Google Website Translator Gadget

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Grupo Teatro da Barra/ES apresenta o “Auto do Túmulo de Anchieta” em Cariacica

O grupo Teatro da Barra/ES está para encerrar o seu mais novo trabalho. O “Auto do Túmulo de Anchieta” será apresentado na Praça Marechal Deodoro, em Cariacica Sede, neste sábado (28/09/2013), as 16h00, e como acontecerá na praça, é só chegar, se aconchegar e assistir. Abaixo segue o release enviado para o blog por Roberta Soares. Boa diversão para todos!

Auto do Túmulo de Anchieta em Cariacica

tbes_21set2013 (22)O Teatro da Barra/ES terminará sua turnê com Auto do Túmulo de Anchieta neste sábado, 28 de setembro, na Praça Marechal Deodoro, Cariacica Sede, às 16 horas.

Contemplado pelo Edital de Autos da FUNCULTURA - SECULT/ES, esse auto utiliza personagens do passado (como Maria Ortiz, Frei Pedro Palácios e Padre José de Anchieta) e da atualidade (entre eles um trabalhador rural sem terra, uma socialite, um magistrado e uma desfiadeira de siri) para tirar bons risos da plateia.

tbes_21set2013 (38)Trata-se de uma peça rica de um humor e situações inverossímeis características da farsa, seguindo o estilo literário do dramaturgo português Gil Vicente (1465 - 1536). Esse trabalho, escrito pelo pesquisador Luiz Guilherme Santos Neves, tem a direção de Paulo De Paula.

A história se desenrola a partir do lançamento de um edital para se concorrer a uma vaga no túmulo vazio do Padre José de Anchieta. Os candidatos têm de apresentar documentos variados que comprovem suas virtudes. A mestra de cerimônia chama-se Cidade de Vitória e convoca a “Comissão de Notáveis” – composta por Maria Ortiz, Frei Pedro Palácios e Mestre Álvaro – para avaliar os currículos dos candidatos.

Do autor

Em 1609, o Padre José de Anchieta, falecido na Aldeia de Reritiba, hoje cidade de Anchieta, teve seu corpo removido no ombro de índios para uma vila de Vitória, onde foi sepultado num túmulo na Igreja de São Tiago, hoje Palácio Anchieta.

Logo depois, seus despojos foram retirados do túmulo e enviados para a Bahia. No Espírito Santo ficaria apenas uma tíbia, ainda num estojo conservada no Museu da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, fundada pelos jesuítas em Anchieta. Desde então o túmulo do Beato manteve-se vazio, mas conservou sua tradição de monumento histórico, patrimônio cultural do Estado do Espírito Santo.

Este auto tem como inspiração o nobre túmulo de Anchieta, embora tratado com um toque de farsa amena e risonha. Mas eu diria também que com um toque de carinho, sendo, pois, uma farsa amorável.

Luiz Guilherme Santos Neves (Vitória, 18 de outubro de 2005)

Personagens: Cidade de Vitória (Mestra de Cerimônia), Mestre Álvaro, Maria Ortiz e Frei Pedro Palácios (Comissão de Notáveis) e candidatos (Sem terra, Garota de programa, Político, Magistrado, Traficante, Delegado de Polícia, Socialite, Penetra, Desfiadeira de Siri, Paneleira, Mestre de Banda de Congo) e Padre José de Anchieta.

Ficha técnica

Autor: Luiz Guilherme Santos Neves

Diretor: Paulo De Paula

Produção e Figurinos: Zeiza Jorge

Assistente de produção: Sababa

Elenco: Dulce Lodi, Thelma Lopes, Jaime Nilson, Dilio dos Santos, Keyla Santiago, Walter Filho, Bruno Jorge, Thiago Emerick, Thais Bediaga, Ulisses de Paulino, Zeiza Jorge, Eloá Carvalho, Raul Mesquita e Paulo De Paula.

Participação: Banda de Congo Mirim Tambor de Jacarenema

Serviço:

“Auto do Túmulo de Anchieta”

Com o grupo Teatro da Barra/ES

Data: 28 de setembro de 2013

Horário: 16 horas

Local: Praça Marechal Deodoro, em Cariacica Sede.

Apresentação gratuita.

Patrocínio: Funcultura – Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo.

Apoio: Prefeitura de Cariacica, Prefeitura de Viana e Prefeitura de Vitória.

Mais informações:

Tel.: 3349-5328 / Cel.: 9935-1942 (Zeiza Jorge - produtora)

Tels.: 3260-1146 / 9917-2672 (Paulo De Paula - diretor)

Blog: http://teatrodabarra-es.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: