Google Website Translator Gadget

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

5ª Edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória - Dia 5

Bem, nem sempre a vida pode ser planejada. Sendo assim, nem sempre podemos fazer tudo que desejamos. Hoje foi um desses dias, pois devido a uma necessidade pessoal não pude comparecer a nenhum dos espetáculos que estiveram em cartaz no Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória – 9ª Edição. Dessa forma, sem muito para dizer vamos para a programação que acontecerá neste quinto dia de festival, que trará, na minha opinião, um dos melhores grupos teatrais do Brasil.

IX Festival Nacional de Teatro Cidade de VitóriaVamos começar com a primeira apresentação do dia de hoje (17/10/2013), que acontecerá na Praça Costa Pereira, as 12h00, onde o grupo Gota, Pó e Poeira (ES) apresentará a peça “Bumba Meu Boi”. Já as 19h00, na Praça Irene Terezinha Grechi, em Bairro República, Vitória – ES, a Cia. Imbuaça (SE) apresenta o trabalho de rua “A Farsa dos Opostos”. E para fechar o dia com chave de ouro, o Armazém Companhia de Teatro (RJ) estará no Teatro Universitário com seu novo espetáculo, “A Marca Dágua”, as 21h00. Abaixo seguem os releases das peças e algumas informações técnicas. Como sempre essa informação é válida, pois os ingressos começam a ser entregues nas bilhererias dos teatros a partir das 13h00, no caso de apresentações em praças, e só chegar, se aconchegar e aproveitar. Desejo a todos uma boa diversão!

PEÇA: BUMBA MEU BOI

bumbaGrupo : Gota Pó e Poeira - ES

HORA: 12 horas

Duração : 50 min.

Classificação: Livre

LOCAL: PRAÇA COSTA PEREIRA

RELEASE: Com elementos da cultura popular, o texto narra a trajetória de Chico, empregado numa grande fazenda e que acaba de receber um boi muito caro para cuidar. Já sua esposa, Catirina, está grávida e tem desejos estranhos, um deles é de comer a língua do boi mais caro e mais bonito da região. Chico hesita em atender o desejo da esposa, mas com medo de seu filho nascer com cara de boi, resolve arrancar a língua do animal, sendo tentado ainda belo Belzebu. A partir daí, arrependido, o empregado tem que recorrer ao sincretismo religioso para reverter o feito e não ser punido pelo Coronel, dono do boi. O texto está em cima das tradições populares, muito evidentes ainda na Região do Caparaó Capixaba e outras regiões brasileiras.

FICHA TECNICA:

Direção e Texto Carlos Ola

Figurino: Maria Hlena

Cenario e Adereço: João Batista e Moraes

Contrarregra: Aline Saraiva

Musica: Jovani Faria

Elenco:

João Batista Ferreira de Moraes, Neuza de Souza, Eliane Correia, Carlos Ola, Edmar da Silva, Dyonathas da Silveira, Danielle Lino e João Paulo Rodrigues

PEÇA: A FARSA DOS OPOSTOS

imbuacaGrupo: Cia Imbuaça - SE

HORA: 19 horas

Duração: 1h

Classificação: Livre

LOCAL: PÇA. IRENE TEREZINHA GRECHI – BAIRRO REPÚBLICA

RELEASE: Era uma vez um poeta! E o poeta, numa tarde bonita assim como essa, inspirado pelo desfile da humanidade que via da sua janela, resolveu contar uma história! Hoje, gentis senhores e graciosas senhoras, jovens em flor e crianças turbulentas, vocês vão ver os contrastes da vida como ela é: o azul e o encarnado, o doce e o azedo, o bondoso e o malvado, a virtude e a safadeza, a alegria e a tristeza, o insosso e o salgado, o empregado e o patrão, o esperto e o bestalhão.”

É nesse mundo de contrastes que o poeta popular entra em cena e luta para sobreviver através da produção de sua arte: o folheto de cordel. .

FICHA TECNICA:

TEXTO: Clotilde Tavares, a partir de pesquisa do Grupo Imbuaça

DIREÇÃO: João Marcelino

ELENCO: Isabel Santos, Lindolfo Amaral, Manoel Cerqueira, Iradilson Bispo, Luciano Lima, Talita Calixto, Rosi Moura, Késsia Mecya, Jonathan Rodrigues.

Preparação Corporal: Carla Martins

Figurinos: João Marcelino

Execução: Adjânia e João Marcelino

Adereços: João Marcelino

Execução: Iradilson Bispo e João Marcelino

Música/tema: Joésia Ramos

Maquiagem: João Marcelino

Execução: Grupo Imbuaça

Bonecos: Mamulengo de Cheiroso

Execução/figurinos dos bonecos: Maurelina Santos

Contra regra – Patricia Santos

iluminação e Operação da trilha sonora: Rogers Nascimento

Operação de som: Fábio Santos

Produção:Lindolfo Amaral/ Isabel Santos

PEÇA: A MARCA DA ÁGUA

amarcadaagua24_0GRUPO: Armazém Companhia de Teatro - RJ

HORA: 21h

DURAÇÃO: 70 min.

CLASSIFICAÇÃO: 12 anos.

LOCAL: TEATRO UNIVERSITÁRIO-UFES

RELEASE: Laura tem 40 anos. Vive numa aparente placidez, uma espécie de tristeza cotidiana. Até que um peixe enorme aparece misteriosamente no seu jardim. A presença estranha do peixe, a discussão com o marido, as picuinhas da vida da família, são uma pista falsa (red herring) sobre o rumo das coisas. Laura está diante do inevitável.

FICHA TECNICA:

Elenco: Patrícia Selonk, Ricardo Martins, Marcos Martins, Marcelo Guerra, Lisa E. Fávero

Direção: Paulo de Moraes

Dramaturgia: Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes

Direção Musical: Ricco Viana

Cenografia: Paulo de Moraes

Iluminação: Maneco Quinderé

Figurinos: Rita Murtinho

Videografismo: Rico e Renato Vilarouca

Preparação Corporal: Patrícia Selonk e Laura Noronha

Cartaz: Jopa Moraes

Projeto Gráfico: Alexandre de Castro e Jopa Moraes

Fotografias: Mauro Kury

Assistente de Produção: Fernanda Camargo

Produção Executiva: Flávia Menezes

Produção: Armazém Companhia de Teatro

Hoje também se iniciam as oficinas: Interpretação Teatral (Oficina para atores sobre Stanislavsky), com o professor Ney Piacentini, da Cia. do Latão (SP), que irá até o dia 19/10/2013 (sábado), sempre nos horários de 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00. A oficina tem vagas para 30 participantes, somente, sendo eles atores, diretores, estudantes e interessados em direção de atores; e Perna de Pau, com o Cirquinho do Revirado (SC), no horário das 15h00 às 18h00, com vagas para até 20 participantes, tendo como público alvo atores. Ambas as oficinas ocorreram na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi.

Também acontecerá a palestra “Encenaçãoi, Exotismo e Performance, no Cemuni V, Sala 03, no Centro de Artes da UFES. Os palestrantes serão César Huapaya e Bernard Mullher, e começará as 14h00. Programe-se e aproveite ao máximo.

Nenhum comentário: