Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Cia. Folgazões abre Oficina de Teatro de Rua

LOGO COM LETREIRO5 A Temporada de oficinas para 2010 se inicia e o primeiro a enviar material para o blog Teatro Capixaba é a Cia. Folgazões de Artes Cênicas.

A companhia surgiu em 2003 e de lá para cá vem apresentando espetáculos de rua, além de abrir oficinas para quem desejar aprender esta arte de entreter e encenar nas ruas ou praças.

As inscrições abriram no dia 04/01/2010 (segunda-feira) e aqueles que se interessarem, deverão requerer a Ficha de Inscrição pelo e-mail da Companhia. O curso se iniciará em 05/02/2010 (sexta-feira), na Sede da Companhia... Pra que estou me prolongando? Com vocês, a Cia. Folgazões de Artes Cênicas:

Companhia Folgazões de Artes Cênicas

Vitória ES

APRESENTA:

OFICINA: “TEATRO DE RUA”

Sobre a oficina:

A oficina tem como proposta apresentar conceitos e princípios básicos sobre a arte de ator e a cena não destinada aos edifícios teatrais. E, principalmente, proporcionar uma vivência prática sobre o processo de criação, elaboração e execução da ação para “rua”.

Para isso a oficina foi pensada e fundamentada a partir de três eixos norteadores:

· A rua: 1) Espaço (palco) da diversidade e liberdade de encenação; 2) O distanciamento natural, espaço (palco) que revela; 3) Espaço (palco/platéia) da horizontalidade (atores e público em um mesmo plano).

· O ator: 1) O treinamento físico e técnico com foco na potencialização de sua prática para rua; 2) A capoeira e suas possibilidades de utilização no treinamento corpóreo do ator; 3) O ator em relação (jogo-criação-improvisação) com outro e com espaço físico que o cerca.

· A obra: 1) Estrutura (aquecimento, cortejo, anunciação, drama, chapéu, despedida), 1.1) Sonoplastia (música e efeitos sonoros), 1.2) Figurino (processo da criação a elaboração), 1.3) O texto (pronto ou criação original); 2) A capoeira e seu paralelo com o teatro de rua (roda x cena, axé x energia, ataque e defesa x ação e reação, jogo da capoeira x ritmo da ação, canto e música na roda x trilha sonora e o capoeira x o ator ); 3) A montagem (Tema, criação/improvisação, seleção e definição do roteiro de ação, experimentação na rua e avaliação, reorganização, ensaios e ensaio/apresentação).

Período de realização: 05 a 07 de fevereiro.

Carga horária: 25 horas.

Público alvo: Pessoas com ou sem experiência em teatro.

Pré-requisitos: Disponibilidade para atividades físicas e interesse em “Teatro de Rua”.

Inscrições e informações: Somente pelo e-mail: osfolgazoes@hotmail.com

Valor do Investimento: 80 reais.

Local: Sede da Companhia Folgazões.

Endereço: Rua professor Baltazar, 152, Centro, Vitória – ES.

Sobre as inscrições:

1. As inscrições estarão abertas a partir do dia primeiro de janeiro de 2010.

2. Os interessados deverão solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail: osfolgazoes@hotmail.com

3. O envio da ficha de inscrição preenchida não garantirá a inscrição na oficina.

4. A inscrição só será efetuada mediante ao pagamento que deverá ser feito na sede da Companhia Folgazões a partir do dia 15 de Janeiro de 2010.

5. O valor da oficina poderá ser pago integralmente ou também em duas parcelas, 50% no ato da isncrição e os 50% restantes no primeiro dia de oficina.

OFICINEIRO

Wyller Villaças

Breve currículo

wyller Licenciado e Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 2006. Neste mesmo ano tornou-se professor efetivo da rede municipal de ensino de Serra, onde atua como professor de artes.

Iniciou no teatro em 1996. Dos espetáculos que participou como ator destacam-se: “Galileu o Herege”, direção e adaptação livre de Angélica Barreto da obra de Bertolt Brecht, “As Troianas um Exercício Trágico” direção e adaptação livre de Robson de Paula da obra de Eurípides. No Teatro infantil destaque para peça “O Flautista de Hamelim” da Cia. de Teatro Campaneli. No teatro de rua destacam-se as peças o “Auto de Frei Pedro Palácios” direção de Paulo de Paula, produção do grupo Sol da Terra e o espetáculo “E eu com Isso?” da Cem Cia. de Teatro/ Proex/UFES, obra de Fábio Santana e direção de Edson Nascimento.

Como diretor foi reposnsavél pela montagem das peças “Os Viajantes” em 2009, e das esquetes “Dois idiotas sentados cada qual em seu barril” e “Chaplineando” em 2004. Dirigiu também coletivamente com Duílio Kuster, Edson Nascimento e Vanessa Darmani os espetáculos da Companhia Folgazões “Cantantes e Brincantes” em 2007 e “O pastelão e torta” em 2008.

Dos festivais que participou destacam-se: “Festival da Diversidade Cultural” nas cidades de: Hareid, Horaid e Aalessund, na Noruega em 2008. Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória – ES em 2008 e da Bienal Nacional dos Estudantes em São Paulo – SP em 2005.

Dos cursos, oficinas e Workshops realizados destaque para: O Ator na Rua com Ricardo Pucceti do Lume Teatro, “Teatro de Rua” com Eduardo Moreira do Grupo Galpão, “Teatro de Rua” com Lindolfo Amaral do grupo Imbuaça, “O ator e a Mascara” com Esio Magalhães do Barracão Teatro, “Mímica Total” com Luiz Louis, “Teatro Gestual” com Cia. Dos à Deux e o projeto de extensão em teatro “Contos, Estórias e Mentiras” na UFES.

Os mais dez anos de profissão, as experiência vivenciadas em grupos, peças infantis e adultas, cursos, oficinas e festivais foram fundamentais para as bases de uma fundamentação na arte de ator.

Em 2006 ingressa na Companhia Folgazões de Artes Cênicas, onde atualmente vem exercitando sua prática e aprofundando seu conhecimento, por meio dos espetáculos de repertório da companhia (“Cantantes e Brincantes” e “O Pastelão e Torta”) e pelas pesquisas desenvolvidas focadas no treinamento de ator, teatro de rua, na arte do palhaço e na relação destas com as práticas culturais tradicionais brasileiras, como: as danças, festas, músicas e em especial a capoeira.

Nenhum comentário: