Google Website Translator Gadget

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

9ª Edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória - Dia 6

Ontem (17/10/2013) foi um bom dia de teatro.

IX Festival Nacional de Teatro Cidade de VitóriaO dia começou com a apresentação do grupo Gota, Pó e Poeira (ES) na Praça Costa Pereira. O grupo de Guaçuí – ES apresentou a peça “Bumba Meu Boi”, escrita e dirigida por Carlos Ola. As 19h00 foi a apresentação da peça “A Farsa dos Opostos”, da Cia. Imbuaçã (SE) na Praça Irene Terezinha Grechi, em Bairro República, em Vitória – ES. E terminou com chave de ouro com a apresentação no Teatro Universitário do espetáculo “A Marca Da Água” do Armazém Companhia de Teatro, as 21h00.

Eu cheguei no teatro bem cedo, pois se fosse do trabalho para casa, possivelmente, devido ao cansaço, não sairia mais. Foram três horas de espera que valeram cada segundo, pois foi gratificante ver novamente o Armazém em cena.

Divulgacao_InvejadosAnjos3Em 2009, na 5ª Edição do festival, tive o prazer de assistí-los apresentar o espetáculo “Inveja dos Anjos” no palco do Teatro Universitário, também. Ontem eles só demonstraram que depois de quatro anos, continuam fazendo um excelente trabalho.

“A Marca da Água” faz uma viagem na mente de Laura, uma mulher com vários problemas pessoais e mal resolvidos. Estes problemas levam a uma grande revelação ao final do espetáculo. Não quero falar muito, pois hoje (18/10/2013) as 21h00, quem não conseguiu assistir à peça, terá esta maravilhosa oportunidade.

A-Marca-da-Água_Mauro_KuryCom o teatro lotado, o Armazém enriqueceu os olhos do público, com um espetáculo que trabalha bem vários aspectos cênicos. Desde elementos robóticos, espelhos d’água, uma iluminação impecável, até uma bela atuação do seu elenco, que mesmo de coxia aberta, demonstra um grande profissionalismo. Mesmo quando uma das atrizes leva um tombo, nada se perde, em nenhum momento.

É enriquecedor ver um bom espetáculo. Fui agraciado este ano com três, até o momento: “A Casa do Assoalho Velho”, da Trupe Iá Poco, “Tempo de Areia” do Repertório de Artes Cênicas e, agora, com “ A Marca Da Água” do Armazém Companhia de Teatro. Isso me leva a crer que mais coisas boas vêm por aí, e eu torço que isso seja no dia de hoje.

Bem, nesta sexta-feira (18/10/2013), o dia começa com a Cia. Imbuaçã (SE) reapresentando seu espetáculo cênico de rua “A Farsa dos Opostos” na Praça Costa Pereira, as 12h00. Já na Praça José Maria Ferreira, em Campo Grande, Cariacica – ES, a peça teatral de rua “Júlia” do grupo Cirquinho do Revirado (SC), estará sendo apresentada as 12h00, também. Já à noite, estréia no festival o espetáculo “Medéia”, baseado na tragédia helênica de Eurípedes, encenada pelo grupo Teatro Trupersa da UFMG, as 19h00, no Museu do Negro, no Centro de Vitória – ES. Como eu revelei acima, acontecerá uma reapresentação de “A Marca Da Água” com o Armazém Companhia de Teatro (RJ) no Teatro Universitário, as 21h00. No mesmo horário, na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, o Santa Ignorância Cia. de Artes (MA) apresenta “O Miolo da Estória”. Abaixo, como sempre, seguem os releases e as fichas técnicas.

Os ingressos podem ser retirados nas bilheterias dos teatros ou espaços cênicos (como no caso do Museu do Negro) a partir das 13h00. Quanto as apresentações em praças, é como eu sempre digo: chegue, se aconchegue e aproveite. Desejo a todos boa diversão!

PEÇA: A FARSA DOS OPOSTOS

imbuacaGrupo: Cia Imbuaçã - SE

HORA: 12 horas.

Duração: 60 min.

Classificação: Livre

LOCAL: PRAÇA COSTA PEREIRA

RELEASE: Era uma vez um poeta! E o poeta, numa tarde bonita assim como essa, inspirado pelo desfile da humanidade que via da sua janela, resolveu contar uma história! Hoje, gentis senhores e graciosas senhoras, jovens em flor e crianças turbulentas, vocês vão ver os contrastes da vida como ela é: o azul e o encarnado, o doce e o azedo, o bondoso e o malvado, a virtude e a safadeza, a alegria e a tristeza, o insosso e o salgado, o empregado e o patrão, o esperto e o bestalhão.”

É nesse mundo de contrastes que o poeta popular entra em cena e luta para sobreviver através da produção de sua arte: o folheto de cordel. .

FICHA TECNICA:

TEXTO: Clotilde Tavares, a partir de pesquisa do Grupo Imbuaça

DIREÇÃO: João Marcelino

ELENCO: Isabel Santos, Lindolfo Amaral, Manoel Cerqueira, Iradilson Bispo, Luciano Lima, Talita Calixto, Rosi Moura, Késsia Mecya, Jonathan Rodrigues.

Preparação Corporal: Carla Martins

Figurinos: João Marcelino

Execução: Adjânia e João Marcelino

Adereços: João Marcelino

Execução: Iradilson Bispo e João Marcelino

Música/tema: Joésia Ramos

Maquiagem: João Marcelino

Execução: Grupo Imbuaça

Bonecos: Mamulengo de Cheiroso

Execução/figurinos dos bonecos: Maurelina Santos

Contra regra – Patricia Santos

iluminação e Operação da trilha sonora: Rogers Nascimento

Operação de som: Fábio Santos

Produção:Lindolfo Amaral/ Isabel Santos

PEÇA: JÚLIA

julia2Grupo : Cirquinho do Revirado - SC

HORA: 12 horas

Duração : 55 min.

CLASSIFICAÇÃO: 12 anos

LOCAL: PRAÇA JOSÉ MARIA FERREIRA - CENTRO - CAMPO GRANDE - CARIACICA

RELEASE: Júlia, uma mulher das ruas, vem chegando. Palheta, seu fiel escudeiro, é quem a conduz. Na bagagem, coisas do mundo, coisas da vida, tantas coisas. Entre realidade e ilusão há uma linha muito tênue, onde uma mulher sem pernas seria capaz de rodopiar. Esta dupla errante gira o mundo ou é o mundo quem os gira? Excluídos pelos excluídos, dizendo-se donos dos restos de um circo incendiado, Júlia e Palheta “se viram”. Não é fácil ter pernas!

FICHA TECNICA:

Atuação: Reveraldo Joaquim e Yonara Marques

Direção: Pépe Sedrez

Assistente de Direção: Fabiano Peruchi

Roteiro: Fabiano Peruchi, Pépe Sedrez, Reveraldo Joaquim e Yonara Marques

Consultoria de Dramaturgia: Gregory Haertel

Direção de Arte e Figurinos : Maíra Coelho

Assistente de Arte e Figurinos: Alexandre Antunes

Cenografia: Luciano Wieser, Maíra Coelho, Reveraldo Joaquim e Yonara Marques

Criação e Estrutura do Cenário: Reveraldo Joaquim

Maquiagem e Caracterização: Carlos Eduardo Silva

Próteses Dentárias: Júlio César Gaffrée Orviedo

Técnicos: Luan Marques Joaquim e Adriano Medeiros Marcirio e Antonio Roseng

Produção: Cirquinho do Revirado

PEÇA: MEDÉIA

medeiaGRUPO: Teatro Trupersa da UFMG.

HORA: 19 h.

DURAÇÃO: 120 min.

CLASSIFICAÇÃO: Livre

LOCAL: MUSEU DO NEGRO

RELEASE: uma mulher mais velha, mãe de dois filhos, é trocada pelo marido por uma mulher mais jovem e mais rica. Medeia (Andreia Garavello) é a mulher abandonada por Jazão (Guilherme Colina). Para se vingar daqueles que provocam seu sofrimento e a quebra de um juramento (seu casamento com Jasão), feito em nome dos deuses, planeja e mata o rei Creonte e a filha, a princesa que se casou com Jasão, e os próprios filhos. Assim, deixando o grande herói dos Argonautas sem reino e sem herdeiros, foge no Carro do Sol, de seu avô, para Atenas. Medeia é a única mulher na Literatura Grega que vence o mundo masculino e ainda permanece viva e gloriosa.

FICHA TECNICA:

TEXTO ORIGINAL: Eurípedes

DIREÇÃO Geral/Artística: Andreia Garavello.

DIREÇÃO De Ator: Vinícius Albricker

ELENCO: Andreia Garavello, Guilherme Colina, Geraldo Peninha, Gaya Bouchardet, Alessandra Stella, Grazielle Sena, Juliana Birchal e Josi Félix,

Direção Musical, Preparação Vocal , Trilha Sonora: Marco Flávio Alvarenga e Joseane Félix

Preparação Corporal: Dulce Beltrão.

Figurino e Adereços: Léo Piló.

Maquiagem: Regina Maia.

Cenário: Renato Martins.

Fotos: Melissa Oliveira

PEÇA: A MARCA DA ÁGUA

amarcadaagua24_0GRUPO: Armazém Companhia de Teatro - RJ

HORA: 21h

DURAÇÃO: 70 min.

CLASSIFICAÇÃO: 12 anos.

LOCAL: TEATRO UNIVERSITÁRIO-UFES

RELEASE: Laura tem 40 anos. Vive numa aparente placidez, uma espécie de tristeza cotidiana. Até que um peixe enorme aparece misteriosamente no seu jardim. A presença estranha do peixe, a discussão com o marido, as picuinhas da vida da família, são uma pista falsa (red herring) sobre o rumo das coisas. Laura está diante do inevitável.

FICHA TECNICA:

Elenco: Patrícia Selonk, Ricardo Martins, Marcos Martins, Marcelo Guerra, Lisa E. Fávero

Direção: Paulo de Moraes

Dramaturgia: Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes

Direção Musical: Ricco Viana

Cenografia: Paulo de Moraes

Iluminação: Maneco Quinderé

Figurinos: Rita Murtinho

Videografismo: Rico e Renato Vilarouca

Preparação Corporal: Patrícia Selonk e Laura Noronha

Cartaz: Jopa Moraes

Projeto Gráfico: Alexandre de Castro e Jopa Moraes

Fotografias: Mauro Kury

Assistente de Produção: Fernanda Camargo

Produção Executiva: Flávia Menezes

Produção: Armazém Companhia de Teatro

PEÇA: O MIOLO DA ESTÓRIA

o-miolo-da-estoria-foto-de-ayrton-valleGRUPO: Santa Ignorância Cia de Artes - MA

HORA: 21h

DURAÇÃO: 55 min.

CLASSIFICAÇÃO: 14 anos

LOCAL: FAFI

RELEASE: O Miolo da estória apresenta a vida e os sonhos de João Miolo, operário da construção civil e brincante de bumba meu boi que tem uma vida comum a tantos outros operários: casa humilde, vida sofrida e uma enorme solidão. Mas em meio a tudo isso, João sustenta o desejo de ainda vir ser cantador no boi onde brinca e ocupar uma posição de destaque na vida. O drama de João começa quando, não sendo aceito como cantador, decide não sair na boiada daquele ano. Revoltado, ele vai trabalhar embriagado e acaba machucando-se, precisando refazer os votos com o santo para não perder a perna. O espetáculo apresenta o homem em conflito com a fé e suas relações sociais.

FICHA TECNICA:

Realização: Santa Ignorância. Cia de Artes

Dramaturgia, direção, atuação, músicas, Figurino e cenografia: Lauande Aires

Iluminação: Eliomar Cardoso e Júlio Cesar da Hora (Jarrão)

Operação de Luz: Jarrão

Operação de Sonoplastia: Rosa Ewerton

Confecção de Figurino: Graça Araújo

Fotos: Ayrton Valle e Paulo Caruá

Designer Gráfico: Manoel Freitas

Treinamento de Brincante: Leonel Alves

Consultoria Artística: Antônio Freire, Leonel Alves, Manoel Freitas e César Boaes

Ainda hoje começa a “Oficina de Atuação: O Ator em seu labirinto, ministrado pelo dramaturgo e diretor teatral argentino Santiago Serrano. A oficina começa hoje e vai até amanhã (19/10/2013), das 14h00 às 18h00, na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, com a possibilidade de 20 participantes que precisam ser atores com experiência teatral ou estudantes avançados.

Acontecerá também na Fafi a palestra da Cia. Imbuaçã, “A Farsa dos Opostos”, as 17h00. Alegre

Nenhum comentário: