Google Website Translator Gadget

segunda-feira, 17 de maio de 2010

um encontro com Cacá Carvalho




O diretor e ator Cacá Carvalho estará em Vitória para participar da Programação Oficial de Reabertura do Theatro Carlos Gomes com o espetáculo “A Poltrona Escura” no dia 20 de maio de 2010. Ainda, como parte dessa programação a Secretaria de Estado da Cultura oferecerá um bate papo com o artista no auditório da Escola de Teatro e Dança FAFI, a partir das 14 horas, no mesmo dia da apresentação do espetáculo.
Cacá Carvalho se encontrará com os artistas locais para discutir e debater o teatro contemporâneo brasileiro celebrando a reestruturação e reforma do Theatro Carlos Gomes. Os participantes receberão certificados ao final do encontro como parte do Programa de Capacitação em Atividades Culturais da Secretaria de Estado da Cultura.




um encontro com Cacá Carvalho



Data: 20 de maio de 2010
Horário: 14 horas
Local: Auditório da Escola de Teatro e Dança FAFI




Cacá Carvalho (Ator e Diretor)
Nascido em 24 de abril de 1953 em Belém - PA

Em 1968, inicia sua carreira de ator no Grupo Experiência, sob a direção de Geraldo Sales, em Belém do Pará, onde nasceu. Já em São Paulo, em 1973 cursa a escola do Piccolo Teatro de São Paulo e participa de várias montagens.
Começa os ensaios de “Macunaíma” em 1977, adaptação do livro de Mário de Andrade sob a direção de Antunes Filho, com o Grupo de Arte Pau-Brasil – grupo em que permaneceu até l980, viajando pelo Brasil, Europa e América do Norte. Com “Macunaíma”, recebe inúmeros prêmios, entre eles APCA ; Molière; Lei Sarney e Mambembe por sua atuação
Em l982, monta a adaptação da obra de Zé Fidelis “O Teatro Maluco”, com direção de Paulo Yutaka e recebe o Prêmio Mambembe-82-SP de Melhor Ator.
Produz e interpreta “Meu Tio O Iauaretê” no ano de 1986, de Guimarães Rosa, com adaptação de Walter George Durst e direção de Roberto Lage, e recebe por sua atuação os prêmios Molière, APCA e Mambembe.
Com “Meu Tio O Iauaretê”, viaja grande parte do Brasil e é convidado pelo Centro per la Sperimentazione e la Ricerca Teatrale (atual Fondazione Pontedera Teatro) a apresentar-se no Festival de Pontedera, Itália, começando uma parceria que se estende até hoje.
Segue as apresentações do “Meu Tio...” até l990, quando vai para Pontedera e produz “25 Homens”, adaptação de um conto de Plínio Marcos, sob a direção de François Khan.
Na Itália, dá aulas em vários cursos de formação para atores e em l994, participa da montagem “O Céu por Terra”, com direção de Roberto Bacci e viaja por diversos países. Em l995, sob direção de Roberto Bacci, estréia “O Homem com a Flor na Boca”, de Luigi Pirandello, espetáculo que vem se apresentando até hoje, tanto no Brasil como na Itália.
Em l997, participa no Brasil de “Don Juan”, de Molière, com direção de Moacir Chaves.
Na televisão, em l998 participa da novela “Torre de Babel”, de Sílvio de Abreu e da minissérie “A Muralha”, de Maria Adelaide Amaral, com direção de Denise Sarraceni, para a TV Globo.
Ainda em l998, participa como ator e faz a preparação de elenco do filme “Outras Estórias”, direção de Pedro Bial para cinco contos de Guimarães Rosa.
Já em l999 dirige o espetáculo “Partido”, adaptação da obra O Visconde Partido ao Meio, de Calvino, para o Grupo Galpão, de Belo Horizonte.
Entre outubro de 2000 e fevereiro de 2001, colabora na montagem de “Ció che resta”, baseado na obra de Thomas Mann “A Montanha Mágica”, com direção de Roberto Bacci.
Estréia em Belém o espetáculo “Fim do Jogo” de Samuel Beckett, com direção de Francisco Medeiros, em setembro de 2001.
De volta à Itália, em 2003, realiza o espetáculo “A Poltrona Escura”, de Luigi Pirandello, com direção de Roberto Bacci e produzido pela Fondazione Pontedera Teatro. Estréia em São Paulo em 12 de julho, no SESC - Belenzinho e recebe os prêmios:
APCA - Melhor Espetáculo 2003; Shell - Melhor Ator 2003.
De janeiro a março de 2004, viaja pela Itália com “A Poltrona Escura”, interpretando em italiano e obtendo sucesso de crítica e de público. Em Roma, apresenta-se na Casa de Pirandello, no estúdio que pertenceu ao autor.



De 19 março a 2 de maio, faz temporada em São Paulo, no TUSP e em maio volta à Itália para participar do Festival Fábrica Europa, de Florença.
Em 2007 estréia na Itália a leitura cênica ”A Destruição do Homem”, de Luigi Pirandello, com direção de Roberto Bacci e produzido pela Fondazione Pontedera Teatro, apresentando-se no SESC Consolação em 2008.
Em 2009, dirige o espetáculo Os Figurantes, com texto de Claudia Barral e do grupo. Casa Laboratório para as Artes do Teatro e o espetáculo De Pernas para o Ar estrelado por Cláudia Raia.
Em 2010, estréia na Itália o espetáculo O Hóspede Secreto com direção de Roberto Bacci e produzido pela Fondazione Pontedera Teatro, apresentando-se o Teatro ERA.

Nenhum comentário: