Google Website Translator Gadget

domingo, 8 de abril de 2012

“Uma Carta para Alice” no Teatro Municipal “Luiz Rodrigues de Siqueira”, em Viana/ES

Hoje em dia se corresponder por cartas é algo raro e difícil de acontecer, mas no espetáculo “Uma Carta Para Alice”, do Grupo Teatro Empório, funciona e muito bem.

Uma Carta Para Alice logoA peça conta a história de quatro pessoas que terminam trocando cartas sem querer, o que causa uma enorme confusão entre eles, levando-os a encontros inesperados e situações bem constrangedoras. Este novo trabalho do GTE é uma tragicomédia que conta com os trabalhos de Leandro Bacellar – que assina a dramaturgia e a encenação -, Nivia Carla, Ramon Alcantara e Stace Mayka, além da participação do diretor Zé Henrique de Paula do Núcleo Experimental (SP), graças ao resultado do processo de residência artística da SECULT/ES.

logo gte novaNa peça podemos ver que o GTE continua com bons trabalhos de interpretação, dando destaque principalmente a transformação do ator Leandro Bacellar, que faz uma excelente transexual e fica irreconhecível no figurino de mulher. As atrizes Nivia Carla e Stace Mayka continuam também sendo destaques em cena. Nivia faz uma atriz canastrona que tem segredos e vários problemas com modéstia, que não tem nenhuma por sinal. Já Stace vive uma atriz buscando ascensão, nem que para isso precise usar de artíficios sexuais para isso. Já o – pra mim – novo ator do Grupo, Ramon Alcantara, que participou da peça “Rosa Negra”, não fica atrás em atuação, só precisando ter cuidado para não ser engolido pelos outros em cena, que terminam ofuscando sua participação, parecendo que ele é o de menor destaque na peça, o que é totalmente o contrário, pois apesar da peça levar o nome da personagem de Nivia Carla, todos os personagens são bem amarrados e tem um mesmo destaque em cena. Vale lembrar que a peça também tem um excelente trabalho de iluminação cênica, que é executado por Thiago Sales – que montou o desenho junto com Leandro -, além disso o espetáculo conta com o grupo “Power Trio” em cena, executando as músicas ao vivo – uma característica dos trabalhos do GTE, como ocorreu em “Boulverd, 83”.

“Uma Carta para Alice” pode não agradar a todos, mas é simplesmente mais um trabalho cênico-teatral no qual o Grupo Teatro Empório pode se orgulhar e ao qual todo capixaba pode dizer com orgulho que pertence à nossa terra.

E como não poderia deixar de ser, o espetáculo tem retorno já marcado aos palcos. Desta vez que poderá curtir, com muito orgulho o trabalho são os moradores de Viana/ES.

A peça estará em cartaz nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2012 (quinta-feira, sexta-feira e sábado) no Teatro Municipal de Viana, as 20h00, com entrada franca em todos os dias. É mais um espetáculo que chega a Viana e se torna simplesmente impossível de se perder. Àqueles que forem assistir, desejo um bom espetáculo!

GRUPO TEATRO EMPÓRIO RETORNA AOS PALCOS EM COMÉDIA TRÁGICA

Uma carta para AliceDepois dos espetáculos “Boulevard 83”, “Rosa Negra” e “A Ordinária”, o Grupo Teatro Empório estréia em Vitória o seu novo trabalho inteiramente autoral. Com Dramaturgia e Encenação de Leandro Bacellar, a peça é resultado do Processo de Residência Artística com o diretor paulista Zé Henrique de Paula do Núcleo Experimental (SP), indicado ao Prêmio Shell em 2009 e 2010, como Melhor Diretor, por “As Troianas – Vozes da Guerra” e “Side Man”, respectivamente.

Utilizando narrativa fragmentada, Uma Carta Para Alice apresenta quatro personagens corroídos pelos seus dilemas e aflições. Acabam por ter um insólito e inesperado encontro onde deverão tomar atitudes que sequer imaginam.

Uma Carta Para Alice - Foto Virgílio LibardiTendo o amor e a solidão como eixo central da dramaturgia e assumindo nitidamente clichês do nosso tempo, o enredo da peça é alinhavado por cartas enviadas pelos personagens que por atrapalhações das mais diversas, acabam por chegar às mãos dos destinatários errados. O espetáculo é uma comédia dramática, possuindo, portando, os dois lados da vida e do teatro. Misturando uma boa dose de humor com situações extremas e delicadas, “UMA CARTA PARA ALICE” promete, entre risos e lágrimas, surpreender a platéia com muito Rock in Roll. A montagem conta com um “Power Trio”- Contra Baixo, Guitarra e Bateria – executando a trilha sonora ao vivo. A Direção do espetáculo é assinada por Leandro Bacellar, que também é autor e ator da peça (Vítor). E ainda conta com Nívia Carla (ALICE), Stace Mayka (Verônika) e Ramon Alcântara (Pedro) no elenco.

“A metodologia de montagem do espetáculo foi o foco principal da Residência Artística, queríamos pesquisar o realismo, mas fazê-lo com um aprofundamento e utilizando técnicas diferentes do que estávamos acostumados.” Conta Leandro Bacellar que também atua na peça. Os procedimentos de pesquisa e experimentação dão grande ênfase ao processo de trabalho, que sempre visa investigar à exaustão o material dramatúrgico, fazendo com que os atores sejam co-criadores da obra cênica e tenham autonomia criativa durante todas as etapas do trabalho. “Até hoje não havíamos experimentado o processo colaborativo dessa forma”, conclui.

- ZÉ HENRIQUE DE PAULA (SP) - Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi assistente do cenógrafo J.C. Serroni em Nova Velha Estória e Trono de Sangue. Dirigiu A Comédia dos Erros, Judas em Sábado de Aleluia, É 20! As Folias do Século, Revelação, Noite de Reis, Naked Boys Singing, O Despertar da Primavera, R&J, Mojo, Side Man, Novelo, além das peças do repertório do Núcleo Experimental: Senhora dos Afogados, Cândida, As Troianas – Vozes da Guerra, O Livro dos Monstros Guardados, Casa/Cabul e O Contrato. Atuou em O Jovem Hamlet, A Comédia dos Erros, É 20! As Folias do Século, Mojo, Camaradagem e Amargo Siciliano. Indicado ao Prêmio Shell em 2009 e 2010, como Melhor Diretor, por As Troianas – Vozes da Guerra e Side Man, respectivamente.

Uma Carta Para Alice 02 - Foto Virgílio Libardi - GRUPO TEATRO EMPÓRIO – O Grupo Teatro Empório (GTE) surgiu em 2003, quando estreou a peça "Quase Famosos", uma comédia sobre o desejo pela fama entre os jovens. Em 2006 estreou o espetáculo "O Amor em Muito Mais Que Preto e Branco" que rendeu o prêmio no VII Festival Nacional de Teatro de Guaçuí de Melhor Espetáculo - Júri Popular, neste mesmo ano. Em 2009 o Espetáculo “Boulevard,83” ganhou cinco prêmios no Festival Nacional de Teatro de Alegre, Melhor Direção, Trilha sonora, Figurino, Cenário e Espetáculo, além do prêmio de melhor espetáculo no Festival Omelete Marginal. No ano de 2010, Rosa Negra estreou com recursos do Prêmio de Dramaturgia da Secretaria de Estado da Cultura (ES). Em 2011 o espetáculo “A Ordinária”, a primeira investida do GTE em Projeto de Residência Artística, estreou dentro do Circuito Banescard de Teatro em Vitória, Guaçuí, Alegre e Cachoeiro do Itapemirim, em seguida apresentou no Projeto Circulação Cultural em mais seis cidades, completando temporada em mais de 10 teatros no Espírito Santo.

RELEASE

Com dramaturgia e encenação de Leandro Bacellar, o Grupo Teatro Empório estréia seu novo espetáculo resultado do processo de residência artística com o diretor Zé Henrique de Paula do Núcleo Experimental (SP). Inteiramente autoral e buscando tratar de solidão, amores e desencontros, “UMA CARTA PARA ALICE” é uma comédia trágica que invade a tóxica realidade de quatro personagens em situações limite. Alice (Nívia Carla) é uma bem sucedida e egocêntrica atriz, que vive com excessos as custas de sua posição social, ela é casada com um jovem roteirista, Pedro (Ramon Alcântara), que se sente ignorado diante das preocupações fúteis e descontroladas de sua esposa. Verônika (Stace Mayka), uma atriz principiante, tenta dar um salto em sua carreira e ao mesmo tempo passar mais tempo com seu namorado. Vítor (Leandro Bacellar) é um ex-travesti que tenta insistentemente convencer a sua mãe a aceitá-lo. Esses quatro personagens se cruzam após reviravoltas do destino e suas vidas são completamente modificadas a partir de eventos que jamais imaginariam acontecer.

Uma Carta para Alice no Municipal de VianaSERVIÇO:

Data: 12 a 14 de Abril

Local: Teatro Municipal “Luiz Rodrigues de Siqueira”
Endereço: Avenida Florentino Avidos, nº 01, Centro – Viana, Espírito Santo.

Horário: 20h00

Ingressos: Entrada Franca

Duração do espetáculo: 70 minutos

FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia e Encenação: Leandro Bacellar

Supervisão de Método – Residência Artística: Zé Henrique de Paula

Elenco: Nívia Carla, Ramon Alcântara, Leandro Bacellar e Stace Mayka

Coreografia: Diego Carneiro

Técnico de Som e Áudio: Maurício Ramos

Desenho de Iluminação: Leandro Bacellar e Thiago Sales

Cenografia, Direção de Arte e Design Gráfico: Leandro Bacellar

Operador de Luz: Thiago Sales

Operador de Som: Diego Carneiro

Fotografias de Estúdio: Virgílio Libardi

Fotografias de Cena: Luara Monteiro

Identidade Visual GTE: JUUZ Design Gráfico

Marcenaria: Wesley Leandro de Souza

Produção: Leandro Bacellar

Realização: Grupo Teatro Empório

Informações: www.teatroemporio.com

Nenhum comentário: