Bem, nem sempre a vida pode ser planejada. Sendo assim, nem sempre podemos fazer tudo que desejamos. Hoje foi um desses dias, pois devido a uma necessidade pessoal não pude comparecer a nenhum dos espetáculos que estiveram em cartaz no Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória – 9ª Edição. Dessa forma, sem muito para dizer vamos para a programação que acontecerá neste quinto dia de festival, que trará, na minha opinião, um dos melhores grupos teatrais do Brasil.
Vamos começar com a primeira apresentação do dia de hoje (17/10/2013), que acontecerá na Praça Costa Pereira, as 12h00, onde o grupo Gota, Pó e Poeira (ES) apresentará a peça “Bumba Meu Boi”. Já as 19h00, na Praça Irene Terezinha Grechi, em Bairro República, Vitória – ES, a Cia. Imbuaça (SE) apresenta o trabalho de rua “A Farsa dos Opostos”. E para fechar o dia com chave de ouro, o Armazém Companhia de Teatro (RJ) estará no Teatro Universitário com seu novo espetáculo, “A Marca Dágua”, as 21h00. Abaixo seguem os releases das peças e algumas informações técnicas. Como sempre essa informação é válida, pois os ingressos começam a ser entregues nas bilhererias dos teatros a partir das 13h00, no caso de apresentações em praças, e só chegar, se aconchegar e aproveitar. Desejo a todos uma boa diversão!
PEÇA: BUMBA MEU BOI
HORA: 12 horas
Duração : 50 min.
Classificação: Livre
LOCAL: PRAÇA COSTA PEREIRA
RELEASE: Com elementos da cultura popular, o texto narra a trajetória de Chico, empregado numa grande fazenda e que acaba de receber um boi muito caro para cuidar. Já sua esposa, Catirina, está grávida e tem desejos estranhos, um deles é de comer a língua do boi mais caro e mais bonito da região. Chico hesita em atender o desejo da esposa, mas com medo de seu filho nascer com cara de boi, resolve arrancar a língua do animal, sendo tentado ainda belo Belzebu. A partir daí, arrependido, o empregado tem que recorrer ao sincretismo religioso para reverter o feito e não ser punido pelo Coronel, dono do boi. O texto está em cima das tradições populares, muito evidentes ainda na Região do Caparaó Capixaba e outras regiões brasileiras.
FICHA TECNICA:
Direção e Texto Carlos Ola
Figurino: Maria Hlena
Cenario e Adereço: João Batista e Moraes
Contrarregra: Aline Saraiva
Musica: Jovani Faria
Elenco:
João Batista Ferreira de Moraes, Neuza de Souza, Eliane Correia, Carlos Ola, Edmar da Silva, Dyonathas da Silveira, Danielle Lino e João Paulo Rodrigues
PEÇA: A FARSA DOS OPOSTOS
HORA: 19 horas
Duração: 1h
Classificação: Livre
LOCAL: PÇA. IRENE TEREZINHA GRECHI – BAIRRO REPÚBLICA
RELEASE: Era uma vez um poeta! E o poeta, numa tarde bonita assim como essa, inspirado pelo desfile da humanidade que via da sua janela, resolveu contar uma história! Hoje, gentis senhores e graciosas senhoras, jovens em flor e crianças turbulentas, vocês vão ver os contrastes da vida como ela é: o azul e o encarnado, o doce e o azedo, o bondoso e o malvado, a virtude e a safadeza, a alegria e a tristeza, o insosso e o salgado, o empregado e o patrão, o esperto e o bestalhão.”
É nesse mundo de contrastes que o poeta popular entra em cena e luta para sobreviver através da produção de sua arte: o folheto de cordel. .
FICHA TECNICA:
TEXTO: Clotilde Tavares, a partir de pesquisa do Grupo Imbuaça
DIREÇÃO: João Marcelino
ELENCO: Isabel Santos, Lindolfo Amaral, Manoel Cerqueira, Iradilson Bispo, Luciano Lima, Talita Calixto, Rosi Moura, Késsia Mecya, Jonathan Rodrigues.
Preparação Corporal: Carla Martins
Figurinos: João Marcelino
Execução: Adjânia e João Marcelino
Adereços: João Marcelino
Execução: Iradilson Bispo e João Marcelino
Música/tema: Joésia Ramos
Maquiagem: João Marcelino
Execução: Grupo Imbuaça
Bonecos: Mamulengo de Cheiroso
Execução/figurinos dos bonecos: Maurelina Santos
Contra regra – Patricia Santos
iluminação e Operação da trilha sonora: Rogers Nascimento
Operação de som: Fábio Santos
Produção:Lindolfo Amaral/ Isabel Santos
PEÇA: A MARCA DA ÁGUA
GRUPO: Armazém Companhia de Teatro - RJ
HORA: 21h
DURAÇÃO: 70 min.
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos.
LOCAL: TEATRO UNIVERSITÁRIO-UFES
RELEASE: Laura tem 40 anos. Vive numa aparente placidez, uma espécie de tristeza cotidiana. Até que um peixe enorme aparece misteriosamente no seu jardim. A presença estranha do peixe, a discussão com o marido, as picuinhas da vida da família, são uma pista falsa (red herring) sobre o rumo das coisas. Laura está diante do inevitável.
FICHA TECNICA:
Elenco: Patrícia Selonk, Ricardo Martins, Marcos Martins, Marcelo Guerra, Lisa E. Fávero
Direção: Paulo de Moraes
Dramaturgia: Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes
Direção Musical: Ricco Viana
Cenografia: Paulo de Moraes
Iluminação: Maneco Quinderé
Figurinos: Rita Murtinho
Videografismo: Rico e Renato Vilarouca
Preparação Corporal: Patrícia Selonk e Laura Noronha
Cartaz: Jopa Moraes
Projeto Gráfico: Alexandre de Castro e Jopa Moraes
Fotografias: Mauro Kury
Assistente de Produção: Fernanda Camargo
Produção Executiva: Flávia Menezes
Produção: Armazém Companhia de Teatro
Hoje também se iniciam as oficinas: Interpretação Teatral (Oficina para atores sobre Stanislavsky), com o professor Ney Piacentini, da Cia. do Latão (SP), que irá até o dia 19/10/2013 (sábado), sempre nos horários de 10h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00. A oficina tem vagas para 30 participantes, somente, sendo eles atores, diretores, estudantes e interessados em direção de atores; e Perna de Pau, com o Cirquinho do Revirado (SC), no horário das 15h00 às 18h00, com vagas para até 20 participantes, tendo como público alvo atores. Ambas as oficinas ocorreram na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi.
Também acontecerá a palestra “Encenaçãoi, Exotismo e Performance, no Cemuni V, Sala 03, no Centro de Artes da UFES. Os palestrantes serão César Huapaya e Bernard Mullher, e começará as 14h00. Programe-se e aproveite ao máximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário