Título grande, mas este projeto que o SESC, em conjunto com a Escola de Teatro e Dança Fafi, inicia em Vitória, pretende ser grandioso mesmo. O SESC já tem este projeto nacionalmente e agora chega a FAFI e quem me fornece as informações é a atriz e coordenadora de promoção cultural SEMC/FAFI Lilian Menenguci.
Não vou me prolongar muito, pois Lilian me passou informações o suficiente para que todos saibam sobre o projeto, então fiquem com todas as informações abaixo e boa sorte a todos.
O projeto nacional “SESC DRAMATURGIA: LEITURAS EM CENA”, promovido pelo SESC-ES em parceria com a Escola de Teatro e Dança FAFI, estão abertas, de 20 a 28 de julho de 2009 (segunda-feira a tera-feira), as inscrições para a Oficina "AVIÃO DE PAPEL: A PALAVRA SONORA NA DRAMATURGIA", a ser ministrada por Daniel Belquer, nos dias 03 a 05 de agosto de 2009 (segunda-feira a quarta-feira), sempre de 8:00 as 12:00, perfazendo uma carga de 12 horas. Poderão se inscrever atores e diretores de teatro, estudantes de letras e áreas afins. Haverá seleção a partir dos curriculos e o resultado dos selecionados será divulgado no dia 31 de julho de 2009 (sexta-feira) nos murais da escola e no blog Teatro Capixaba. Haverá certificados de participação ao final da oficina.
Maiores informações: 3381.6922
Projeto SESC Dramaturgia: Leituras em Cena
Oficina de Daniel Belquer
“Avião de Papel: a palavra sonora na dramaturgia”
Toda palavra é sonora, mesmo numa leitura silenciosa escutamos nossa voz interior. Criamos música de pensamento que nos embala pelo texto afora, transformando papel e tinta em comunicação complexa, afetiva. Mas qual é a consciência que temos dos sons das palavras? Xamãs, curandeiros e alquimistas deflagram com cuidado o poder do som verbal. Quantas entrelinhas se calam por trás de sua frágil aparência?
O avião de papel é o papel armado de forma que ele possa alçar voo. As palavras de um texto escrito no papel alçam voo na voz do ator, atingem o ar, chegam aos ouvidos de outros. A matéria-papel mais pesada que o ar, por um artifício, uma engenhosidade, uma técnica, pode flutuar desafiando as leis da gravidade. Uma página de texto rasgada para montar o aviãozinho, carrega em si também um ato de transgressão; para voar é preciso reconstruir, reconectar, re-formar. Em nossa oficina iremos usar a voz do ator, o texto e a tecnologia para libertar a potência latente da palavra sonora: lançar ao ar a voz-avião e deixar que ela voe. Abordaremos o texto pela via do som para permitir o desabrochar de novas possibilidades, voos mais altos.
Textos a serem trabalhados:
- “Doutor Faustus Liga a Luz” (“Doctor Faustus Lights the Lights”) de Gertrude Stein na tradução de Fábio Fonseca de Melo revisado por Daniel Belquer
- Outros textos curtos da mesma autora
- Textos teatrais que os alunos estejam interessados em trabalhar
- Caso necessitemos de mais opções trabalharemos com a inclusão dos autores Bernard-Marie Koltès e Adriano Garib
Material Suporte:
- Textos teóricos e peças de Gertrude Stein
- Textos de Koltès e Garib (se necessário)
- Texto explicativo sobre a CONSONFALAT (conscientização sonora da fala do ator)
Cronograma:
DIA 1 – 2h de introdução com exemplos em som e vídeo
2h de exercícios de escuta e abertura vocal
DIA 2 – 2h de introdução ao método CONSONFALAT (conscientização sonora da fala do ator, criado por Daniel Belquer), e primeiros contatos com o texto
2h de criação cênica usando as técnicas anteriores
DIA 3 – 2h para a montagem e ensaio da demonstração do trabalho
2h para a apresentação aberta à comunidade e encerramento da oficina
Currículo Resumido
Dados:
Nome Artístico: Daniel Belquer (Daniel Bíscaro Loureiro)
Data de Nasc.: 26/09/1973
End.: R. Embaixador Carlos Taylor, 90/702 – Gávea, Rio de Janeiro (RJ) CEP. 22451-080
Fones: 2511-3363 / 8784-6508
e-mail: belquer@gmail.com
Funções Artísticas:
Diretor Teatral e Performer
Diretor Musical
Designer Sonoro e Sonoplasta
Músico Compositor e arranjador
Multiinstrumentista
Videomaker
Formação Acadêmica:
Bacharelado em Direito
Mestrando em Artes Cênicas
Histórico:
- Daniel Belquer começou seus estudos de piano aos 9 anos de idade em Londrina (PR);
- Desenvolve pesquisa de som para cena desde 1996;
- Entre seus professores destacam-se as aulas no Festival de Música de Londrina de 1991 com o lendário H. J. Koellreutter, recentemente falecido, mestre de Tom Jobim, Tim Rescala, Tato Taborda e muitos outros;
- Levou projeto de sua autoria combinando composições de música com poesia surrealista (do poeta Dílson Catarino), com grupo de 9 músicos sob sua direção para o Vírus Festival em Eindhoven (Holanda) e para o Festival Latino Americano em Milão em 1997;
- Em 1998 mudou-se para o Rio de Janeiro;
- Em 1999 fundou a Oqueoguruviu Confraria de Teatro com o diretor, autor e ator Adriano Garib;
- Em 2000 começou a dar aulas na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) onde lecionou som para a cena até 2008;
- Fundou o Coral da CAL em 2003 e deu aulas representando a escola, em Búzios (RJ) e Manaus (AM);
- Deu diversas oficinas na Usina Cultural de Nova Friburgo (RJ), além de ter sido artista convidado para oficina e mesa discutindo a arte na contemporaneidade na Semana de Artes da UFOP (Ouro Preto – MG) em 2008;
- Ganhou o prêmio Paschoalino da FETAERJ de melhor sonoplastia em 2004, com o grupo Farsacena;
- Trabalhou como diretor musical e compositor de música original em mais de 70 montagens, para diretores como: Paulo José, Paulo de Moraes, Antonio Abujamra, Antonio de Bonnis, João Fonseca, entre outros;
- Desde 2003 dirige seus próprios espetáculos;
- É sócio da empresa Tijolo Filmes, especializada no registro e criação de vídeo para espetáculos artísticos;
- Foi aprovado em 1º lugar no Mestrado em Artes Cênicas da UniRio com o projeto “A Arte dos Sons como Influência Criativa para o Trabalho do Ator e a Encenação Teatral” concorrendo entre 67 projetos inscritos;
- Atualmente desenvolve sua pesquisa cênico-sonora com um grupo sediado no IBAM Cultural, além de estar em processo com o espetáculo “o que brota do concreto” que concebeu e dirigiu.
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