Google Website Translator Gadget

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

IV Festival Nacional de Teatro da Cidade de Vitória

Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, vai pulsar teatro durante nove dias. Em todos os teatros existentes na capital, estarão sendo encenadas peças nacionais como do próprio estado. Teatro Carlos Gomes, Escola de Teatro e Dança Fafi, Estação Porto, Teatro Galpão, Teatro Universitário e o Teatro do SESI, terão suas portas abertas para quem quiser testemunhar um dos grandes movimentos teatrais dentro da capital. Além dos espaços, também estarão acontecendo teatros nas praças e espaços alternativos. Ontem, no Diário de Vitória saiu um roteiro de todas as peças teatrais que poderão ser vistas gratuitamente pela população de Vitória e cidades próximas. Teremos também oficinas, apresentações de montagens, leitura musical e dramática, palestras e debates.
Para as peças teatrais, é recomendado que as pessoas interessadas compareção aos respectivos teatros a partir das 13:00 para retirada dos ingressos, que serão distribuidos limitadamente, de acordo com a capacidade de cada teatro ou espaço. Segue abaixo (como gosto de fazer) a matéria que saiu no Diário de Vitória. Para ver a programação completa, clique aqui:

Vitória recebe grandes espetáculos teatrais a partir de 13 de outubro

Dezesseis peças nacionais, nove espetáculos locais selecionados, quatro montagens capixabas convidadas, oficinas, palestras e debates. A programação do IV Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória - que ocorrerá de 13 a 21 de outubro - é a mais variada das edições já realizadas, com diversidade de estilos e linguagens.
No último ano, 10.285 pessoas participaram das programações, que incluem, além das peças nacionais e locais, atividades formativas (oficinas e palestras). As peças serão encenadas nos espaços culturais Escola de Teatro e Dança Fafi, Teatro Carlos Gomes, Teatro do Sesi, Teatro Galpão, Teatro Universitário e na Estação Porto. Apresentações de rua também fazem parte do programa do festival.
Para essa IV edição, a Curatoria do Festival - formada por Renato Saudino,Wilson Coelho, Cesar Huapaya, Sergio Maggio, Ary Roaz, Ieda Barreto, Lucia Pardo e Beth Caser - procurou trabalhar com obras de diferentes estados, linguagens e conceitos. Segundo subsecretária municipal de Cultura e coordenadora do festival, Beth Caser, a organização do evento valoriza a diversidade cultural, reconhecendo as características e diferenças das etnias e grupos sociais.
“Dessa forma, estamos contribuindo para a integração entre os diferentes saberes estabelecidos, formas de pensar e se expressar, que buscam mais do que encontrar respostas e soluções, provocar, falar, reunir gente, estimulando o fortalecimento das linguagens e o debate sobre o fazer artístico nacional”.

Peças nacionais

Nesta edição, 16 peças nacionais serão apresentadas em Vitória. Foram convidadas as peças do Rio de Janeiro “Gota D’Água”, “Memória Tá na Rua”, do grupo Tá Na Rua; “Púcaro e Bulgaro”, com direção de Aderbal Freire; e “A Mulher que escreveu a Bíblia”, com direção de Guilherme Piva, “No Final das Contas”, com direção de Letícia Braga, e “Cidade das Donzelas”, do Grupo Troupp Pas D’argent.
De São Paulo vêm as peças “Camaradagem”, da obra de August Strindberg, e “Amargo Siciliano”, da obra de Luigi Pirandello, do grupo Tapa, “As noivas de Nelson”, da Cia paulista de Artes, de Jundiaí, “Cadê meu Herói”, do grupo Sobrevento, e “Orestéia – O Canto do Bode”, do grupo Folias.
“Dinossauros”, do grupo Cena Contemporânea, de Brasília, “Miséria Servidor de Dois Estanceiros”, da Companhia Oigalê, do Rio Grande do Sul, “A Paixão e a Sina de Mateus e Catirina”, da Tropa do Balacobaco, de Recife, Anatomia Humana, da: Cia. K, de Minas Gerais, e “Dorotéia - De Nelson Rodrigues”, da Associação Cultural Oficina de Criação Teatral, de Mato Grosso, completam a programação de fora.
Peças locais
Já as nove peças locais que se apresentarão no festival foram definidas no último dia 22 pelos membros da comissão de seleção, composta por Ernandes Zanon Guimarães e Lilian Menenguci, representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Rose Andrade, representante do Sated-ES, Jovany Salles, representante da Fecataes e Rodrigo Prado e Marcelo Pereira, representando a mídia especializada.
São elas: “Metrópolis”, da Cia Urgente de Teatro; “Cantantes e Brincantes”, da Companhia Folgazões de Artes Cênicas; “Quem Casa quer Casa”, de Jota Jota; “Um dedo de Prosa”, Sérgio Ferreira Torrente; “O Grande Circo Ínfimo”, Grupo Z de Teatro; “A Cor desta Noite”, Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira; “O Figurante Invisível”, do Grupo Quintal; “Uma Temporada no inferno”, do Grupo Tarahumaras; e “Luz Câmera, Cléopatra em Ação”, de Edilson Pedrini Ramos. Ao todo, 18 peças participaram do processo de seleção. Cada um dos espetáculos escolhidos receberá um prêmio no valor de R$ 5 mil.

Ingressos e inscrições

Como nas edições anteriores, a entrada nas apresentações é gratuita. Os ingressos serão distribuídos no dia especifico de cada apresentação, na bilheteria do teatro ou espaço de cultura onde a peça será encenada. A distribuição terá início sempre as 13h, durando o tempo necessário para a distribuição. Cada pessoa poderá retirar apenas um ingresso.
Já os interessados em participar das oficinas oferecidas nas atividades formativas deverão ficar atentos aos prazos e aos pré-requisitos para cada minicurso. As inscrições começarão nessa quarta (01), das 9h às 18h, na Escola de Teatro e Dança Fafi. Ao todo serão ofertadas 135 vagas, divididas entre as oficinas de voz, crítica teatral, esquetes educativos, figurino, cenografia e teatro.
As inscrições são gratuitas e acontecerão por ordem de chegada, mediante a apresentação dos documentos de identificação pessoal e entrega de currículo resumido em uma lauda, para comprovação das experiências exigidas por cada oficineiro.
Para as demais atividades formativas, serão abertas ao público, com exceção das palestras e demonstrações de trabalho que acontecerão na Escola de Teatro Fafi, que devido ao tamanho de seu auditório serão limitados a 80 pessoas por atividade. Nesses casos, os interessados em participar deverão retirar seus ingressos na própria Escola, uma hora antes das atividades. É preciso ficar atento à programação e garantir seus ingressos e inscrições. (Confira a programação no final da matéria)
O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Vitória realizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Entre seus principais objetivos estão promover o desenvolvimento cultural do município e, ainda, propiciar uma reflexão e a difusão da produção teatral brasileira.

Ocupação

Os espaços culturais de Vitória ganham nova vida durante a realização do festival. Teatros como Carlos Gomes, Sesi, Galpão, Universitário, além de espaços como a Escola de Teatro e Dança Fafi e a Estação Porto alcançam sua lotação em praticamente todas as apresentações. “O interesse e a participação popular crescem a cada edição. Isso nos estimula a fazer um festival ainda melhor no ano seguinte”, comenta a subsecretária.
Em 2005, durante a primeira edição, foram apresentadas cinco peças nacionais, nove locais e seis atividades formativas, com a participação total de 4120 pessoas. Já no ano passado, esses números cresceram significativamente. Onze peças nacionais, oito locais e 11 atividades foram realizadas, totalizando um público de 10.285 pessoas. (Loureta Samora)

Um comentário:

Anônimo disse...

QUERO SABER SE HAVERA OFICINA P
TEATRAL EM JANEIRO DE 2015