENINA” é um espetáculo que contempla praticamente todos os públicos. Por se tratar de uma peça que discute com leveza as relações sociais (principalmente as relações familiares) o espetáculo agrada a todas as faixas etárias e classes sociais. Além disso, a peça transita pelo universo feminino abordando as relações entre mãe e filha e os rituais de passagem femininos

edit_dsc_4838 “A MENINA” teve curta pré-temporada em Vitória nos dias 04 e 05 de fevereiro no Teatro Galpão, e rendeu ao espetáculo boas criticas na imprensa local. Desde então o espetáculo foi apresentado no Presídio Feminino em Tucum, nos Cecri de Laranjeiras, no Festival de Teatro das Agulhas Negras em Resende/RJ, na Escola de Teatro e Dança FAFI.

Ficha Técnica: Direção- Virginia Jorge / Atuação - Fabiola Buzim / Texto- Ivan Angelo/ Adaptação- Fabiola Buzim e Virgínia Jorge / Cenografia e Figurinos – Luiza Fardin / Trilha sonora – Juliano Gauche / Iluminação – Toninho dos Anjos/ Assistente de figurino – Samira Alcântara / Pesquisa Corporal – Leonardo Patrocínio / Operador de luz - Felipe Dal´orto / Sonoplastia – Fernanda Butiar / Operador de Som e Apoio Técnico – Jorgemar Oliveira e Cristian Alves Silva / Produção – Fabiola Buzim, Gabriela Buzim e Jihany Ranqgel / Fotografia – Bianca Pimenta e Leonardo Merçon

Nenhum comentário: