Google Website Translator Gadget

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Teatro do Oprimido no Espírito Santo (com correção)

Dia 11 de novembro de 2008 (terça-feira), Altamir Furlane, um dos colaboradores do Grupo “Opiniões Cênicas”, divulgou sobre uma Mostra de Teatro do Oprimido no Espírito Santo. Hoje (13/11/2008), a SECULT me enviou o convite para o evento, no Teatro Carlos Gomes. Primeiro uma correção, não será uma mostra, mas sim o começo de um projeto (Agora eu me corrigo: É sim um mostra. O resultado de um trabalho que foi feito nas comunidades citadas, que se prolongou por mais do que os seis meses propostos, de tão certo que deu. A mostra é a forma de encerrar a participação do CTO junto ao Consórcio "Sou Pela Vida", do SESP, sendo um dos últimos a fazê-lo (Obrigado novamente, Altamir!)). O Projeto Teatro do Oprimido no Espírito Santo foi desenvolvido pela Secretaria Pública e Defesa Social do Estado do Espírito Santo – SESP, dentro do Consórcio de Prevenção “Sou Pela Vida”. Durante o projeto, foram debatidos assuntos como violência doméstica, urbana e social, além de preconceito e gravidez na adolescência. Usando o Teatro do Oprimido para expressar esse debate, eles levaram ao palco algumas montagens. Abaixo segue o convite, enviado pela SECULT e o que foi publicado pelo Altamir Furlane. O trabalho acontecerá no dia 17/11/2008 (segunda-feira), as 19:00, com Entrada Franca. Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do Teatro Carlos Gomes, a partir das 14:00.

Teatro oprimido.

TEATRO CARLOS GOMES apresenta

MOSTRA TEATRO DO OPRIMIDO NO ESPÍRITO SANTO

DIA 17 DE NOVEMBRO, ÀS 19 HORAS – ENTRADA FRANCA

Na próxima segunda-feira, às 19 horas, serão apresentados no Teatro Carlos Gomes espetáculos de TEATRO-FÓRUM, criados e produzidos pelos participantes do Projeto TEATRO DO OPRIMIDO NO ESPÍRITO SANTO, que tratam de temáticas do cotidiano dos jovens capixabas. As apresentações de um espetáculo de TEATRO-FÓRUM são baseadas na vida real e, por meio da teatralização de uma pergunta, discutem temáticas como: violência doméstica, urbana e sexual, abandono, discriminação racial, social e de gênero, diversidade sexual, direitos trabalhistas, opressão familiar, drogas, etc. Após cada apresentação o público capixaba será convidado a intervir nas cenas, substituindo o personagem protagonista e mostrando alternativas aos problemas encenados. Apesar dos temas densos, um espetáculo de TEATRO-FÓRUM sempre é apresentado de forma divertida, conquistando a platéia para o debate de temas tão urgentes em nossa sociedade. Os ingressos gratuitos serão distribuídos a partir das 12 horas do dia 17.

O TEATRO DO OPRIMIDO NO ESPÍRITO SANTO

A convite do Consórcio de Prevenção “Sou Pela Vida” da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Espírito Santo – SESP, e em parceria com parceira da Secretaria Estadual de Cultura, o CENTRO DE TEATRO DO OPRIMIDO, do Rio de Janeiro, trabalhou durante oito meses com integrantes do movimento social e cultural, além de lideranças comunitárias de Vitória, Vila Velha, Viana, Cariacica e Serra, com objetivo de formar Multiplicadores do Teatro do Oprimido que trabalharam diretamente com adolescentes e pré-adolescentes moradores dessas comunidades. Com vinte Multiplicadores formados, que coordenaram dez grupos atuantes nestes cinco municípios, o Projeto TEATRO DO OPRIMIDO NO ESPÍRITO SANTO já atingiu diretamente mais de 1.500 pessoas. (leia abaixo em Dados Estatísticos)

O Projeto TEATRO DO OPRIMIDO NO ESPÍRITO SANTO tem direção artística do teatrólogo Augusto Boal, coordenação de Helen Sarapeck e a atuação dos Curingas Claudete Felix e Flávio Sanctum na formação dos Multiplicadores capixabas.

“O caminho quem faz é o caminhante ao caminhar”

Antônio Machado (poeta espanhol, 1875 – 1939)

Através da arte e da cidadania, o Teatro do Oprimido apresenta em seu Método de trabalho uma alternativa à violência e à criminalidade. Identificando as suas questões e aprendendo a teatralizá-las, jovens e adultos se vêem diante da possibilidade de transformação das suas vidas. No Espírito Santo não está sendo diferente. Através dos vinte Mulplicadores capixabas formados nesta metodologia, jovens em situação de risco social, moradores de bairros como: Central Carapina, Nova Rosa da Penha, Santa Rita, Marcílio de Noronha, Santo André e redondezas, vem discutindo e entendendo em quais contextos a violência está inserida em suas vidas, e assim buscando meios adequados e possíveis para evitá-la ou minimizar seus efeitos.

Nos meses que seguiram a formação dos Multiplicadores e dos seus respectivos grupos, alguns dos trabalhos que serão apresentados na Mostra TEATRO DO OPRIMIDO NO ESPÍRITO SANTO foram anteriormente encenados em escolas, comunidades, espaços culturais e alternativos. Agora eles chegam ao tradicional TEATRO CARLOS GOMES para um grande público.

A iniciativa do SESP junto ao CTO, aposta em uma sociedade mais participante, na qual a justiça e o bem comum são frutos da intervenção, da participação e do fortalecimento da sociedade civil.

DADOS ESTATÍSTICOS

O Projeto TEATRO DO OPRIMIDO NO ESPÍRITO SANTO atingiu diretamente 5 municípios, formou 20 Multiplicadores e 10 grupos comunitários de teatro que fizeram em média 5 apresentações públicas cada. Cada grupo comunitário é formado em média por 15 integrantes, e recebe nas apresentações de Teatro-Forum de 30 a 200 espectadores. Como cada grupo fez no mínimo 5 apresentações em Centros Culturais, escolas, comunidades, espaços culturais e alternativos, podemos estimar que em apenas 8 meses de trabalho o Projeto atingiu diretamente mais de 1.500 pessoas. São 1.500 possibilidades de transformação.

O TEATRO DO OPRIMIDO

augusto-boal O TEATRO DO OPRIMIDO é uma metodologia lúdica e pedagógica, um instrumento eficaz de comunicação e de busca de alternativas concretas para problemas reais. Cria condições para que o oprimido se aproprie dos meios de produzir teatro e assim amplie suas possibilidades de expressão. É o método teatral mais praticado no mundo.

Cto_logo O CENTRO DE TEATRO DO OPRIMIDO (CTO) vem realizando, Brasil adentro, mundo afora, um projeto ambicioso de formação de Multiplicadores do Teatro do Oprimido, ministradas pelos Curingas do CTO, com objetivo de formar pessoas interessadas em utilizar o Método criado há 40 anos pelo teatrólogo Augusto Boal para estimular a reflexão de problemas reais e a busca de alternativas, através do Diálogo Teatral com a sociedade.

www.ctorio.org.br

www.theatreoftheoppressed.org

SERVIÇO­­­­­­­­­­­­­­

MOSTRA TEATRO DO OPRIMIDO NO ESPÍRITO SANTO

Dia 17 de novembro

Horário: de 19 às 21h

Local: Teatro Carlos Gomes – Praça Costa Pereira s/n°, Centro - Vitória

Tel.: (27) 3132-8399

Capacidade de público: 450 lugares

Classificação etária: livre

INGRESSOS GRATUITOS, retirados a partir das 14h na bilheteria do Teatro

Sinopse: Grupos dos municípios de Cariacica, Serra e Vila Velha, praticantes do Teatro do Oprimido, apresentam espetáculos de Teatro-Fórum que discutem temas como: opressão familiar, gravidez precoce, abuso de poder e preconceito estético.

IMPRENSA

Ney Motta | Assessoria de Comunicação
CENTRO DE TEATRO DO OPRIMIDO - CTO
tels. (21) 2539-2873 e 8718-1965
e-mail: neymotta@terra.com.br
skype: neymotta

Nenhum comentário: