Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Auto do Túmulo de Anchieta na Praia da Costa

Primeiro, venho com minhas mais sinceras desculpas ao Grupo Teatro da Barra/ES por este tremendo atraso na divulgação do trabalho do grupo, e segundo quero convidar a todos para comparecer nesta quarta-feira (27/01/2010), na Tenda do Vila Velha Verão para assistir a apresentação do espetáculo Auto do Túmulo de Anchieta, a partir das 19:00. A peça tem direção do glorioso Paulo DePaula e foi escrita pelo pesquisador Luiz Guilherme Santos Neves. Abaixo seuge o material que me foi enviado. Bom espetáculo para todos!

Auto do Túmulo de Anchieta

auto_tumulo_11jun2009_foto_roberta_soares (60) 2010 começa muito bem para nós. Estamos na programação da Tenda do Vila Velha Verão para apresentar o Auto do Túmulo de Anchieta. Escrita pelo pesquisador Luiz Guilherme Santos Neves, o auto utiliza personagens do passado (como Maria Ortiz, Frei Pedro Palácios e Padre José de Anchieta) e da atualidade (entre eles um trabalhador rural sem-terra, uma socialite e uma desfiadeira de siri) para tirar bons risos da platéia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA         Trata-se de uma peça rica em humor e situações inverossímeis características da farsa, seguindo o estilo literário do dramaturgo português Gil Vicente (1465 - 1536). E esse trabalho, apresentado pelo Teatro da Barra/ES, sob direção de Paulo DePaula, poderá ser visto no próximo dia 27 de janeiro (quarta-feira), a partir das 19 horas, na Tenda do Vila Velha Verão, na Praia da Costa.

Tudo se desenrola a partir do lançamento de um edital para se concorrer a vagas no túmulo do Padre José de Anchieta. Os candidatos têm que apresentar variados documentos que comprovem suas virtudes. A mestre de cerimônia se chama Cidade de Vitória e convoca uma comissão – a Comissão de Notáveis, composta por Maria Ortiz, Frei Pedro Palácios e Mestre Álvaro – para avaliar os currículos dos candidatos.

Do autor

Em 1609, o Padre José de Anchieta, falecido na aldeia de Reritiba, hoje cidade de Anchieta, teve seu corpo removido no ombro de índios para a vila de Vitória, onde foi sepultado num túmulo na igreja de São Tiago, hoje palácio Anchieta.

Logo depois, seus despojos foram retirados do túmulo e enviados para a Bahia. No Espírito Santo ficaria apenas uma tíbia, ainda conservada num estojo no museu da igreja de Nossa Senhora da Assunção, fundada pelos jesuítas em Anchieta. Desde então o túmulo do beato manteve-se vazio, mas conservou sua tradição de monumento histórico, patrimônio cultural do Estado do Espírito Santo.

Este auto tem como inspiração o nobre túmulo de Anchieta, embora tratado com um toque de farsa amena e risonha. Mas eu diria que também com um toque de carinho, sendo, pois, uma farsa amorável.

Luiz Guilherme

(Vitória, 18 de outubro de 2005)

Personagens: Cidade de Vitória (Mestra de Cerimônia), Mestre Álvaro, Maria Ortiz e Frei Pedro Palácios (Comissão de Notáveis) e candidatos (Sem terra, Garota de programa, Político, Magistrado, Delegado de Polícia, Socialite, Penetra, Desfiadeira de Siri, Paneleira, Mestre de banda de Congo).

Ficha técnica

Autor: Luiz Guilherme Santos Neves

Diretor: Paulo DePaula

Elenco: Dulce Lodi, Marilena Soneghet, Vitor Zuccolotti, Eduardo Valadares, Cleverson Comarela, Paulo DePaula, Newton Raposo, Bruno Jorge, Jaime Nilson, Keyla Santiago, Pedro Cogo, Liliana DePaula, Anita Bonadiman e Roberta Soares.

Participação especial: Banda de Congo Mirim Tambor de Jacarenema

Cenário: Valmir Zatta

Produção e Figurinos: Zeiza Jorge

Serviço:

Auto do Túmulo de Anchieta, com o grupo Teatro da Barra/ES

Data: 27 de janeiro de 2010

Horário: Às 19 horas

Onde: Tenda do Vila Velha Verão 2010, na direção da av. Champagnat, Praia da Costa

Gratuito

Mais informações:

Zeiza Neri – Tel. 33495328 / cel. 9935-1942

Paulo DePaula – Tel. 3260-1146

Roberta Soares – Cel: 9255-0626

Nenhum comentário: