Google Website Translator Gadget

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

"Do Singular ao Plural", no Ifes


Sabe quando você lê uma matéria e corre para ajudar na divulgação? Este é o caso. Não que seja um trabalho profissional de atores e atrizes levando ao palco a obra de um dos grandes gênios da música popular brasileira, mas só por um educador, um professor, promover inclusão social através do teatro, já vale a pena a divulgação.
Ah, o artista do qual eu falei acima é ninguém menos que o poeta Vínicios de Moraes. Um dos criadores da Bossa Nova, Vínicius levou ao mundo seus poemas em forma de música, encantando os europeus e fazendo até mesmo os estadunidenses cantarem "Garota de Ipanema". Hoje, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), as 19:00, o alunos do professor Fabio Mota, na EMEF Elaine Rodrigues dos Santos, localizada nas Ilhas das Caieiras, apresentará "Do Singular ao Plural", uma peça teatral que contempla a vida e a obra de Vínicios de Moraes. Abaixo segue a matéria que encontrei no Diário de Vitória, no site da Prefeitura Municipal de Vitória, escrito por Lorena Bosi. (Parabéns, professor Fabio, pelo excelente trabalho!)

Alunos da Eliane Rodrigues representam a vida e a obra de Vinícius de Moraes

Publicada em 01/12/2009, às 00h45

"O teatro é uma forma de arte cuja especificidade a torna insubstituível como registro, difusão e reflexão do imaginário de um povo." Esse trecho do Manifesto arte contra a barbárie, do grupo teatral paulista Companhia do Latão, nos revela um pouco da importância do teatro para a sociedade.

Há oito anos, o professor Fábio Mota utiliza o teatro para promover a inclusão social e a cidadania entre jovens de Ilha das Caieiras, por meio das aulas de português e literatura e das oficinas culturais do programa Escola Aberta, na EMEF Eliane Rodrigues dos Santos.

Nesta terça (01), o público vai poder conferir Do singular ao plural, um espetáculo que contempla a vida e a obra do poeta Vinícius de Moraes, com texto e direção de Fábio Mota. A apresentação acontece no auditório do Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes), a partir das 19h. A entrada é gratuita e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Em 2001, ele criou o Tonga da Mironga, um grupo teatral pelo qual já passaram mais de mil alunos da rede pública. "O Tonga da Mironga é um grupo especial.

A maioria dos alunos que o integram estão em situação de risco social, tem dificuldade de aprendizado ou problemas de indisciplina", comenta. Apesar das dificuldades, o grupo já apresentou mais de 100 peças.

(Lorena Bosi, com a colaboração de Filipe de Paula)

Nenhum comentário: