Google Website Translator Gadget

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Teatro da Barra/ES recepciona andarilhos da 13ª Passos de Anchieta

Fala povo. Sei que tem tempo que não posto nada, mas além de estar ocupadaço, ninguém tem me enviado material de teatro, o que complica os posts, mas não vim aqui para isso. Nesta quinta-feira (03/06/2010) se inicia a 13ª Passos de Anchieta. E como sempre acontece, o Grupo Teatro da Barra/ES estará recepcionando os andarilhos na Praça Pedro Valadares, a partir das 15h00, com a peça Anchieta: Depoimento. O grupo também abrirá sua sede para visitação na 4ª Edição da Expo Memória Teatro da Barra/ES, aonde estará colocando em exposição fotos e documentos do Teatro Capixaba, principalmente trabalhos ligados ao ator e diretor Paulo DePaula. A Exposição ficará aberta nos horários das 13h00 as 14h00 e das 17h00 as 19h00 na Rua Antônio Leão, 114, na Barra do Jucu, em Vila Velha/ES.

Abaixo segue o material enviado pelo grupo para ser divulgado aqui no blog. Bom espetáculo para todos e boa caminhada para os andarilhos!

Anchieta: Depoimento e Expo Memória na Barra do Jucu

anchieta_depoimento_passos2004 (4) Já é tradição o Teatro da Barra/ES recepcionar os andarilhos dos Passos de Anchieta. No próximo dia 3 de junho (quinta-feira), às 15 horas o grupo teatral estará na Praça Pedro Valadares, na Barra do Jucu, com a apresentação da peça Anchieta: Depoimento.

Os caminhantes pernoitarão no balneário de Vila Velha antes de continuarem seguindo a trilha percorrida pelo beato, que viveu por muitos anos no Brasil para exercer atividade missionária juntos aos nativos desta terra.
Durante a passagem dos andarilhos pela Barra do Jucu, o grupo de teatro também abrirá sua sede para visitação, marcando a 3ª edição da Expo Memória Teatro da Barra/ES (exposição de fotos e documentos do teatro capixaba). Os horários para visitação serão das 13 às 14 horas e das 17 às 19 horas. A sede do grupo está localizada à Rua Antonio Leão, nº 114.
O espetáculo, escrito pelo diretor teatral Paulo DePaula, alia aspectos do teatro anchietano ao contemporâneo. Trata-se de uma volta às raízes, pois foi aqui que o Padre José de Anchieta escreveu grande número de suas peças, encenando-as em frente às Igrejas, nas ruas e nas praias. O beato também fez questão de utilizar elementos indígenas, como música, dança e símbolos culturais, especialmente aqueles que se identificam a prédica da luta entre o bem e o mal.
Anchieta: Depoimento conta com a participação especial da Banda de Congo Mirim Tambor de Jacarenema.

Anchieta
anchieta_depoimento_passos2004 O beato Padre José de Anchieta nasceu na Ilha de Tenerife em 1534. Filho de espanhol e ilhoa, estudou em Coimbra, Portugal. Viveu no Brasil dos 19 aos 63 anos e trabalhou em todos os campos (foi cozinheiro, artesão, professor, lingüista, poeta e enfermeiro).

A peça Anchieta: Depoimento é dedicada ao povo do Espírito Santo, local de escolha do beato para passar seus últimos dias. Com este trabalho, o Teatro da Barra/ES pretende homenagear a memória do Padre José de Anchieta, que se referia ao Espírito Santo como “Nossa Terra”.

Ficha Técnica
Texto e direção artística: Paulo DePaula
Figurinos e adereços: Zeiza Jorge
Máscara e tela: Kleber Galvêas
Cenário e sonorização: Valmir Zatta
Participação especial: Banda de Congo Mirim Tambor de Jacarenema.

Elenco
Anchieta – Paulo DePaula
Dona Luisa – Dulce Lodi
Frei Pedro Palácios – Jaime Nilson
Narrador I/ Dom Diogo – Vitor Zucolotti
Capitão – Newton Raposo
Anhangá/ Cunhã Aia – Roberta Soares
Verônica – Anita Bonadiman
Curumim – Joseph Victor
Mariquinha – Liliana DePaula

Serviços:
Peça Anchieta: Depoimento
Na Praça Pedro Valadares, Barra do Jucu
Dia 3 de junho de 2010 (quinta-feira)
Às 15 horas
III Expo Memória
Na Sede do Teatro da Barra/ES
Rua Antonio Santos Leão, 114, Barra do Jucu
Das 13 às 14 horas e das 17 às 19 horas

Mais informações:

Teatro da Barra/ES: 3260-1146

Roberta Soares (Assessoria de comunicação): 9255-0626

http://teatrodabarra-es.blogspot.com/

Nenhum comentário: