A peça “De Malas Prontas” da Cia. Pé de Vento do Paraná, chega à Vitória pelo Projeto Palco Giratório, da Rede SESC de Intercâmbio das Artes Cênicas. O espetáculo vai se apresentar no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha, no dia 29/04/2009 (quarta-feira), as 20:00, com Entrada Franca.
Segue abaixo um release do projeto, da companhia teatral e da peça. Bom espetáculo para todos!
Projeto Palco Giratório 2009
Apresentação
Há 11 anos – desde 1998 – a pluridade do teatro brasileiro é celebrada e multiplicada sob a ótica caleidoscópica do Palco Giratório, um projeto nacional gerido pela Rede do SESC, que a cada giro, reinventa os territórios físicos e mentais e imateriais da cultura brasileira aproximando eixos, deconstruindo fronteiras, apresentando ao Brasil os diferentes “brasis” – dando de certa forma continuidade e intensificando as importantes ações do teatrólogo Paschoal Carlos Magno (1906 – 1980) e do Serviço Nacional de Teatro/SNT (hoje parte da FUNARTE).
Com o Palco Giratório celebramos o diverso, o avesso, o processo, com seus matizes de linguagens, técnicas, estéticas e poéticas; o treino do olhar, da escuta, da educação dos sentidos. Essa ação coletiva, alimentada pela adesão crescente dos departamentos regionais do SESC em todo o Brasil, só se materializa – com o próprio prazer teatral eo fenômeno cênico em si – a partir da presença do outro, daquele que observa, assiste, participa.
São milhares de pessoas que acompanham e participam desse palco Brasil afora, ou melhor: Brasil adentro. A gestão compartihada do projeto contribui para a construçãode uma política de desenvolvimento, transformação, propagação e descentralização das artes cênicas no Brasil. Agentes – curadores/gestores espalhados por todos os estados – estão atentos à diversidade das propostas de trabalho apresentadas que, integradas à redes de teatro do SESC (no caso de Vitória, o Teatro do SESI) – a maior da América Latina –, fazem da abrangência e da capilaridade um dos diferenciais do projeto.
Em 2009, comemorando o décimo segundo ano, o Palco Giratório conta na sua programação com 16 grupos de várias regiões do Brasil, contemplando diversas liguagens cênicas. Nesta edição, espetáculos franceses participarão do projeto dentro do Ano França/Brasil. Ao todo são 920 previstas ao longo do ano, entre apresentações, oficinas, debates e intercâmbios. Uma proposta que vai além da simples circulação de espetáculos: veícula processos e pensamentos, distribui e capta conhecimentos.
Os Curadores
Cia. Pé de Vento (PR)
Atua desde 1999 e tem no seu repertório espetáculos, projetos e intervenções teatrais dirigidos pelo ator e diretor Pepe Nuñez, nascido na Espanha e radicado em Santa Catarina. Com linguagem própria, embasada na pesquisa do trabalho do ator, do universo circense e da comicidade, além de permanente intercâmbio com outras companhias de teatro, a Pé de Vento realiza em torno de 150 apresentações ao ano em mostras, festivais e temporadas teatrais aqui e no mundo.
Entre os espetáculos da Companhia estão “Cacilda Astrogilda e Eulália“ – comédia sobre a amizade entre duas idosas românticas e divertidas; “Bom Apetite” – Pepe Nuñez elabora cenas e situações clássicas dos cômicos populares usando recursos da tradição cômico-circense; “Lamúrio Poético” – comédia de palhaças sobre o ofício do ator e a situação atual; “Dona Bilica” – inspirada na vida das denscendentes dos açorianos habitantes de Florianópolis; e “De Malas Prontas” – comédia que critica a irracional violência cotidiana e estreou em Florianópolis, Santa Catarina, após ter sido um dos grandes vencedores do Prêmio do Governo do Estado para Montagens Teatrais.
”De malas prontas” – Cia. Pé de Vento
Sinopse
“De malas prontas” é um comédia irreverente, sem texto falado, que conta a história de duas mulheres obrigadas a compartilhar o único banco no saguão de embarque em um aeroporto enquanto esperam pelo avião atrasado.
Uma sucessão de conflitos banais conduz a situação a um ponto sem retorno. Como uma declaração de guerra, os limites estabelecidos são transpostos e a manutenção das posições dos protagonistas até o clímax de certa forma satiriza as próprias leis da sobrevivência.
Além do cenário muito simples – um banco, uma geladeira, e uma placa que anuncia os próximo voos – o espetáculo utiliza com humor técnicas de clown e outras linguagens não-verbais capazes de sensibilizar os espectadores para os conflitos do cotidiano.
Ficha Técnica
Concepção e direção: Pepe Nuñez
Direção dos números circenses: Sergio Machado (Cia. do Público/RJ)
Assistente de direção: Luis Carlos Nem
Elenco: Vanderléia Will e Andréa Padilha
Cenografia: Cia. Pé de Vento
Iluminação: Luis Carlos Nem
Trilha sonora: Sergio Machado e Pepe Nuñez
Locução em off: Ana Paula Possap
Maquiagem e cabelo: Claudia Goulart
Fotos: Arthur Ferrão
Nenhum comentário:
Postar um comentário