Google Website Translator Gadget

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Folgazões Companhia de Arte Cênicas apresenta “O Pastelão e a Torta” no Projeto “Viagem pela Leitura”

Companhia-FolgazoesA Folgazões Companhia de Artes Cênicas está sempre colocando seus projetos para participarem de tudo ligado as artes cênicas do estado do Espírito Santo. Sejam seu atual trabalho, “O Auto do Tatu” ou espetáculos mais antigos como “O Pastelão e a Torta”, que fez enorme sucesso dentro e fora do país.

tríade comunicaçãoA Tríade Comunicação enviou-me um material referente a participação da companhia no Projeto “Viagem pela Leitura” da Prefeitura Municipal de Vitória-ES. Este projeto é realizado pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim desde 1994. O objetivo é incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, proporcionando o acesso ao livro de forma lúdica e contribuindo para a construção de cidadãos mais críticos.

As atividades são realizadas anualmente na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, onde funciona a Biblioteca Municipal, e em espaços alternativos como associações de moradores, escolas, parques, praças, igrejas, no Projeto Caminhando Juntos (Cajun), nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e teatros, priorizando as regiões com maior índice de risco ou vulnerabilidade social.

O projeto foi destaque no Mapa de Ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) dos ministérios da Cultura e da Educação, no Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura e no Seminário de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, em 2008, eventos que reuniam ações de destaque no cenário nacional na área do livro e da leitura.

Reconhecido por sua importância, o projeto Viagem pela Literatura recebeu, no ano de 2007, o Selo do Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura. Em 2012, venceu o prêmio Vitória Inovando, na categoria Gestão Participativa e Inclusão Social, promovido pela Prefeitura de Vitória.

Ao longo de 19 anos, mais de 100 mil pessoas já participaram das atividades do projeto:

  • Viver o Livro ao Vivo e em Cores - Aproxima o livro dos participantes por meio de peças teatrais, baseadas em textos da literatura
  • Contação de Histórias – Resgata a narrativa oral, de forma lúdica
  • Encontro com o Escritor – Oferece ao público o acesso ao processo de criação e a oportunidade de exercitar seus questionamentos diretamente com os autores. Após, um contador narra histórias dos livros do autor
  • Curso de Contadores de Histórias – Promove a capacitação e formação de multiplicadores da arte de contar histórias em espaços diversos. Ocorre em média duas vezes ao ano. Em decorrência dessas oficinas/cursos foi criado o Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras que vem se apresentando nas atividades do projeto e em espaços diversos. O período das inscrições e o local do curso são informados ao público por meio do portal da Prefeitura, de folhetos e dos veículos de comunicação
  • Círculo de Leitura – Homenageia escritores e promove a leitura de fragmentos de suas obras
  • Oficina de Artes – Desenvolve a imaginação e a criatividade após a contação de histórias, proporcionando aos participantes a criação de personagens das histórias ouvidas e a criarem suas próprias histórias
  • Oficina de Poesia – Proporciona o gosto pela leitura, de forma que possa descobrir nela uma forma de elaborar suas emoções, seus sentimentos e ampliação da visão de mundo
  • Caixa-Estante (biblioteca móvel) – Oferece aos participantes o acesso às obras publicadas, por meio  de empréstimo de livros e revistas em quadrinhos. Circulam em sistema de rodízio, em locais de pouco acesso ao livro e à leitura, com acervo de livros infantis, juvenis e adultos. Permanecem em cada comunidade/instituição, por um período de 60 (sessenta dias), ficando sob a sua responsabilidade os serviços de empréstimo e leitura. Durante esse período, as pessoas podem consultar o acervo ou obter empréstimos.
  • Sarau Poético - Tem como objetivo divulgar a literatura por meio da música, com declamação de poemas, levando os participantes a obterem o incentivo pela leitura de forma prazerosa.

Desta vez é a oportunidade da Folgazões fazer sua parte neste projeto. Abaixo segue o material enviado para o blog pela produtora. Boa diversão para todos!

Vitória (ES), 19 de setembro de 2013

Projeto Viagem pela Literatura traz apresentação de teatro

folgazõesA Folgazões Companhia de Artes Cênicas participa no próximo sábado (21), às 15h, no Parque Moscoso, do projeto “Viagem pela Literatura”, da Prefeitura de Vitória, com apresentação do “O Pastelão e a Torta”, peça que já foi encenada em festivais nacionais e internacionais e que representou recentemente o Brasil no Festival Latinoamericano na Colômbia. O projeto é realizado pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim desde 1994 e tem o objetivo de incentivar, de forma lúdica, a prática da leitura por meio do teatro e de escritores e contadores de história.  As apresentações são feitas sempre em espaços alternativos como escolas, praças e igrejas, com entrada gratuita.

Sobre a peça

A peça, farsa medieval encenada na linguagem de teatro de rua, traz no elenco os atores Wyller Villaças, Vanessa Darmani, Duílio Kuster e Foca Magalhães. A obra adaptada é dirigida coletivamente pelos integrantes, com enredo que narra as aventuras e desventuras de dois mendigos, Julião e Balandrot, em busca de um suculento pastel e de uma apetitosa torta que são vistos na janela do casal de pasteleiros Joaquim e Marieta. Esteticamente, o espetáculo é fruto de uma fusão de várias linguagens que estão presentes no processo de pesquisa e treinamento permanente do grupo, como a comicidade, a música e o teatro de rua.

Serviço:

O Pastelão e a Torta

Vitória:

Data: 21 de setembro de 2013

Horário: 15h

Local: Parque Moscoso

Aberto ao público (gratuito)

Mais informações para a imprensa:

Tríade Comunicação (27) 3225-0099

Atendimento:

Jamili Zambaldi – (27) 9838-0926

jamili@triadecomunicacao.com.br

Coordenação:

Ane Ramaldes – (27) 9973-4547

aneramaldes@triadecomunicacao.com.br

Denise Klein – (27) 9253-6191

deniseklein@triadecomunicacao.com.br

Fonte: http://www.vitoria.es.gov.br/semc.php?pagina=viagempelaliteratura

Nenhum comentário: