Google Website Translator Gadget

sexta-feira, 27 de março de 2009

O dia da arte marginal

theater-bigA exato um ano atrás eu escrevi um texto para o Dia Internacional do Teatro. Lógico que não agradei a todos, mas não era essa minha intenção, pois eu queria refletir – e passar para todos – sobre o período que entrei para o teatro e as pessoas que me influenciaram a cada dia mais gostar desta arte marginal.

Eu cheguei a mencionar sobre isso em um dos meus tópicos do blog: Arte marginal. Por que defini-la desta forma? Porque o teatro é uma arte na qual muitos querem se desfazer.

Nelson%20Rodrigues Adoro mencionar isso, mas é porque eu acho relevante, Nelson Rodrigues, na frase que uso como texto do blog, demonstra o quanto quiseram derrubar o teatro, que continua firme e forte. Desde sempre, em países que a chamada sétima arte é mais expressiva, atores não precisam se submeter ao teatro para chegar à grande tela. Para alguns, um simples curso de interpretação já basta, Lógico que isso não é uma constante, pois os grandes atores e atrizes passaram por escolas de artes dramáticas de renome, interpretando muitas vezes William Shakespeare ou Tennessee Williams, os mais antigos até aprenderam técnicas desenvolvidas por Stanislavski e Bretch, mas hoje um rosto bonito preenche mais uma tela de cinema do que uma boa interpretação, ou então, quando se convida um novo ator, ele já diz: “aprendi muito com fulano” ou “cicrano meu dava altas dicas”.

grupo_z No Brasil não é diferente. Do que é feita a televisão? Tá, tem ótimos atores, com grandiosas interpretações, que fazem você rir ou chorar, mas se não há um rosto bonito ou um corpo escultural, a novela não está completa. A beleza é o atrativo e isso um dia poderá ser considerado um tipo de arte, diferente do teatro.

Existem nove formas de expressão artísticas, e teatro não é nenhuma delas. Então o que o teatro é?

Uma arte que surgiu nos primórdios da humanidade, foi melhor trabalhada na Grécia Antiga, gerando os verdadeiros clássicos. Aperfeiçoada pelos italianos, franceses, ingleses, russos, japoneses e brasileiros, não faz parte das formas de expressão artística da humanidade, então é marginal.

O ator, a atriz, o diretor, o produtor, o iluminador, o sonoplasta, o figurinista teatrais são verdadeiros párias da sociedade. Eles batalham para que possam ter seu reconhecimento, seu momento ao sol.

iTi Quando o Instituto Internacional do Teatro, um órgão da UNESCO, se reuniu em um congresso em Viena, na Áustria, e decidiu pelo dia 27 de março, quando as temporadas internacionais no Teatro das Nações, na França, se iniciavam, foi um ato de extrema nobreza, pois desta forma colocava o teatro de volta, como uma forma de expressão artística.

A idéia do “fazer teatral” é que o ser humano que assiste a outro no palco, acredite que, por mais fantasioso que seja, aquilo que está vendo é real. Com o ator (ou atriz, sem generalizações), o telespectador irá rir, chorar, crer no sofrimento e nas tramóias que acontecem em cena. Alguns dirão que a televisão e o cinema faz o mesmo, mas o engano está aí, pois a nossa arte marginal, execrada e desprezada, causa comoção imediata, ao vivo. As pessoas irão elogiar ou menosprezar, mas terão opiniões. Nada será entregue a elas em capítulos, mas sim de forma que compreendam tudo ou pelo menos reflitam sobre o assunto.

O teatro é uma forma tão expressiva, que por vezes tentaram transpô-lo para a televisão ou para o cinema. Às vezes as tentativas foram louváveis, mas não substitui o calor humano que acontece no encontro do ator e telespectador, num ambiente agradável a ambos, pois um encanta e o outro é encantado.

Mas mesmo o teatro sendo uma arte deixada de lado, batalhamos por ela, seja com blogs (que tem crescido gradativamente), sites ou o famoso boca-a-boca.

O crescimento das divulgações pela mídia digital tem sido grande também, mas não fica somente aí. Planejamentos para o crescimento do teatro vêm sido tomados através de sites.

saberes No Espírito Santo mesmo, artistas cênicos e de outras áreas das artes têm se reunido no site Rumos da Arte e da Cultura no Espírito Santo, onde dividiram seis Grupos de Trabalhos (GT’s). O GT1 “busca discutir os avanços e desafios da representação política dos artistas no ES”, o GT2 “busca conceber e indicar novos critérios de remuneração dos artistas”, o GT3 procura viabilizar “encontros de grupos específicos de artistas e de produtores culturais”, o GT4 procura ver “O papel da mídia na (cultura e) arte capixaba”, o GT5 procura viabilizar a “Ocupação de espaços públicos e equipamentos culturais” e por fim, o GT6 trabalha em prol da “Difusão Cultural”. Os grupos estão abertos para quem desejar participar e trocar idéias. A grande batalha por isso seguir em frente começou no Grupo criado por Rosa Rasuck e Charlaine Rodrigues, o Opiniões Cênicas, e seguiu até o primeiro encontro dos GT’s na Faculdade Saberes.

O teatro continua sendo marginal, mas seus artistas, responsáveis por manter este – roubando as palavras de Nelson Rodrigues – “cadáver salubérrimo” ainda sendo uma das melhores formas de expressão artística, não são, pois lutam dia-a-dia para que acreditem que o teatro também não é.

arteeculturanoes

 

quinta-feira, 26 de março de 2009

Mais atrações no Dia Internacional do Teatro

em Teatro Municipal de Vila Velha com Companhia Folgazões e Marcio Libar, Escola de Teatro e Dança Fafi com Wilson Coelho, Gilson Sarmento e Grupo Teatro ABC, do Centro Cultural Casa Azul, de Santa Clara Del Mar, na Argentina, é somente o começo dos acontecimentos do dia 27/03/2009 (sexta-feira), quando é comemorado o Dia Internacional do Teatro e o Dia Nacional do Circo.

Na Praça Costa Pereira acontecerá um manifesto da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR).

A RBTR foi criada em março de 2007, em Salvador. Segue abaixo o recado enviado pela atriz Daiana Scaramussa ao Grupo Opiniões Cênicas:

27 DE MARÇO, O TEATRO FAZ FESTA E MANIFESTA!

Costa%20PereiraP1

AMIGOS, DIA 27 DE MARÇO COMEMORAMOS O DIA MUNDIAL DO TEATRO E NACIONAL DO CIRCO.

CONVOCAMOS A TODOS A PARTICIPAR DO  MANIFESTO NA PRAÇA COSTA PEREIRA DE 10:00 AS 13:00 HORAS, ONDE ACONTECERÃO APRESENTAÇÕES, PERFORMACES DE VÁRIOS GRUPOS E LEITURA DO MANIFESTO DO TEATRO DE RUA.

VENHA, VAMOS  PARA PRAÇA! COLOQUE SUA INDUMENTÁRIA E PINTE A CARA!

Segue abaixo o manifesto que será lido em praça pública:

“A rede brasileira de teatro de Rua criada em março de 2007, em Salvador/BA é um espaço físico e virtual de organização horizontal sem hierarquia, democrático e inclusivo. Todos os artistas-trabalhadores e grupos pertencentes a ela podem e devem ser seus articuladores para assim, ampliar e capilarizar cada vez mais, suas ações e pensamentos.

O intercâmbio da Rede Brasileira de teatro de Rua ocorre de forma virtual, entretanto toda e qualquer deliberação é feita nos encontros presenciais sendo que seus membros farão ao menos dois encontros anuais. Os coletivos devem se organizar para enviarem articuladores para encontros presenciais.

O papel de cada integrante é ampliar a rede através da criação de movimentos regionais de teatro de rua bem como da manutenção dos já existentes. No Espírito Santo a Rede de Teatro de Rua reuniu-se pela primeira vez em 11 de outubro de 2008 na Escola de Teatro e Dança FAFI. Desde então vem realizando encontros presenciais permanentemente no propósito de discutir e reivindicar políticas públicas de Estado, tendo como parâmetro maior as diretrizes da rede brasileira.

A missão de Rede Brasileira de Teatro de Rua é lutar por políticas publicas de cultura com investimentos direto do Estado em todas as instâncias: Municípios, Estados e União. E para garantir o acesso aos bens culturais a todos os cidadãos brasileiros a Rede Brasileira de Teatro de Rua tem por objetivo promover também a produção, difusão, formação, registro, circulação e manutenção de grupos de teatro de rua e de seus fazedores, construindo assim um país mais justo.”

Os articuladores da Rede Brasileira de Teatro de Rua dos Estados AC, AM, CE, BA, ES, GO, MA, MG, PA, PE, PR, RJ, RR, RN, RO, RS, SC, SP reunidos nos dias 14, 15 e 16 de novembro de 2008, em São Paulo, no 4º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua, vêem através deste documento afirmar ações e propostas exigindo assim:

· A representação do Teatro de Rua nos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Política Cultural;

· A  representação do teatro de rua no Colegiado Setorial;

· A aprovação e regulamentação imediata do PEC 150/03, que vincula para a Cultura, o mínimo de 2% no orçamento da União, 1,5% no orçamento dos estados e Distrito Federal e 1% no orçamento dos municípios;

· O direito de indicação de representantes de teatro de rua nas comissões dos editais públicos;

· A extinção da lei Rouanet e de qualquer mecanismo de financiamento que utilize a renúncia fiscal (Lei Rubem Braga, Lei Chico Prego, Lei João Bananeira e Lei de Vila Velha Cultura e Arte), por compreendermos que a utilização da verba pública deve se dar através  do financiamento direto do Estado por meio de programas e editais em forma de prêmios elaborados pelos segmentos organizados da sociedade.

· A criação de um programa específico que contemple: produção, circulação, formação, registro, documentação, manutenção e pesquisa para teatro de rua;

· A criação imediata de editais para circulação de espetáculos de teatro de rua, constituindo assim circuitos  nacionais, estaduais e municipais;

· Que espaços públicos, ruas, praças e parques sejam considerados equipamentos culturais e assim contemplados na elaboração de editais de políticas públicas e no Plano Nacional de Cultura;

· A extinção de toda e qualquer cobrança de taxas, bem como a desburocratização para as apresentações de Teatro de Rua garantindo assim o direito de ir e vir e a livre expressão artística conforme nos garante a constituição Federal Brasileira no artigo 5º;

São exigências específicas da Rede de Teatro de Rua do Espírito Santo:

· A reativação de projetos que outrora valeram dentro do Estado e que viabilizavam a projeção, inclusão e formação artística e social, tais como: Projeto Quartas no Teatro, Escola Itinerante, Projeto Vitória em Cena, Usina da Cena, Festival de Monólogos.

· A oferta anual de um Festival de Teatro de Rua nacional com fóruns, apresentações, workshops e premiações, fomentando assim o intercâmbio cultural, a valorização do teatro de rua e a participação da sociedade civil em meio a manifestações artísticas.

· Políticas públicas emergenciais e efetivas voltadas para o Circo reconhecendo seu valor artístico, cultural e social. Proporcionando oportunidades de Trabalho e formação para grupos e seus fazedores através de editais de incentivo a montagem de espetáculo e circulação dos mesmos, também como oficinas e Workshops ofertados de forma democrática e isenta de custo a sociedade.

· Criação de um programa de ocupação de imóveis públicos ociosos destinando-os a pesquisa, formação, produção e apresentações de grupos teatrais.

· Criação de Leis que beneficiem o Teatro de Rua garantindo assim sua liberdade expressiva e dando melhores condições de trabalho.

· A regulamentação imediata da Escola de Teatro e Dança FAFI, garantindo seu valor técnico e profissionalizante no âmbito nacional e estadual.        

O Teatro de Rua é um símbolo de resistência artística, comunicador e gerador de sentido, além de ser propositor de novas razões no uso dos espaços públicos abertos. Assim, conclamamos a todos os artistas-trabalhadores e população brasileira para a mobilização nacional da Rede Brasileira de Teatro de Rua, no dia 27 de março de 2009, no intuito de construir políticas publicas para esta arte.

Vitória, 22 de março de 2009.

Rede Brasileira e Estadual de Teatro de Rua

Mas as coisas não param por aí. O Grupo Taruíras Mutantes convida também, a todos, a comparecerem ao Praia Tênis Clube, na Praia do Canto, em Vitória – ES, para comemorar este dia único no calendário mundial. As 21:00 terão apresentações de perfomances e DJ’s. Segue abaixo o convite feito pelo ator Frederico Nicolai, no Opiniões Cênicas:

Depois da FAFI todos podem aparecer na festa que estamos preparando no Praia Tenis Clube. Até às 22h30 fica por R$ 5,00. Quem quiser se apresentar na "Arena Livre" entra em contato com a gente:

taruirasmutantes@gmail.com

Abaixo mais info da programação do final de semana:

SEXTA 27/3
Para comemorar o dia do Circo e do Teatro, os Taruiras Mutantes e o ANTIMOFO se uniram para realizar a festa "CIRCUS" que será no dia do Circo e do Teatro, 27 de março, a partir das 21 horas, no Praia Tenis Clube (Av. Desemb. Santos Neves, 871 - Praia do Canto). Censura 18 anos. Participações da Cia. de dança aérea Somos Dez?!... (foto em anexo), Circo-Teatro Capixaba com a performance pirotécnica "Sol da Meia-Noite" com William Rodrigues e videotagem da Revista Quase, além de vários DJ's e videotagens. Ingressos até 22h30 R$ 5,00, até meia-noite R$ 10,00 e depois da meia-noite R$ 12,00. Mais informações no telefone 92993254.

E também para as crianças: 
SÁBADO E DOMINGO, 28 e 29/3, 16 HORAS. CENSURA LIVRE

Apresentações do espetáculo "Somos Dez?!... em Processo", com direção e coreografias de Denize Marques. Elenco: Amanda Rabello, Florença Pretti, Gabriela Bastos, Gabriela Faiçal, Gabrielle Ribeiro, Kamilla Ribeiro, Keiliane Santos, Lívia Sheldaiane, Marcella Muniz, Maria Luiza Rosa, Maria Paula Parreira, Michele Gonçalves e Priscila Parreira. A companhia de dança aérea vai apresentar coreografias de trapézio, tecido acrobático, pista de molas e lira. Ingressos R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Com certeza teremos todos os tipos de manifestações artísticas cênicas nesse dia tão especial para o teatro mundial. Pois além disso tudo, também acontecerá o lançamento dos Editais da Secult.

Dia Internacional do Teatro na Fafi

marca FAFI Amanhã, 27/03/2009, será o Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo e em vários lugares do Espírito Santo terão comemorações referentes a esse dia, mas depois eu falo dos outros, no momento vou falar da Escola de Teatro e Dança Fafi.

Haverão apresentações de DVDs, Mesa Redonda e, pra finalizar, o grupo Teatro ABC, da Argentina, fará apresentação do espetáculo “Flor”.

A gerente da Fafi, a atriz Lilian Menenguci, me enviou o material, com várias fotos. Segue abaixo:

DIA INTERNACIONAL DO TEATRO

(27 DE MARÇO DE 2009)

Em comemoração ao “Dia Internacional do Teatro” uma programação especial poderá ser conferida na Escola de Teatro e Dança FAFI, nesta sexta-feira a partir das 19horas. Exibição de vídeos, mesa redonda e apresentação teatral do espetáculo Flor, do Grupo Argentino Teatro ABC, compõem a programação. A atividade é aberta ao público.

ESCOLA DE TEATRO E DANÇA FAFI

Programação:

19:00 HORAS: Exibição de dvds dos grupos “La Candelária” (Colômbia) e “Pombas Urbanas” (São Paulo)

20:00 horas: Mesa-redonda com o tema TEATRO E PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ATOR, com Renato Saudino e Fernando Marques (mediação de Wilson Coêlho)

21:00 horas: apresentação do espetáculo FLOR do grupo TEATRO ABC, do Centro Cultural Casa Azul (Santa Clara del Mar – Argentina)

ENTRADA FRANCA

MAIORES INFORMAÇÕES: 3381.6922

IMG_4828 SINOPSE: Neste espetáculo de mimo-clown, o personagem decide começar um trabalho de jardinagem: plantar uma flor. Através de interações com o público perpassando as seguintes etapas: plantar a semente, ver crescer a flor e, o mais triste, ver a morte da mesma. A obra, escrita e dirigida por Martin Ribot, é interpretada por Ezequiel Ribot e tem mais ou menos um ano que estreou em Santa Clara del Mar, na Argentina. Desde então, o espetáculo tem sido apresentado em diversos teatros da Província de Buenos Aires.

CASA AZUL

www.casazul.org

IMG_4830 Casa Azul é um Centro de Artes e Ofícios de contenção e desenvolvimento social.

A partir de outubro de 2004, um grupo de pessoas vinculadas à cultura, à arte e os ofícios, se encontra trabalhando neste projeto. Dedicando, preferencialmente a atenção ao desenvolvimento criativo das crianças.

Casa Azul funciona num antigo casarão de madeira, de dois pisos, com 500 m2 cobertos e está situada num parque arvorado de 3.000 m2.

Durante o ano, a comunidade participa no Centro, através das Oficinas de Arte, Apoio Escolar, Cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento, Exposições, Obras Teatrais, Concertos e demais manisfestações populares. Ao realizar oficinas também se criam fontes de trabalho.

IMG_4831 Através da Escola Municipal de Arte Cênica ABC e o Coral Santa Clara se brinda um espaço de expressão, formação, difusão, pesquisa e ensino em Santa Clara do Mar e o partido de Mar Chiquita.

Aqueles que trabalham na Casa Azul recuperam e continuam a tarefa de José Maria Orensanz, rendendo-lhe uma homenagem viva à sua obra desde a ação e a criação, resgatando seus objetivos e criando novos.

IMG_4835 Casa Azul, Artes & Ofícios, se projeta como um empreendimento sustentado no tempo que, por suas propostas, brinda uma resposta às necessidades culturais da comunidade que, por sua vez aporta um rasgo de singularidade e atrativo à identidade de Santa Clara do Mar e ao partido de Mar Chiquita.

Casa Azul conta com o apoio da Municipalidade de Mar Chiquita e com apadrinhamento do Sr. Lito Cruz (ator).

terça-feira, 24 de março de 2009

Vila Velha promove Homenagem do Dia Internacional do Teatro e Nacional do Circo

O Dia Internacional do Teatro (27/03/2009) é um dia para se refletir no que tem sido feito por esta forma de arte marginal. Por que eu disse isso? Porque o teatro não é considerado como forma de arte. Na escala das nove formas de expressão artística, o teatro não aparece:

1ª Arte – Música

2ª Arte – Pintura

3ª Arte – Escultura

4ª Arte - Arquitetura

5ª Arte - Literatura

6ª Arte - Coreografia

7ª Arte - Cinema

8ª Arte - Fotografia

9ª Arte – História em Quadrinhos

Então quando surge uma oportunidade de homegear esse dia, deveria ser aproveitado e é isso que acontecerá no Teatro Municipal de Vila Velha – ES.

A Companhia Folgazões e o ator, palhaço e escritor Marcio Libar se juntam para fazer esta bela homenagem ao nosso teatro e aos palhaços, que também são homenageados neste dia.

Tudo vai começar com uma palestra de Marcio Libar, as 17:00, no interior do Teatro, as 18:30 A Companhia Folgazões apresenta o espetáculo “Cantante e Brincantes”, as 19:30 Marcio Libar apresenta seu trabalho “O Pregoeiro” e mais tarde lança o livro “A Nobre Arte do Palhaço”.

Abaixo uma descrição dos trabalhos:

CANTANTES E BRINCANTES”

cantantes-e-brincantes FICHA TÉCNICA

Elenco:

Vanessa Darmani

Wyller Villaças

Duílio Kuster

Edson Nascimento

Fraga Ferri

DESCRIÇÃO

O espetáculo é um brinde à riqueza e diversidade das manifestações artísticas populares brasileiras. Em aproximadamente 50 minutos, ao som de ritmos diversos como jongo, o samba e o forró, desfilam personagens clássicos do imaginário como Nega Maluca, o João Bananeira e o Boneco Gigante, convidando a todos para a cantoria e a brincadeira!

“O Pregoeiro”

O-PREGOEIRO FICHA TÉCNICA

Trabalho com o artista de rua e escritor Marcio Libar

DESCRIÇÃO

Espetáculo no estilo “one man show” que se resume no tripé ator, palco e platéia. Basicamente usando seu carisma e a fala solta de um experiente artista de rua, Marcio conta de forma documental em primeira pessoa a sua busca pelo reconhecimento da mídia e da crítica especializada e pelo amor de seu público. Ele confessa que sempre sonhou em ser “famoso”, acreditou que seria um ídolo pop da black music, um pop star, mas quis o destino que ele acabasse no teatro e acabou se conformando em ser pobrestar mesmo.

A partir desse argumento, o nosso aspirante a ídolo tenta realizar números de habilidades, mas que só acabam revelando sua mediocridade artística. Ele faz várias tentativas frustradas para receber o amor de seu público, mas só quando entra em contato com o palhaço e o compreende como “O perdedor” é que encontra um sentido. É naquele lugar de perdedor que ele realmente se encontra e se reconhece. A partir desse ponto, Marcio vai se despindo da imagem MTV que construiu e gradativamente vai se transformando no seu palhaço Cuti-Cuti, enquanto fala sobre perdas, amor e morte. “Não levem a vida a sério, porque vocês não vão sair vivos dela!”

É o que o palhaço quer dizer no final.

A entrada será franca, tanto para a palestra como para os espetáculos, e a censura é de 14 anos. Parabéns ao artista teatral e ao artista circense!

Regulamento do 6º Festival de Esquetes do Espírito Santo (ATUALIZADO)

A cada dia que passa a 6ª Edição do Festival de Esquetes do Espírito Santo se torna mais concreta. Hoje (24/03/2009), Rosa Araújo, que está auxiliando Karina Assunção na produção do festival me enviou o Regulamento, que consiste em comunicar o tempo de duração de cada trabalho, como a quantidade de atores em cena. As incrições também são mencionada no Regulamento e iniciam no dia 30/03/2009 (segunda-feira) e vão até o dia 10/05/2009 (domingo).

Segue abaixo o Regulamento do Festival, para quem se interessar me inscrever. Desejo boa sorte a todos!

Logo_6_Festival_Esquetes

6º Festival de Esquetes do Espírito Santo

Regulamento

1- O 6º Festival de Esquetes do Espírito Santo será realizado nos dias 26,27 e 28 de Junho de 2008.

2- O Festival de Esquetes é aberto à participação de grupos teatrais selecionados por uma comissão de pré-seleção indicada pela organização do Festival.

3- Cada esquete deverá ter no mínimo 10 minutos e no máximo 20 minutos de duração, sendo desclassificados aqueles que não seguirem o tempo determinado.

4- O limite máximo permitido para cada esquete será de 05 (cinco) atores.

5- Não será permitida a atuação de atores em mais de um esquete.

6- Caberá ao grupo participante o material cênico e técnico necessário ao seu espetáculo, com exeção da estrutura técnica de base (iluminação e sonorização) dentro dos limites da sala do espetáculo.

7- O júri terá autonomia para julgar inclusive o não cumprimento das normas.

8- As inscrições poderão ser feitas pelo correio no endereço: Rua Curitiba, 755, Térreo – Itapoã – Vila Velha – ES, CEP: 29.101-565, contendo no envelope apenas o pseudônimo do remetente, a partir do dia 30/03/2009 ao dia 10/05/2009 contendo os materiais relacionados no blog Festival de Esquetes do Espírito Santo.

§ único – A Ficha de Incrição de verá posuir o seguinte:

Ficha de Inscrição do Festival
Nome do Grupo
Responsável pelo grupo
Endereço
E-mail
Ficha Técnica:
Direção
Produção, Figurino e Cenografia
Operador de Som
Operador de Luz
Texto
Autor
Duração
Elenco
Sinopse do Texto

9- O resultado da seleção será divulgado no blog do festival no dia 17/05/2009 (domingo).

10- Os grupos selecionados terão até o dia 24/05/2009 (domingo) para confirmarem através do e-mail festivaldeesquetesdoespiritosanto@hotmail.com, se não confirmarem, não participarão do Festival e não receberão reembolso da taxa de inscrição.

11- A tava de inscrição é de R$ 20,00 (vinte reais) por grupo, não havendo devolução caso houver desistência. O valor da taxa de inscrição deverá ser depositado no Banco Bradesco AG 1200-9 C/C 0032753-0 no dia da inscrição, e o comprovante de depósito deverá ser enviado para o e-mail do festival, junto com a ficha de inscrição.

Premiações:

Os espetáculos concorrerão a troféus nas seguintes categorias:

● Melhor Atriz

● Melhor Ator

● Melhor Esquete

● Melhor Direção

● Melhor Figurino

● Melhor Cenário

● Melhor Produção

● Texto Original

● Júri Popular

● Maquiagem

Ainda receberão certificado de menção honrosa ao ator e atriz revelação.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Editais da Secult 2009

Depois de tanta espera, a Secult (Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo) resolveu lançar seus editais da cultura. O lançamento será realizado no Palácio Anchieta, sede do Governo Estadual, no Salão São Tiago, nesta sexta-feira (27/03/2009), as 10:00.Editais_2009

Na solenidade serão lançados 18 editais, sendo que o Edital 001/2009, de Apoio financeiro para custeio de despesas com locomoção de artistas, técnicos e estudiosos, já teve seu lançamento pelo Diário Oficial da União, no dia 16/03/2009 (segunda-feira), com inscrições abertas na terça-feira (17/03/2009). Este primeiro edital tem como finalidade apoiá-los em viagens para participações em eventos culturais promovidos por instituições, brasileiras ou estrangeiras, com as finalidades de: apresentação de espetáculos, eventos culturais ou trabalho artístico próprio; residência artística; e cursos de capacitação de profissionais de cultura. O valor total do apoio será de até R$ 150.000,00 (Cento e cinquenta mil reais). A Portaria do Edital 001/2009 está em arquivo PDF, já os Anexos do Edital 001/2009 estõ em arquivo DOC.

Já os outros Editais, supracitando os de Teatro (já que essa é a idéia do blog!), são:

Edital 003/2009 - Prêmio para produção de ópera e qualificação de profissionais no Espírito Santo, com objetivo de desenvolver sua qualificação e crescimento profissional e fomentar a produção de óperas de qualidade no Estado. O valor total do prêmio é de até R$ 160 mil, contemplando no máximo dois projetos. O projeto de ópera a ser produzido com a participação de uma orquestra terá premiação no valor total de até R$ 100.000,00 (Cem mil reais). Já o projeto produzido apenas com piano, terá premiação no valor total de até R$ 60.000,00 (Sessenta mil reais).

Edital 004/2009 - Prêmio para residência de grupos de artes cênicas, nas áreas de Teatro e Dança, com o objetivo principal de desenvolver sua qualificação e crescimento, ampliar a formação de platéias e fomentar a produção cultural de qualidade, estimulando a geração de renda de artistas e técnicos cênicos. O valor total do prêmio é de até R$ 390.000,00 (Trezentos e noventa mil reais), contemplando no máximo de seis projetos culturais, sendo dois para Grupos de Teatro Adulto, dois para Grupos de Teatro Infanto-juvenil e dois para Grupos de Dança. O valor individual é de até R$ 65.000 (Sessenta e cinco mil reais).

Edital 005/2009 - Prêmio para estímulo à produção crítica em artes, com objetivo de fomentar a reflexão sobre as várias manifestações artísticas contemporâneas que versem sobre a cultura capixaba e venham a ampliar a compreensão e o debate no campo das artes no Espírito Santo. O valor total do prêmio é de R$ 32.000,00 (Trinta e dois mil reais), contemplando no máximo oito ensaios críticos, sendo um em cada categoria. O valor individual é de R$ 4.000,00 (Quatro mil reais). O ensaio crítico deverá ser pertinente a uma das seguintes categorias: produção crítica em Artes Visuais; em Dança; em Música; em Teatro; sobre Cultura Popular; sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais/Internet; sobre Artes Audiovisuais; e sobre Literatura.

Edital 006/2009 - Seleção de textos teatrais inéditos nas categorias teatro adulto e teatro infanto-juvenil, com o intuito de incentivar o surgimento de novos dramaturgos no Espírito Santo e a produção dramática. Serão realizadas duas etapas. Na primeira fase, serão selecionados até seis textos teatrais, para participação no Laboratório de Textos Teatrais, com o intuito de promover o aperfeiçoamento e qualificação dos textos selecionados. Na segunda etapa, serão selecionados dois textos teatrais, para serem montados com recursos do prêmio. Cada um receberá R$ 25.000,00 (Vinte e cinco mil reais) totalizando R$ 50.000,00 (Cinquenta mil reais).

Edital 007/2009 - Prêmio para a circulação de espetáculos de teatro e de dança produzidos no Espírito Santo, com o objetivo de estimular e popularizar as artes cênicas, com vistas à formação de platéias e ao fortalecimento do mercado de trabalho artístico. O valor total do prêmio é de R$ 495.000,00 (Quatrocentos e noventa e cinco mil reais), contemplando no máximo 15 projetos, sendo 10 para espetáculos de teatro e cinco para espetáculos de dança. O valor individual é de R$ 33.000,00 (Trinta e três mil reais) para realização de seis apresentações, com valor de R$ 5.500,00 (Cinco mil e quinhentos reais) por espetáculo.

Depois de sexta-feira próxima (27/03/2009, como já anunciado), estarei colocando a disposição os Editais, suas portarias e anexos. A partir de já, desejo boa sorte a todos!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Subtexto

Não é sempre que eu recebo um e-mail direto desse tipo, geralmente vejo esse tipo de informação no Opiniões Cênicas, mas desta vez veio direto para mim, por Wilson Coelho.

É sobre Subtexto, uma revista de teatro do Galpão Cine Horto, um projeto do Grupo Galpão. A intenção desta revista, de periodicidade anual “é abrir espaço para grupos artísticos, profissionais e entidades que seguem uma trajetória coletiva de trabalho, além de proporcionar acesso à diversidade, à efervescência criativa, à dúvida e, ainda, falar sobre um teatro que se compromete com a utopia e a transformação”.

A 5ª Edição da revista já pode ser encontrada na Escola de Teatro e Dança Fafi e é prioritária para grupos, espaços e instituições teatrais. O contato pode ser feito com o diretor Wilson Coelho, ou então você pode baixar a revista no próprio site do Galpão Cine Horto. Abaixo o folder de apresentação enviado a mim.

Flyer Subtexto ES ok Boa leitura!

Os Viajantes, em Vila Velha

Era para eu ter informado ontem (18/03/2009), pois foi quando Fabio Santana me enviou (desculpa Fabio!), mas antes tarde do que nunca. Nos dias 19 e 20 se março de 2009 (quinta-feira e sexta-feira, respectivamente), estará sendo apresentado no Teatro Municipal de Vila Velha, a peça “Os Viajantes”, de Fabio Santana, com direção de Wyller Villaças.

Segue abaixo um pequeno texto com a ficha técnica da peça:

convite_peça_os_viajantes Os Viajantes – uma viagem através da ciência e

do espírito humano

Data: 19 e 20 de março de 2009

Horário: 20 horas

Local: Teatro Municipal de Vila Velha

Confirme sua presença por e-mail ou nos telefones a seguir e receba o ingresso: estreia.viajantes@gmail.com

3229 4481 / 8816 8058 (Ivan)

9849 6661 (Fábio)

8114 0470 (Janaína)

Sinopse

A peça que se passa no início do século XX, e acontece em cenário único (laboratório de um cientista), narra a história do “Doutor” que é contratado por uma empresa internacional e um representante das Forças Armadas de um país, para criar uma máquina de tele transporte.

Temendo o mau uso da sua invenção, mas precisando de dinheiro para investir em seus projetos, entre eles, a reversão da paralisia infantil que Noriel, um de seus ajudantes porta, ele vive o conflito de entregar o tele transporte e tentar ajudar seu amigo ou recusar a oferta e desistir da busca pela cura.

A invenção desperta grande cobiça, o que incentiva as conspirações, traições e conflitos científicos e humanos (cientistas X cientistas e cientistas X governo ).

A dupla de ajudantes do Doutor, Sandovino e Noriel, garantem o toque de humor da trama e também os momentos de emoção. No final, o público sai do espetáculo com mais alguns elementos para opinar sobre o valor da ciência e dos valores humanos em nossas vidas.

Autor: Fábio Santana

Diretor: Wyller Villaças

Elenco

Fernando Soledade: Doutor

Cyntia Andrade: Menezes

Gilmar Júnior: Noriel

Ismael Inoch: Comandante Borgoso

Dieymes Pechincha: Sandovino

Sara Nunes Almeida: Zigfrida

Bom espetáculo!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Folgazões na Serra

LOGO COM LETREIRO5Como sempre, eu recorro ao Opiniões Cênicas para expor o que está acontecendo nas cidades do Espírito Santo, quanto a teatro. Desta vez é a Cia. Folgazões, que foi agraciada com a Lei Chico Prego e agora fará apresentações nas praças de Laranjeiras e Jacaraípe, iniciando no dia 21/03/2009 (sábado), as 19:00, com o espetáculo “Cantantes e Brincantes. Segue abaixo a programações e o release do espetáculo de rua:

Programação:

Dia          

Horário Local

21/03/2009 (sábado)

19:00

Parque da cidade (Laranjeiras)

22/03/2009 (domingo)

18:00

Parque da cidade (Laranjeiras)

25/03/2009 (quarta-feira)

15:00

Escola Leonel de M.Brizola (Jacaraípe)

28/03/2009 (sábado)

19:00

Parque da cidade (Laranjeiras)

29/03/2009 (domingo)

18:00

Parque da cidade (Laranjeiras)

04/04/2009 (sábado)

19:00

Parque da cidade (Laranjeiras)

05/04/2009 (domingo)

18:00

Parque da cidade (Laranjeiras)

Cantantes e Brincantes

Sinopse

O espetáculo Cantantes e brincantes é composto por uma série de quadros nos quais a ênfase recai sobre o universo lúdico propiciado pelas musicas de brincadeiras que vão sendo executas em cena. Ritmos como o jongo, o samba e o forró são o pano de fundo para o desfile de personagens como o João bananeira, a Nega Maluca e o Congão – o boneco gigante, transformando a apresentação numa grande festa de homenagem à cultura brasileira

Companhia Folgazões de Artes Cênicas

Ficha técnica

Figurino, Direção, Produção, Adereços cênicos e sonoplastia: Companhia Folgazões de Artes Cênicas

Elenco: Edson Nascimento, Wyller Villaças, Vanessa Darmani, Duílio Kuster, Sandro Sam

Duração: 40 min

Tel: 27 – 3322-7391 / 9992-6670 (Edson Roberto do Nascimento)

Email: osfolgazoes@hotmail.com

A Feira em Cariacica

O Grupo Vira-Lata, agraciado em 2008 com a Lei João Bananeira, retorna com a peça teatral “A Feira”, agora em Cariacica.

O produtor Edilamar Fogos de Deus enviou ao Opiniões Cênicas a programação de apresentações e um pequeno release, com sinopse. Segue abaixo:

O GRUPO VIRA-LATA CONTEMPLADO PELA LEI JOÃO BANANEIRA

APRESENTA O ESPETÁCULO

TEATRAL ”A FEIRA”!Folder Cariacica 3 temporada curvas

AGORA EM CARIACICA – ABERTO AO PÚBLICO

· PRAÇA DE NOVA BRASILIA

DATA: 21/03/2009 (SABADO)

HORÁRIO: 20h.

· PRAÇA DE CARIACICA SEDE

DATA: 22/03/2009 (DOMINGO)

HORÁRIO: 20h.

· APAE – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS

DATA: 28/03/2009 (SÁBADO)

HORÁRIO: 16h.

· QUADRA DE ESPORTE DE SANTANA

DATA: 29/03/2009 – (DOMINGO) 

HORÁRIO: 16h.


GÊNERO: COMÉDIA NORDESTINA
TEXTO: LOURDES RAMALHO
DIREÇÃO: RENATO SAUDINO

ELENCO: Alessandro Rodrigues, Bené Freire, Cleverson Guerrera, Edivaldo Junior, Eleciana Mello, Fabricia Dias, , Luiza Vitorio, Max Goldner, Sandro Feitosa, Simone Alighiere, Tiago Damasceno, Thais Bicalho, Winny Roch


Sinopse

A peça teatral “A Feira” relata a história de uma família nordestina, que vai a feira e acaba se metendo em muitas confusões. A história segue com interferência de vários personagens: feirantes, ambulantes, pedintes, malandros... Pessoas que, como a família tem uma vida difícil, mas que com muito bom humor sobrevivem às dificuldades, enfim, personagens que são o relato do Brasil. Uma comédia com duração aproximadamente de 55 min. Para toda a família.

CONTATO: 27 9982-3907  / 8809-3592

PRODUÇÃO: EDILAMAR FOGOS

A_Feira

domingo, 15 de março de 2009

Funarte monta Banco de Dados Virtual

cadastro.virtual.FUNARTE Sem puxar o saco de ninguém, o Opiniões Cênicas sempre vem com algo interessante sobre cultura em geral. As vezes é de extremo interesse para o blog Teatro Capixaba, as vezes não (estou guardando outras coisas que vem acontecendo lá pro Dia Mundial do Teatro, neste mês).

E sinceramente, essa foi a melhor. A Cia. Circo Teatro Capixaba disponibilizou para todos um cartaz referente a um Banco Virtual criado pela Funarte. Como bem devem imaginar, a intenção deste Banco de Dados virtual é o mesmo que a Escola de Teatro e Dança Fafi teve no ano de 2007, nos seus 80 anos, ou melhor, criar um aquivo de todos os artistas que existem dentro do Brasil (no caso da Funarte).

teatroflyer4capa Mas o cadastro ainda não começou. Você entrando no site e clica no banner igual a esse do lado e verá a mensagem: “A Funarte quer reconhecer os profissionais que atuam na área teatral em todo o Brasil. Para isso, está preparando um cadastro virtual que vai permitir o mapeamento do setor. Atores, diretores, dramaturgos, produtores, professores, técnicos, instituições ligadas ao teatro e demais artistas podem ajudar a construir esse banco de dados, que será utilizado para pesquisas, elaboração e divulgação de projetos. O cadastro será feito por meio do preenchimento de formulário e as informações só serão disponibilizadas neste site mediante autorização do usuário. Aguarde. Em breve lançaremos o cadastro neste site!

Não esqueçam então de brevemente entrar no site da Funarte e realizar seu cadastro.

sábado, 14 de março de 2009

Novo site da Secult

secult A Secretaria do Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult) renovou o seu site. Com um painel em Flash, mostrando oras de artistas capixabas, o site vem com direcionamento para o Funcultura, o Conselho Estadual de Cultura (CEC) e os Editais do Estado, além de contar com notícias relacionadas à Secretaria.

Você pode acessar através do site vários llinks ligados a cultura no estado do Espírito Santo. Entre e aproveite.

site-secult

Pato Mojado em Vitória

Desde ontem (13/03/2009), Vitória foi invadida pelo grupo de rua argentino Pato Mojado.  Eles estiveram no Centro de Viória-ES, apresentando seus trabalhos com máscaras, malas, dança e pernas de paus.

marca FAFI Hoje (14/03/2009), as 10:00, eles se apresentaram na Escola de Teatro e Dança FAFI. Na segunda-feira (16/03/2009), eles continuam suas apresentações e vão até o dia 19/03/2009 (quinta-feira), passando pelas praças públicas, parques e espaços alternativos. Segue abaixo um texto enviado a mim pela gerente da Escola de Teatro e Dança FAFI, a atriz Lilian Menenguci.

Cia Itinerante

“Pato Mojado”

Grupo teatral da Argentina se apresenta na FAFI e nas ruas de Vitória.

Vindo da Argentina, com o objetivo de chegar até o Rio Grande do Norte e quem sabe um pouco mais, a Companhia Itinerante Pato Mojado está atravessando o Brasil, apresentando seu repertório artístico, já tendo passado por várias cidades, como: Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Curitiba, Santos, Ilha Bela, Paraty, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e agora está em Vitória .

Pato Mojado

É uma Companhia de teatro de rua, pertencente a uma paisagem urbana que lhes propõem sobreviver do grupo e do delírio da imaginação. Dois palhaços e um acrobata trazem do circo, o grotesco e o humor e se relacionam até à exaustão em situações absurdas, cotidianas e insólitas.

Os Espetáculos

Em cena são utilizados recursos como máscaras, malas, danças e pernas de pau para se comunicar. Assim é que Rosaura, Eulogio, e o El Hombre Elástico se entrelaçam com total habilidade, continuando com a tradição que saltimbancos, jograis, palhaços e bufões tinham desejado na história cômica universal e popular. O espetáculo está pensado para todo tipo de público.

Para a viagem

Nas cidades, como suporte para a empreitada, o Grupo tem contado com o apoio da Rede de Teatro de Rua do Brasil. No Espírito Santo o Grupo conta com o apoio do grupo Poiesis, com a Secretaria de Difusão Cultural da UFES e a Escola de Teatro e Dança FAFI.

Pato Mojado se apresentará em praças e parques públicos de Vitória, até o dia 19 de Março.

Programação

Sexta-feira (13/03): apresentações : no meio da Rua Sete (Centro de Vitória) às 12hs.; na Praça Costa Pereira às 17 hs.; e na Praça Ubaldo Ramalhete (fim da Rua Sete) às 19hs.

Sábado (14/03): apresentação na Arena da Escola de Teatro e Dança FAFI às 10 hs. (manhã).

Segunda-feira (16/03): apresentação às 11:30 h. e às 17h. em frente ao Restaurante Universitário da UFES.

Terça-feira (17/03): oficina de teatro de rua para estudantes da UFES e demais interessados.

Quarta-feira (18/03): demonstração de trabalho e bate-papo com estudantes da Escola de Teatro e Dança FAFI, artistas e demais interessados, às 19 hs. Encerramento da turnê em Vitória.

Contatos

pato-mojado@hotmail.com

pato-mojado@orkut.com

Rosas Brancas para Salomé

Cartaz Salomé Luzes Estreou na quinta-feira passada (12/03/2009), a peça “Rosas Brancas para Salomé”, escrita e dirigida por Gladston Ramos, com o ator Mauro Pinheiro em cena. A peça fica em cartaz até domingo (15/03/2009), no Teatro Municipal de Viana, as 20:00. Os ingressos começam a ser vendidos na bilheteria do teatro, a partir das 16:00, no valor de R$ 10,00(inteira) e R$ 5,00(estudantes e pessoas com mais de 65 anos).

A história é sobre Salomé, uma diva do transformismo, apaixonada pela cantora Angela Maria. A peça começa com o show dela e depois vai para seu camarim, onde as lembranças inundam seus pensamentos. Suas conquistas, decepções e frustações são contadas por Mauro Pinheiro, que dá corpo a essa personagem.

No dia 27 de março de 2009 (sexta-feira), a peça estará no Projeto Luzes e Aplausos, no Teatro do SESI. Luzes e Aplausos tem como objetivo levar peças teatrais a todos as classes, por um valor de ingrasso de R$ 1,99. “Rosas Brancas para Salomé” se apresentará as 20:00. O teatro do SESI se localiza no bairro Jardim da Penha, em Vitória-ES.

Segue abaixo a matéria enviada ao Grupo Opiniões Cênicas, pelo ator Mauro Pinheiro.

“Rosas brancas para Salomé” é a atração do fim de semana no Teatro de Viana

A comédia “Rosas brancas para Salomé” vai agitar Viana neste fim de semana. O espetáculo será apresentado no Teatro Municipal, no Centro, Quinta-feira(12), sexta-feira(13),sábado (14) e domingo (15), às 20 horas. Os ingressos serão vendidos na bilheteria do teatro a partir das 16 horas do dia de cada apresentação. O valor da inteira é R$10,00. Estudantes e maiores de 65 anos pagam R$ 5,00.

clip_image001O texto e a direção da peça, que é classificada para 14 anos, são de Gladston Ramos. Já a interpretação fica por conta do ator Mauro Pinheiro, que entra em cena como Salomé, uma diva do transformismo, apaixonada pela cantora Angela Maria. A personagem é sonhadora, sensível, alegre, divertida e ao mesmo tempo melancólica e solitária.

O espetáculo começa com o show de Salomé e prossegue quando ela  volta para o camarim, onde a fantasia acaba e a diva tem que retirar o disfarce para encarar o palco da vida. Nesse momento, as lembranças voltam como num filme, fazendo-a reviver  diversos fatos marcantes da vida. A expulsão de casa, o apoio encontrado em Otila e Madame Satã, no Arco da Lapa, o Cassino da Urca, o difícil relacionamento com a família, o encontro com o amor verdadeiro, a morte do  pai, da mãe, do seu amor, os shows engraçados e dos amigos que o tempo levou.

Mas, o que parece um drama fará o público se divertir. Salomé usa o humor para falar de preconceito, medo, saudade, abandono e principalmente da solidão do ser humano, assuntos que fazem chorar. Com toda sua  fragilidade, ela consegue buscar  dentro de si uma força extraordinária quando o assunto é sobrevivência, e mais do que ninguém sabe driblar as pedradas e os espinhos do seu caminho, fazendo do espetáculo um  divertido desabafo.

Por meio do humor, ela deixa transparecer toda a carga de desafeto, rejeição e discriminação, tentando disfarçar a melancolia e a solidão que explodem  em plena noite de Natal. Apesar de tudo,  Salomé se revela cada vez mais humana e divertida. A peça faz  um convite à  reflexão sobre a forma superficial  como as pessoas vêem aqueles que parecem diferentes.

Secretaria Municipal de Comunicação
Coordenação de Imprensa: Júlio Palassi
Texto: Waldson Menezes
Foto: Divulgação
Tels: 2124-6752 / 2124-6746 / 9913-0746
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Projeto Mini-Biographia

Mini_Biographia-logo As vezes gosto de pesquisar na internet sobre o que anda acontecendo no teatro do Espírito Santo, para que possa informar as pessoas, pois nem todos os grupos teatrais ou mesmo os produtores, têm ciência da existência do blog. Hoje decidi buscar registro no Wikipédia informações sobre nossos atores, atrizes, diretores e produtores, mas para minha surpresa, somente encontrei uma nano-biografia sobre Amylton de Almeida. Lógico, os atores globais têm suas respectivas mini-biografias, falando de suas carreiras e todos os trabalhos que fizeram. Só que eu gosto de dar valor àquilo que possuímos, por isso assumo agora o Projeto Mini-Biographia.

600px-Wikipedia-logo O objetivo do projeto é divulgar aqui no blog Teatro Capixaba as biografias daqueles que fazem o cenário do teatro capixaba. Paulo de Paula, Wilson Nunes, Erlon Paschoal, José Augusto Loureiro, José Luiz Gobbi, Robson de Paula, Cézar Baptista, Ednardo Pinheiro, Edilson Pedrini, Naná Freitas, Fernando Marques, Marcelo Ferreira e muitos outros estarão com suas biografias aqui representados. A idéia é solicitar a eles ou mesmo ao grupos que fazem parte, sua história, desde quando começaram, por quais processos de criação passaram e como andam os atuais projetos. Depois de colocar no blog, colocarei as biografias no Wikipedia. Os grupos teatrais também farão parte do projeto, mais a frente.

Lei de Incentivo João Bananeira até o fim de março

Foram tantas informações nessa semana, que fiquei atolado, sem poder informar, devido meu trabalho.

selojoaobananeira A Lei de Incentivo Cultural de Cariacica – ES, João Bananeira, retornou em 27 de novembro de 2008 (sem o minimo de divulgação) e encerra no final do mês de março de 2009.

O Formulário de Inscrição, o Edital da Lei e o Termo de Compromisso estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Cariacica.

A Comissão e Seleção da Lei foi escolhida pela sua presidente, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), Simone Fraga Garcia e mais dois membros da Comissão de Gerenciamento e Fiscalização, Carmelita da Penha Miranda, da Secretaria Municipal de Finanças (SEMFI) e Maria Marta Tomé, que também faz parte da SEMCEL. A Comissão de Artes Cênicas está a cargo de Ana Cristina Rocha, sua Representante Titular, e sua Suplente, Ligia Araujo da Silva.

Desejo boa sorte a todos!

segunda-feira, 9 de março de 2009

Crise Econômica Mundial prejudica incentivo cultural da Petrobras

petrobras Como falei recentemente sobre o Programa Petrobras Cultural, achei de suma importância falar sobre esse assunto que vi hoje (09/03/2009) na página do Gazeta Online. Apesar de não ter muita ligação com o nosso teatro, já que são alguns poucos grupos teatrais, daqui do estado, que se inscrevem para um patrocínio cultural da Petrobras, mas tudo é válido, ainda mais quando prejudica um dos maiores festivais de teatro do Brasil, o de Curitiba, que não terá o apoio da empresa este ano. Segue abaixo a matéria:

logo_gol

Indefinição sobre verbas de patrocínio da Petrobras deixa apreensivo o meio cultural

09/03/2009 - 10h37 ( - Globo Online)

Em decorrência da crise econômica mundial, a empresa que mais patrocina a cultura no Brasil, a Petrobras, ainda não renovou contratos com companhias de dança, de teatro e de música ou com a direção de festivais que tem ajudado a realizar nos últimos anos.
O balanço financeiro de 2008 - que indicou lucro recorde de R$ 33,91 bilhões - chegou na sexta-feira ao setor de patrocínios da estatal, e, com base nele, será traçada a política cultural deste ano. A demora foi fatal para o Festival de Teatro de Curitiba, que, prestes a começar, dia 17 deste mês, deixou de contar com a participação da petrolífera. Outros tradicionais patrocinados têm se adaptado como podem, atrasando salários ou contraindo dívidas.
No fim de fevereiro, o conselho diretor da Orquestra Petrobras Sinfônica enviou um comunicado interno para tranquilizar os músicos, que dizia: "Desde o mês de janeiro, já estamos com todos os trâmites burocráticos junto ao Ministério da Cultura cumpridos. Entretanto, em função da crise financeira que se abateu sobre os mercados no ano passado, o contrato que seria assinado com a Petrobras na primeira semana de janeiro somente está sendo liberado pelo departamento jurídico do patrocinador nos próximos dias". Em seguida, listava todas as etapas que se seguirão até a liberação da verba, que deverá ocorrer no meio de abril. Até lá, os salários ficarão atrasados.
Outros projetos ameaçados são o grupo da coreógrafa Deborah Colker , a Companhia de Dança Cisne Negro, a Intrépida Trupe, e o Teatro Rival.

Fonte: Gazeta Online

quinta-feira, 5 de março de 2009

Festival de Esquetes do Espírito Santo tem data e blog

Logo_6_Festival_Esquetes Quem espera sempre alcança!

Depois de passar um ano sem dar sinal de vida, o Festival de Esquetes do Espírito Santo retorna com força total e toda sua equipe.

Karina Assunção e Taíssa Weigert, retornam com a sexta edição e no local onde tudo começou, ou melhor, no Teatro Municipal de Vila Velha – ES.

Sem data de inscrição pré-definida, o festival acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2009 (sexta, sábado e domingo, respectivamente), a partir das 19:00.

Para dar mais enfase a proposta da equipe, foi criado um blog, onde sempre haverá atualizações sobre datas de inscrições e quais serão os trabalhos que participarão: http://festivaldeesquetesdoespitirosanto.blogspot.com/.

Os interessados fiquem atentos e ligados, tanto no blog do Festival quando na sua comunidade no Orkut: Festival de Esquetes do E S.

Programa Petrobras Cultural 2008/2009

programa-petrobras-cultural Hoje (05/03/2009), recebi da Petrobras sobre os últimos dias para as inscrições do Programa Petrobras Cultural.

A Petrobras patrocina a cultura desde 1980, mas somente em 2001 ela lançou a primeira seleção pública de projetos em âmbito nacional.

A idéia do programa é estimular a realização de projetos, abrir espaço para criação, contribuir para a formação de público, estimular a reflexão sobre a cultura e o pensamento e contribuir para uma melhoria do quadro geral da cultura nacional.

Na edição 2006/2007, foram aprovados sete projetos no Setor Artes Cênicas/Teatro. A seleção é regida pelo Conselho Petrobras Cultural, que é formado por cinco representantes da Petrobras, um do Ministério da Cultura (MinC) e um da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Este Conselho selecionam Comissões de Seleção, que não fazem parte da empresa, são pessoas da sociedade que trabalham com as áreas que avaliarão.

As comissões se preocupam com os seguintes critérios: a relevância e o mérito qualitativo do projeto e sua viabilidade de execução.

São considerados, como fatores de priorização, os critérios que estão discriminados nos Regulamentos Específicos de cada Área de Seleção Pública. No conjunto das ações que integram o Programa Petrobras Cultural buscar-se-á sempre contemplar a diversidade étnica e regional da cultura brasileira, não havendo, no entanto, nenhuma definição de cotas regionais ou étnicas.

Dessa forma, o Programa Petrobras Cultural é dividido em quatro etapas: Triagem Administrativa, Comissões de Seleção, Etapa Ministério da Cultura e Conselho Petrobras Cultural.

O prazo final para de inscrição para o Setor Artes Cênicas é no dia 11/03/2009 (quarta-feira).

Desejo boa sorte a todos!

Novidades com O Figurante Invisível (atualizado)

figurante Depois de uma temporada fora do estado do Espírito Santo, o Grupo Quintal retorna com O Figurante Invisível, no Tetro Galpão, com uma novidade: Ingresso Cultura em rede.

O que seria isso? Bem, usando as palavras digitdas pela atriz Colette Dantas: “Criamos um valor de ingresso, subsidiado por nós mesmos, artistas do Quintal, destinado àqueles que participam das redes de cultura. É um valor de 50% do valor da meia entrada, dando direito àquele que o acompanhar, de pagar meia entrada. Aliás, o Quintal já cobra dos artistas em geral, o valor de meia entrada em seus espetáculos.
Temos o objetivo de trazer este público que participa das redes de cultura, que muitas vezes não ‘consome’ mais arte porque não tem condições financeiras para tal.
”, e ainda concluiu: “Para poder usufruir do Ingresso Cultura em Rede, basta imprimir um email em seu nome, proveniente de uma rede de cultura, com o texto de divulgação do espetáculo, ou email marketing, e apresentar na bilheteria.”, ou melhor, o ingresso que você pagaria normalmente inteiro, você poderá pagar somente a metade, desde que faça parte do Opiniões Cênicas ou receba um e-mail da rede cultural do Grupo Quintal.

A idéia é maravilhosa, pois com esse incentivo, os artistas do Espírito Santo poderão pagar a metade de um ingresso para estudante, desde que receba o e-mail e leve-o impresso ao teatro

Vamos agora ao release básico:

O FIGURANTE INVISIVEL”

Tragédia grega "Antígona", de Sófocles, é o tema central gerador do contexto em que se passa a peça. No roteiro da peça, escrita por Romário Borelli, um diretor ensaia uma atriz substituta para o papel de Antígona, em situação de grande dificuldade, com apenas um ator e um iluminador para ajudá-los com os ensaios, quando recebem a visita de um velho ator veterano desiludido com a vida difícil nesse universo do "fazer teatral" no nosso país. A presença desse personagem leva as evoluções pela tragédia e arquétipos paralelos em cenas que remetem à ditadura militar, à produção teatral no período e as conseqüências sobre o humano resultante da militância e resistência política-artistica.

"Antígona" está presente em cenas de sua versão original, nas batalhas diárias do fazer artístico no país, nas lutas democráticas, nas relações pessoais e confrontos com a realidade cotidiana de ser artista no Brasil.

Serviço:

Gênero: Drama

Texto: Romário Borelli

Direção: Telma Smith

Elenco: Colette Dantas, Higor Campagnaro, José Augusto Loureiro e Ednardo Pinheiro.

Figurino: Luiza Fardin

Cenógrafo: José Augusto Loureiro

Iluminador: Fabio Prieto

Produção: Miriam Gonçalves

Concepção Visual: Fernando Marques

Quando: 11 á 22 de Março (quarta á domingo).

Horário: 20:00 horas

Duração: 1:15

Lotação do teatro: 60 lugares

Censura: 18 anos

Onde: Teatro Galpão (Av. Nossa Senhora da Penha – Vitória)

Ingressos: R$ 20,00 inteira, R$10,00 meia (estudantes, artistas), R$ 5,00 cultura em rede (membros de redes de cultura indicadas), entrada franca para pessoas da terceira idade*.

Posto de venda: RIOS JÓIAS – LOJA na Rua Sete de Setembro, 64 loja 03 - Centro, Vitória

Informações pelo telefone:  (27) 9309-6730 – Miriam Gonçalves.

Obs: *As pessoas maiores de 60 anos, freqüentadoras de Centros e Grupos de Vivência e moradores de asilo têm gratuidade assegurada. É só agendarem (individualmente ou em grupo) pelo mesmo telefone.

Curso de teatro em Muqui, com Claudia Puget

pugetDesde o dia 27/02/2009 (sexta-feira) Claudia Puget me enviou sobre esse curso de teatro que ela administrará em Muqui, um cidade ao sul do estado.

É interessante ver isso acontecendo, pois ao entrar no novo site da prefeitura, quando se clica em Cultura, a mensagem que aparece é: “Aguardando material para publicação.”

Voltando ao curso, ele se iniciará em 15/03/2009 e seguirá por todos os domingo de março, das 15:00 as 18:00. O mais interessante é como você faz para se inscrever: Doando uma cadeira branca, de plástico e sem braços… Tem de ser NOVA! Isso para ajudar ao espaço cedido para o curso.

Brasao-muquies A cultura da cidade sempre foi restrita a tradição do Boi Pintadinho, que acontece em todos os carnavais, a Folia de Reis e Casario, que acontece todo mês de outubro (junto ao aniversário da cidade, em 22/10) e por ser o maior sítio histórico do Espírito Santo, com mais de duzentas construções tombadas (mais informações no Wikipedia).

Quanto a atriz que administrará o curso, Claudia Puget tem um longo histórico como atriz no Rio de Janeiro, participando até da novela A Indomada, como Dona Merilú. Veio para o Espírito Santo a convite e começou a dar aulas na Escola de Teatro e Dança Fafi, depois deu curso de interpretação para TV na Centro Educacional São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim. Hoje mora em Muqui e começará esse curso de teatro na cidade, para fomentar a arte cênica por lá.