Google Website Translator Gadget

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Temporada de "O Pequeno Circo e Outras Criaturas" da Cia. Circo Teatro Capixaba

É com imenso prazer que comunico a temporada do espetáculo O Pequeno Circo e Outras Criaturas da Companhia Circo Teatro Capixaba, confesso que com certo atraso, porém a tempo de informar sobre as quatro apresentações gratuitas que circularão por diversos bairros de Vitória.

A temporada que teve inicio no dia 27/08 no Parque Moscoso finda-se no dia 04/09 no bairro São Pedro.
Deixo vocês com o release do grupo e espetáculo concedido por Ananda Rasuck,atriz do espetáculo.

Companhia Circo Teatro Capixaba
A Companhia Circo Teatro Capixaba foi criada em 2002 como um núcleo de pesquisa e estudo sobre a linguagem do palhaço, circo e teatro de rua. Proporcionando intercâmbios, apresentando espetáculos de criação coletiva, oferecendo cursos, realizando intervenções e outras invenções.
Somos uma trupe família: Willian Rodrigues (diretor, ator e palhaço), Ananda Rasuck (produtora, atriz e palhaça) e nossos filhos Samuel (o palhaço Chupetinha) e Naiala (a menor palhaça do mundo), que participam dos cortejos e acompanham o grupo nas viagens pelo mundo afora. Além de nossos irmãos parceiros: Flavinho do Caparaó (músico e bonequeiro), Alexandre Giubertti (administrador e bonequeiro) e a gestora cultural Rosa Rasuck.
Agora a Companhia está sediada em Patrimônio da Penha, uma pequena vila situada no entorno da Serra do Caparaó, ES. Levamos a magia do circo-teatro de rua a comunidades rurais e outros municípios do inteiror do estado e em troca aprendemos mais sobre culturas tradicionais e populares. Respiramos ar puro, bebemos água limpa, além de desfrutar de uma qualidade de vida que não encontramos mais nos centros urbanos. 

O Pequeno Circo e Outras Criaturas
Após uma longa viagem, os palhaços Xein-Xein, Fifi Cheirosa e Xipoca chegam à cidade com ‘O Pequeno Circo’ e apresentam um espetáculo de circo-teatro de rua. No primeiro ato uma série de números cômicos: o cavalo Pégasus e a jovem amazona, o indomável domador e a única leoa de juba do mundo, o incrível ilusionista El Dom Ramiro e sua partner Lola Lolita Lolita Lola, o baile do dói-dói, o mágico poder telepático e muita palhaçada. Um breve intervalo para a pipoca e amendoim, e também para passar o chapéu, e o público continua sentado para o segundo ato. A Companhia Circo Teatro Capixaba então apresenta “O Drama de Orfeu e Eurídice”, uma adaptação do drama mitológico grego, supreendente e emocionante.
Um grande desafio para a Companhia Circo Teatro Capixaba, levar um drama épico para a rua junto a um show de variedades, um verdadeiro resgate do circo-teatro de antigamente. Unindo técnicas circenses, entradas e reprises tradicionais, drama, música e muito improviso, o grupo encanta corações de todas as idades e abre sorrisos por toda parte!
‘O Pequeno Circo e Outras Criaturas’ recebeu em 2009 o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo, para realizar apresentações em cidades do interior do Espírito Santo, e foi contemplado com a Lei Rubem Braga de Incentivo Cultural da Prefeitura Municipal de Vitória com o objetivo de manutenção do grupo, convidando a artista Lígia Veiga (Grande Cia de Mystérios e Novidades – RJ) para dirigir o espetáculo, além de circulação em ruas, parques e praças da Grande Vitória. Em 2010 o grupo foi contemplado com o Prêmio Incentivo à Produção de Números Circenses, firmando parceria com o Grupo Off-Sina (Rio de Janeiro) para aprofundar a dramaturgia dos palhaços com Richard Riguetti.


Ficha Técnica:

Direção: Ligia Veiga (Grande Cia de Mystérios e Novidades, RJ)
Dramaturgia dos palhaços: Richard Riguetti (Grupo Off-Sina, RJ)
Criação coletiva
Categoria: circo-teatro de rua
Classificação: livre
Tempo estimado: 1 (uma) hora
Elenco:
Willian Rodrigues palhaço Xein-Xein, Orfeu
Ananda Rasuck palhaça Fifi Cheirosa , Eurídice
      Flavinho do Caparaópalhaço Xipoca (músico: arranjo e composição)

Gestão: Rosa Rasuck
Adereços: Soraia Nunes
Fotografia: Samuel Rasuck

O Pequeno Circo e Outras Criaturas
Por Fraga Ferri
Envolto em uma atmosfera de magia e comicidade, valendo-se do aspecto lúdico da dimensão mitológica grega, o espetáculo “O Pequeno Circo e Outras Criaturas” da Companhia Circo Teatro Capixaba é fundamentado a partir da utilização da brincante linguagem cênica de rua, num processo relacional com as artes circenses e a música executada ao vivo, permitindo desenvolver uma dinâmica de maior interatividade com o público. 
O resgate da profunda e significativa dimensão mitológica legada pela cultura grega clássica, presentes neste espetáculo, já possui em si uma perspectiva de encantamento e conhecimento suficiente para atrair, tocar e comover a platéia. A narrativa mitológica desperta - através do imaginário - para um movimento próprio de reflexão e visão que realimenta nossa dimensão de encantamento com vida. 
A busca incondicional e incessante de Orfeu por sua amada Eurídice, tentando resgatá-la do mundo dos mortos, desafiando a fatalidade e os perigos colocados, atualizam um sentido de superação e re-significação poética da vida, onde o homem, mesmo diante de sua fragilidade e perenidade, busca sempre suplantar e transformar seu destino, por meio da magia, da poesia e de sua dimensão criativa. 
No desenrolar dessa saga, Willian Rodrigues (palhaço Xein-Xein), Ananda Rasuck (palhaça Fifi), acompanhados do músico Flavinho do Caparaó (palhaço Xipoca), promovem uma autêntica celebração, um verdadeiro culto à arte e a vida, valendo-se da multiplicidade representativa da linguagem cênica de rua. Neste âmbito, capacidade improvisativa, comicidade e interatividade – referências profundas dos artistas bufões, dos mambembes da Comédia dell’arte e do circo - são elementos fundamentais para constituição de um encontro mágico  e profundo. 
Esse mito, que se tornou um clássico e foi montado diversas vezes em diferentes momentos no teatro, no cinema e musicais, ganha nova textura e frescor com essa abordagem do teatro rua, que caracteriza e religa humanamente a tradicional cultura grega com a imagética e festiva multiplicidade da cultura popular brasileira, explicitada nas manifestações brincantes, através de jogos, folguedos, cantos, bonecos e brincadeiras, que identificam, com diversos modos expressivos, nosso rico caleidoscópio cultural.
Serviço:
Dia 31/08 terça-feira

18h30 praça de SÃO BENEDITO (ponto final da linha 031)

Dia 02/09 quarta-feira
14h30 MARIA ORTIZ (CAOCA)

Dia 03/09 sexta-feira
18h PARQUE MOSCOSO

Dia 04 sábado

11h feira livre de SÃO PEDRO (ao lado EMEF Francisco Aguiar)


Informações: 
Companhia Circo Teatro Capixaba 
(27) 9917-6494 circocapixba!gmail.com

Nenhum comentário: