Google Website Translator Gadget

sábado, 7 de setembro de 2013

Parabéns, Vitória!

Vitória 462 anosAmanhã a cidade de Vitória, a “Ilha do Mel” (Guaananira, em tupi-guarani), capital do estado do Espírito Santo, completa 462 anos e terá vários eventos acontecendo em todos os cantos da ilha.

Um dos eventos acontecerá no Parque Moscoso, localizado no Centro de Vitória-ES.

A apresentação, que é uma realização do Centro de Cultura Guaananira, tem roteiro e direção artística de Milson Henriques e direção geral da presidente do SATED-ES, Verônica Gomes, trará os tipos populares que passaram pela ilha, desde o índio Araribóia até o violonista Mauricio de Oliveira, todos dando entrevista ao ator Hudson Braga, que intercalará as interpretações.

A apresentação começará as 09h00 e é aberta ao público. Segue abaixo o release com os nomes das figuras históricas que estarão no espetáculo. Boa diversão para todos!

Vitória 462 Anos

Exposição Viva - Tipos Populares de Vitória

Realização: Centro de Cultura Guaananira
Direção Artística: Milson Henriques
Direção Geral: Verônica Gomes

D.DomingasNossos inesquecíveis tipos populares, Otinho – Foi desde muito, o tipo mais popular de Vitória. Perambulou pelas ruas da cidade declamando versos de sua
autoria e de autores nacionais, como Castro Alves, Dona Domingas – Segundo suas declarações, teria sido escrava e se dizia com mais de 100 anos, Carmélia: Considerada um dos maiores mitos da crônica capixaba, Aurora Gorda: Por volta dos anos 50 do século passado, ela surgiu arrebentando com uma
inusitada proposta de sexo - com peito ou sem peito, Aurora GordaRainha das Flores: Louca, gostava de flores, vivia a ilusão de ser bela e ser amada por grandes personalidades, Maria Tomba Homem: Ela pegava os arruaceiros e tombava com eles no chão do seu salão, daí a razão do Tomba Homem do seu nome, Américo Rosa: Andava o tempo todo com a mão no queixo, só mudava de humor quando cantava, mas sempre terminava falando tátátátá e correndo atrás dos ouvintes.

fotografoOutros personagens interessantes também serão abordados nesta exposição. São os Vendedores ambulantes. Eram ora doceiros, ora baleiros, verdureiros, vendedores de peixe, ou outros que ganhavam seus tostões consertando guarda-chuvas, amolando tesouras e facas, tirando fotos em seus lambe-lambes.

Não podíamos nesta exposição deixar de apresentar também figuras ilustres do nosso Estado, como: o índio Araribóia, Vasco Fernandes Coutinho (1º Donatário da nossa Capitania Hereditária); Luíza Grimaldi, nossa primeira governadora do Estado do Espírito Santo; Maria Ortiz, nossa heroína, que expulsou os invasores holandeses de nossa cidade. E também o nosso querido, Maurício de Oliveira, grande violonista. Artista marcante, na nossa Capital, no nosso Estado e no nosso País.

De forma lúdica, atores e atrizes profissionais e uma equipe técnica de qualidade apresentam os tipos populares de Vitória, resgatando sua dignidade, enquanto pessoas que contribuíram com a formação cultural e cidadã dos munícipes de Vitória.

Aplausos Para os Nossos Artistas:

Hudson Braga – Personagem Repórter
Anderson Lima – Personagem Vasco Fernandes Coutinho
Thelma Lopes – Personagem Maria Ortiz
Cleverson Guerrera – Personagem Índio Araribóia
Vitória Ramos – Personagem Luíza Grimaldi
Stael Magesck – Personagem Rainha das Flores
Leia Rodrigues – Personagem Dona Domingas
Iamara Nascimento – Personagem Maria Tomba Homem
Inácia Freitas – Personagem Aurora Gorda
Walter Filho – Personagem Maurício de Oliveira
Thiago Lourenço – Personagem Otinho
Marlla Bermudes – Personagem Carmélia Maria de Souza (Jovem)
Markos Konká – Personagem Américo Rosa
Theo Simon – lambe lambe
Bruna Barbieiri – Normalista
Jorge Junior– Motorista da Aurora Gorda
Ritchelly Neves – Amolador de Facas
Isaque Frois – Baleiro

Roteiro e Direção Artística: Milson Henriques
Filmagem: Marcos Veronese
Pesquisa de Figurinos: Regina Schimitt e Verônica Gomes
Adereços: Jurandi Gusmão e Anderson Lima
Direção de Produção: José Celso Cavaliéri e Flávia Ribeiro
Contra – Regra e Camareira: Bibi Gonçalves
Assistente de Produção: Sandra Mara e Priscilla Ribeiro
Making Off: Sandy Vasconcelos
Gravuras “Lambe-Lambe e Domingas”: Kika Carvalho
Cantora: Aline Hrasko
Músico: Evandro Marendaz
Autoria do Projeto e Direção Geral: Verônica Gomes

Nenhum comentário: