Google Website Translator Gadget

terça-feira, 30 de julho de 2013

Vinicius Piedade traz a peça “4 Estações” ao Theatro Carlos Gomes neste fim de semana

Este fim de semana o Theatro Carlos Gomes vai ter programação dupla, com mérito todo para a JC Produções que colocará no palco o espetáculo “4 Estações – Encontros e Desencontros”, com o ator multi-nacional Vinícius Piedade, que também é responsável pelo texto e a direção. A peça estará em cartaz nos dias 03 e 04 de agosto de 2013 (sábado e domingo), nos horários de 21h00 (sábado) e 19h00 (domingo), com ingressos nos valores de R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

Abaixo segue um release que o produtor José Celso Cavalieri enviou para o blog. Desejo a todos bom espetáculo!

4 estações - teaser

4 ESTAÇÕES


Um espetáculo composto por quatro histórias

Inverno -Encontros e Despedidas

Verão -O Motoboy, A Secretária e O Amor

Outono-Notícias De Uma Tarde Nua

Primavera -Go!

Texto, direção, iluminação e trilha sonora: Vinícius Piedade
Assistência de direção: Simone Carleto e Saulo Ribeiro

Com Maria Cecília Mansur e Vinícius Piedade

Um espetáculo do Núcleo Vinícius Piedade & Cia.

Sinopse

A peça é constituída por quatro histórias diferentes, mas com alguns pontos de contato. No terraço de um arranha-céu de São Paulo, um homem e uma mulher se encontram para se despedir numa noite fria de inverno. Um motoboy apaixonado pela secretária de seu escritório tenta chamar sua atenção colocando a própria vida em risco num dia de chuva de verão.

Uma atriz em crise aceita posar nua para um fotógrafo num parque com sua paisagem marrom outonal, apostando com isso alavancar sua carreira. Um obsessivo ex-marido persegue a ex-mulher que vive sua primavera pessoal, depois da separação.

Apresentação

O espetáculo 4 ESTAÇÕES é dividido em quatro partes, cada parte como uma estação do ano, uma história, uma peça diferente, mas com alguns pontos essenciais de contato.

Na primeira peça chamada INVERNO -ENCONTROS E DESPEDIDAS, um homem e uma mulher se encontram no alto de um arranha-céu de São Paulo para uma despedida numa noite fria de Inverno. Suas vidas distantes - ela mora em Nova York e ele em São Paulo -faz com que eles vivam e alimentem uma
relação platônica marcada por encontros intensos, porém, rápidos.

A lembrança de ambos sobre o dia em que se conheceram, coloca-os em perspectiva. A história é contada concomitantemente pelos dois protagonistas e expressa como a memória de cada um vai delineando versões diferentes para os fatos.

VERÃO – O MOTOBOY, A SECRETÁRIA E O AMOR, mostra o deslumbramento de um motoboy pela bela secretária que delega suas atividades. Ela, focada em seu trabalho e em sua vida enigmática, parece quase não notar a sua existência, forçando-o a procurar formas diversas pra chamar sua atenção. Até que num dia de chuva de Verão ele encontra um jeito de se tornar inesquecível na vida dela.

A terceira peça é OUTONO – NOTÍCIAS DE UMA TARDE NUA, em que uma atriz, em momento de crise profissional, é convencida por um fotógrafo experimental a fazer fotos ousadas em busca de ascensão na carreira. Em momento de intimidade crua num parque marrom pelo entardecer de Outono, ela acaba encontrando o momento propício para revelar, além do seu corpo, suas questões mais urgentes.

O espetáculo termina com GO!, em que um obsessivo exmarido persegue alucinado sua ex-mulher, que, depois de relação tumultuada, consegue sair de casa e recomeça sua vida, refazendo planos, ações e vivenciando nova fase. Enquanto ele mergulha cada vez mais na sua fúria e ressentimento, onseguindo ver apenas uma perspectiva do que passaram, ela atravessa uma primavera da vida onde novas perspectivas se apresentam.

Concepção (e encenação)

Depois de dez anos dedicado à escrita e execução de espetáculos solo de teatro, tendo criado quatro espetáculos que ainda estão em repertório, CARTA DE UM PIRATA, CÁRCERE, INDIZÍVEL e IDENTIDADE (...), Vinícius Piedade coloca nova peça em cena, agora compartilhando o palco num duo.

No espetáculo 4 ESTAÇÕES quatro histórias são expressadas por uma atriz e um ator. Cada peça conta com uma proposta estética própria.

Na primeira peça, INVERNO, os atores transformam o palco num terraço de um arranha-céu, sempre conversando entre si enquanto olham a cidade à sua volta, sem se relacionar diretamente com o espectador. Já na peça VERÃO, a relação com o púbico é direta. O motoboy contextualiza o espectador nos seus
anseios amorosos pela secretária. Ela, por sua vez, não se reporta ao público e quase não fala. Em OUTONO, é o fotógrafo que quase não fala. Quem conduz a cena falando somente com o fotógrafo é a atriz em crise profissional. Já na peça PRIMAVERA, ambos contam suas versões da história diretamente para o público de maneira intercalada, culminando em diálogo intenso e direto entre os dois.

O espetáculo não contém cenário e sim elementos cênicos funcionais a cada cena. Com isso, a iluminação é um elemento importante na definição de cada estação do ano e cada peça, de modo que a proposta do espetáculo é apoiada nos atores e em suas formas de dar vida a cada um dos oito personagens (quatro cada um). Todas as peças tem uma trilha sonora própria que marca o
fim de cada história.

As histórias percorrem diferentes nuances teatrais, que vão do humor escrachado ao drama existencial.

Núcleo Vinícius Piedade & CIA.

O Núcleo Vinícius Piedade & CIA. é uma plataforma de criação artística dos espetáculos de Vinícius Piedade que contam com parceiros criadores e colaboradores essenciais.

Os espetáculos do Núcleo são resultado de pesquisa e desenvolvimento individual, porém, sempre contando com colaboradores fundamentais. A principal proposta dos espetáculos é aprofundar o mergulho na existência humana por meio de personagens em situações limites. Condensam na interpretação a mistura de diversos estilos teatrais, indo da improvisação livre aos movimentos inspirados na dança contemporânea; da comédia inconformada às partituras de mímica. Os trabalhos visam a levar o público a navegar nas peças como co-autores da realização teatral.

Atualmente dentro do repertório do Núcleo Vinícius Piedade & CIA. constam quatro espetáculos solo: CARTA DE UM PIRATA (criado em 2003), CÁRCERE (criado em 2008), INDIZÍVEL (criado em 2008) e IDENTIDADE (...) (criado em 2012). No ano de 2013, dois novos espetáculos passarão a fazer parte do repertório: NINGUÉM VAI RIR, um solo de Vinícius Piedade livremente inspirado em conto de Milan Kundera e 4 ESTAÇÕES, espetáculo que conta com dois atores em cena, um ator e uma atriz. Outra criação do Núcleo foi o espetáculo DIAS DE ANESTESIA, que estreou e fez temporada
em São Paulo no ano de 2006.

Na base dos projetos do Núcleo Vinícius Piedade & CIA. está a concepção de uma arte popular entendida como uma arte acessível a todos, sem procurar ser destinada a um público específico.


Combinamos os mais diversos elementos: música, literatura, mímica e o teatro em suas várias acepções: erudito e popular. Primamos por tornar a arte simples, sem perder o caráter poético e a erudição, apostando também na
sensibilização dos espectadores. Atrelando a concepção dos espetáculos ao processo de difusão cultural, os trabalhos se estruturam sobre a questão de como democratizar o acesso à arte. Sendo assim, a democratização faz parte dos processos de cada espetáculo. E isso se dá de diversas formas, seja através de apresentações em contextos físicos e sociais adversos, seja através das parcerias que sempre são feitas por todo o mundo na viabilização do acontecimento teatral.

Já foram feitas mais de 700 apresentações nos locais mais diversos possíveis, desde um grande teatro municipal com toda estrutura de som e luz a um teatro improvisado na floresta amazônica; desde um auditório de uma grande universidade a um pátio de penitenciária no momento de banho de sol; desde turnês por Sescs de capitais a turnês independentes pelo interior. Os espetáculos do Núcleo já foram apresentações em diversas cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraná, Bahia, Ceará, Piauí, Goiás, Rondônia, Amazonas e Acre. Além disso, as peças já aconteceram na Europa (Alemanha: Berlin, Munique e Stuttgart), na Suíça (Berna e Zurique) e em Portugal (Lisboa e Porto) e nos Estados Unidos (Nova York).

Os integrantes fixos do Núcleo, além de Vinícius Piedade como ator, dramaturgo e diretor, são o escritor e dramaturgo Saulo Ribeiro; o músico Manuel Pessôa de Lima que assina grande parte das trilhas sonoras dos espetáculos; e a assistente de direção Simone Carleto. Para cada trabalho novos colaboradores entram no processo sendo parte volante do Núcleo que está permanentemente em ação, seja com as turnês, seja com novas criações.

Principais Realizações

2012-Estreia o novo espetáculo solo IDENTIDADE (...) no Sesc Consolação, em São Paulo. Em turnê nacional, apresenta-se nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Ceará (pela primeira vez), Santa Catarina, Brasília (pela primeira vez) e Rio Grande do Sul. Lança o livro IDENTIDADE (...) contendo o texto integral do espetáculo. No mês de outubro leva o espetáculo CÁRCERE pela primeira vez para os EUA apresentando em Nova York (em português com legenda em inglês).

2011-Com os espetáculos CÁRCERE e CARTA DE UM PIRATA, apresenta-se em várias cidades dos estados de São Paulo, Paraná, Goiânia, Rondônia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia.

2010-Primeira turnê internacional com apresentações de CARTA DE UM PIRATA e CÁRCERE na Suíça (Berna e Zurique) e na Alemanha (Berlin, Stuttgart e Munique). Turnê com CÁRCERE em várias cidades do estado do Rio de Janeiro, Pananá, São Paulo, Minas Gerais e Rondônia.

2009-Apresentações de CARTA DE UM PIRATA, CÁRCERE e INDIZÍVEL em diversas cidades do estado de São Paulo. Apresentação de CARTA DE UM PIRATA como espetáculo convidado na abertura do Festival de Teatro da Amazônia apresentando no Teatro Amazonas. Circulação com o espetáculo CÁRCERE em várias cidades do Espírito Santo. Lançamento em parceria com Saulo Ribeiro do livro CÁRCERE contendo o texto integral da peça e fotos.

2008-Estreia dos espetáculos CÁRCERE e INDIZÍVEL, no Centro Cultural São Paulo, seguida em seguida em turnê com apresentações no Teatro Carlos Gomes em Vitória-ES, no Teatro Municipal de Santos e em cidades do Paraná e de Minas Gerais. Faz a curadoria do Festival de Teatro da Amazônia. Apresenta-se com CÁRCERE em Teresina-PI, Araçuaí-MG e em alguns Sescs de São Paulo e do Rio de Janeiro. Participa da gravação do DVD da trupe do Teatro Mágico com performance teatral.


2007-Com CARTA DE UM PIRATA, apresentando-se em cidades de Rondônia (Cacoal, Ji-paraná, Rolim de Moura, Porto velho). Apresenta-se em vários presídios do Espírito Santo, além de realizar a peça também em auditórios de faculdade, no Teatro Carlos Gomes em Vitória-ES e no Teatro Municipal de Vila Velha-ES. Realiza o PROJETO DRAMATURGIA pelo Sesc Nacional em várias cidades do Paraná. Lança o livro de contos ESSAS MOÇAS QUE ME CAUSAM VERTIGENS. Faz temporada em Salvador-BA no Teatro Gamboa. Realiza a oficina ATOR INCONFORMADO em quase todas as cidades em que aporta com o espetáculo.

2006-Apresenta CARTA DE UM PIRATA no encerramento do Festival de Teatro do Acre no Teatro Plácido de Castro. Participa do Projeto Caravana Paulista de Teatro, realizando CARTA DE UM PIRATA e Oficina Ator Inconformado em diversas cidades do interior de São Paulo. Faz sua primeira temporada em Salvador-BA no Teatro XVIII no Pelourinho. Faz sua primeira turnê pelo interior dos estados de Rondônia e Espírito Santo. Escreve e dirige o espetáculo DIAS DE ANESTESIA que faz temporada no Centro Cultural São Paulo e realiza apresentações pelo litoral e interior do estado.

2005-Participa do Projeto Circulação Sesc Rio, apresentando CARTA DE UM PIRATA em todas as unidades dos Sesc do Rio de Janeiro. Faz temporada no Teatro Cacilda Becker em São Paulo e apresenta-se em cidades do litoral do estado.

2004-Apresenta-se em vários festivais de teatro pelo país, dentre eles o Feverestival em Campinas-SP. Apresenta-se em Teresina-PI, no Teatro da UFF em Niterói-RJ, em Araras-SP, Rio Claro-SP, Taubaté-SP, em várias escolas estaduais da cidade de São Paulo-SP e encerra o ano com uma temporada na capital paulistana.

2003-Participa do Projeto Solos do Brasil onde cria o espetáculo CARTA DE UM PIRATA. No projeto, trabalha com Antonio Abujamra, Luis Louis, Gianni Ratto, Hugo Rodas, Caio Ferraz, Luis Fugante. Apresenta a peça CARTA DE UM PIRATA na Calorada Oficial da USP. Leva o espetáculo para periferia de São Paulo realizando dezenas de apresentações gratuitas. Lança seu primeiro livro chamado TRABALHADORES DE DOMINGO. Apresenta-se em Sescs do Rio de Janeiro.


Ficha Técnica


Texto, direção, trilha sonora e iluminação: Vinícius Piedade

Atuação: Maria Cecília Mansur e Vinícius Piedade

Assistência de direção: Simone Carleto e Saulo Ribeiro

Figurino: Piedad Coleções

Fotografia: Franco Zampese

Operador de Luz e Som: André Rodrigues

CURRÍCULUM

Vinícius Piedade DRT: 20.743

Participou do Projeto Solos do Brasil, aprofundando estudo sobre técnicas de
teatro solo.

Estudou Direção Teatral com Antônio Abujamra e Gianni Ratto, Mímica com
Luís Louis, Dança com Hugo Rodas, Texto Corporal com Eduardo Coutinho, Filosofia e estética com Luís Fuganti, Canto com Caio Ferraz, Teatro Essencial com Denise Stoklos, Teatro Dinâmico e Máscara Neutra com Ricardo Napoleão, Teatro do Oprimido com Armindo Rodrigues Pinto e Interpretação com Telma Vieira.

Participou do projeto "Teatro Jornal" desenvolvendo cenas a partir de notícias de jornal, ramificação do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, apresentando em diversos contextos.

Escreveu, dirigiu e atua no espetáculo solo “Carta de Um Pirata” que percorre
todo país desde 2003 (com mais de 400 apresentações).

Autor do livro de contos: "Trabalhadores de Domingo" publicado em Março de
2003.

Autor e diretor do espetáculo DIAS DE ANESTESIA que fez temporada no ano de 2006 em São Paulo.

Autor do livro de contos “Essas moças que me causam Vertigens” publicado em Fevereiro de 2007.

Ministrou oficinas no projeto DRAMATURGIA do SESC nacional em abril de
2007.

Assistente de direção do espetáculo “Um forte Cheiro á Maça”, estreado em julho de 2007 em Vitória-ES.

Atuou como performer em shows da trupe O TEATRO MÁGICO em várias
cidades do país em 2007 e 2008.

Dirigiu e atua no espetáculo CÁRCERE que conta com texto em co-autoria com Saulo Ribeiro e Trilha Sonora de Manuel Pessôa de Lima, estreado em 2008 e que continua em repertório.

Dirigiu e atua no espetáculo INDIZÍVEL que conta com texto em co-autoria com Aline Yasmin e Direção Musical de Manuel Pessoa de Lima, estreado em 2008 e que continua em repertório.

Diretor Artístico do show MOSAICO FOTO-PROSAICO da cantora MirianêS
Zabot estreado em 2009.

Em 2010 fez sua primeira turnê pela Europa com apresentações de CARTA DE
UM PIRATA e CÁRCERE na Suíça (Zurique e Berna) e na Alemanha (Berlin, Stuttgart e Munique).

Diretor Artístico do show RESPIRO do cantor e compositor Cássio Carvalho que aconteceu em São Paulo e em Buenos Aires em 2011.

No ano de 2011 o seu texto CÁRCERE em parceria com Saulo Ribeiro foi editado em alemão pela editora Zuckerhut Theaterverlag.

Escreveu, dirigiu e atua no espetáculo IDENTIDADE (...) que conta com iluminação de Aline Santini e Trilha Sonora Original de Manuel Pessôa de Lima que estreou no SESC Consolação em São Paulo-SP no mês de março de 2012 e que continua em repertório.

Em outubro de 2012 fez sua primeira apresentação nos Estados Unidos, em Nova York, com o espetáculo CÁRCERE (traduzido como JAILHOUSE).

Em turnê permanente com seus quatro espetáculos solo em repertório.

CURRÍCULUM

ceciliaMaria Cecília Mansur DRT: 21.096

MARIA CECÍLIA MANSUR OLIVEIRA, atriz formada pela Escola Livre de
Teatro e bacharel em psicologia pela UFMG “A Ingratidão é Fria como Mármore” Investigação sobre o 3º Ato do Rei Lear - Shakespeare na Casa Laboratório desde março de 2012 dirigida por Cacá Carvalho.

Há dois anos desenvolve uma pesquisa corporal baseada em um de seus contos
que está na criação do espetáculo “PISC in À”, uma criação genuína de dança, teatro, vídeo arte, performance dirigida por Isadora Dias.

Na sua trajetória em São Paulo trabalhou em 2012 na Cia. Circo de Trapo
realizando contação de histórias, mediação de leituras e intervenções a partir do clow.

Integrou o grupo “Alma Ambiental” desde 2008 estabelecido como Ponto de Cultura e assistido pelo Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Em 2008 e 2009 fez parte do espetáculo socioambiental “Antes que a Terra Fuja” apresentado na COHAB José Bonifácio um dos projetos do grupo contemplado pelo Centro Cultural da Juventude de São Paulo. Ainda neste trabalhou como arte educadora em outro projeto chamado Ciclohabitarte.

Em 2011 fez parte do elenco de apoio da ópera Rigoletto dirigida por Felipe Hirsh para reinauguração do Teatro Municipal de São Paulo.Em julho de 2009
participou como atriz e perfomer do espetáculo francês “Les Rois Faignants”, Cie Transe Express.

Em 2010 participou do núcleo “Esquadros” dirigido por Luís Fernando Marques do grupo XIX produzindo “Aquele outro eu que agora é você” – Uma Viagem cênica e emocional na rua Augusta.

Produziu, colaborou e atuou no espetáculo Nekropolis contemplado pelo Programa de Assistência à Cultura 2010 de Circulação.

Em 2009 trabalhou como assistente de direção no espetáculo “O Arquiteto e o
Imperador da Assíria” direção de Haroldo Costa Ferrari participando das temporadas em São Paulo (Satyros 2) e Rio de Janeiro (Teatro Leblon).

Em 2006 de direção e atriz participou da criação do espetáculo “Musas da
Garoa” apresentado no Teatro Parlapatões em junho do mesmo ano.

Ingressou na Escola Livre de Teatro de Santo André através do Núcleo de
estudos sobre teatro de Rua no curso livre orientado por Ana Roxo e finalizado com a montagem o “O Amor montado no Tempo”. A partir desse momento, cursou a formação do ator com duração de três anos na Escola Livre tendo oportunidade de se dedicar a imersão da pesquisa e ao aprendizado coletivo. Durante os anos na Escola Livre em processo colaborativo criou e atuou em espetáculos, dentre eles se destacam “O Poder, o Amor e o Tempo” direção de Edgar Casrtro, “Os Cegos de Brughel” direção e dramaturgia de Antônio Rogério Toscano, “Ai deMim” direção e dramaturgia Antônio Rogério Toscano, “Como você acha que vai ser o futuro” direção Denise Weinberg e Alex Tenório. Este último circulou na mostra de teatro do TUSP em 2008.

Em 2005 participou da mostra do Cemitério de Automóveis no Centro Cultural
São Paulo no espetáculo “Tanto Faz” um texto de Reinaldo Moraes dirigida por Mário Bortolotto. Ainda neste ano conheceu o espaço Nova Dança conseguindo uma bolsa de estudos e permanecendo por três anos investigando a cena teatral e o corpo com Georgette Fadel e Tica Lemos.

Em 2004 participou da ocupação do Teatro Eugênio Kusnet pela Cia. Livre
subsidiada pela lei de Fomento de São Paulo. Nesse período, pode estagiar em diversas funções desde o trabalho como bilheteira até operação de luz e som. Participou como atriz da leitura dramática da peça “Brutal” direção e texto de Mário Bortolotto e do espetáculo infantil “Ratinho Corajoso” dirigido por Edgar Castro em processo colaborativo. Esta peça teve uma remontagem no ano seguinte, em 2005, no Teatro Sérgio Cardoso e paralelamente ao trabalho no Arena atuou como Cosette em uma adaptação de Gabriel Catellani em “Os Miseráveis”no atual Teatro do Ator.

. Em Minas Gerais participou das peças : “Lili no Curso de Bruxas”, “Política dos Ursos” direção: Marcelo do Vale e “Esta noite se Improvisa” texto de
Pirandello coordenação de Aderbal Freire Filho no Galpão Cine Horto. Produziu
performances e intervenções de rua.

Atuou em alguns curtas metragem: “Jibóia” (direção: Rafael Bulhões), “Comunhão de Bens” (direção: Ana Cherulli), “Um Sonho na Augusta” (direção Danilo Freitas), “Happy End” (direção Gustavo MacNair). “Sobre Fantasma e Loucos” (direção de Celso Prudente).

Na TV já participou como atriz do projeto “Contos de Minas” direção de Breno
Milagres e texto de Luiz Vilela e também de publicidades.

Recentemente participou de oficinas ministradas por Juliana Galdino e Roberto
Alvim, Fátima Toledo, Bete Dorgan e Thelma Bonavita. Estudou dança com Cristiano Karnas, Xica Lisboa, Kátia Salomão e canto com Gilberto Chaves.

CURRÍCULUM

Manuel Pêssoa de LimaManuel Pessôa de Lima

Atualmente mestrando em processos criativos na UNICAMP. Formado em composição musical pelo Departamento de Música ECA/USP. Como pianista, formado com Maria José Carrasqueira e como flautista, por Antônio Carlos Carrasqueira. Em composição realizou trilhas sonoras para Televisão, Cinema, Teatro, Dança e Vídeo. Como pianista e flautista, atua profissionalmente em música popular e erudita desde 1997. Como professor, desenvolveu projetos de musicalização em creches de Parelheiros, Jardim Ângela, e junto a ONG Ação Comunitária, além de aulas particulares. Bolsista da Fundação Vitae com o Projeto de composição OPUS. Premiado no Programa de Ação Cultural (PAC), no projeto Visões Musicais. Prêmio de Menção Honrosa com o projeto “Sonoricidades”, do Instituto Sérgio Motta de Arte e Tecnologia. Prêmio ProAc17 de gravação de disco inédito com Nazareth Reloaded, e Premio ProAc18 com projeto Atlânticos, realizando diversos concertos solo pelo Estado de São Paulo com repertório de Villa-Lobos e interação multimídia. Direção musical do Núcleo de Improvisação (dança), compositor e pianista em “Seis Estudos Para Flutuar” (dança) premiado pela APCA com Zélia Monteiro. Apresentação por diversas cidades do Norte e Nordeste, com a peça Rainha[s] pelo circuito BR-Petrobrás (como pianista e compositor). Performance multimídia STORM em parceria com Luiz Duva patrocinado
pelo Itaú Cultural na mostra Rumos Cinema/Vídeo. Temporada de “Seis Estudos Para Flutuar” com prêmio ProAc para Circulação de espetáculo de Dança em 2011 e apresentação da Peça Rainha[s] no Internationalle Schillertage em Mannheim (junho de 2011).

CURRÍCULUM

Simone CarletoSimone Carleto

Atriz e arte-educadora formada em 2001, tem graduação em Licenciatura Plena
em Artes Cênicas pela Unesp -Universidade Estadual Paulista -Júlio de Mesquita Filho. Também pela Unesp -Universidade Estadual Paulista -Júlio de Mesquita Filho, recebeu a titulação de mestre, com a dissertação Teatro Popular União e Olho Vivo: Cultura Tradicional e Arte Popular. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: arte-educação, teatro e cultura popular tradicional. Atua como atriz e diretora de teatro. Professora desde 1998, desenvolve e implementa programas de ação cultural e pedagógica, na Prefeitura de Guarulhos. Como atriz,integrou durante vários anos o Canhoto Laboratório de Artes da Representação, dirigido por Alexandre Mate. Atuou como atriz nos espetáculos Traçoswaldianos e Troças escolares, (dir. de Alexandre Mate, 2001), A valsa (dir. Miriam Rinaldi, 1999), Nenhum alguém em lugar algum (dir. Alexandre Mate, 2003), Ubu Presidente (dir. Alexandre, 2005) e Zero = Nada (dir. Alexandre Mate, 2006).

Participou como assistente de direção nos espetáculos Baile Brasil (2000) e O caso dessa tal Mafalda (2001), com orientação de Alexandre Mate, pelo Projeto Ademar Guerra da Secretaria de Estado da Cultura. Dirigindo grupos de crianças em escolas, CEUs e outros equipamentos culturais, coordenou as montagens História da Cuca, Saltimbancos e Joaquincita, abordando o universo da cultura popular infantil. Trabalhou nos projetos EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística e Teatro Vocacional, pela prefeitura de São Paulo, como professora de teatro. Em Guarulhos, dirigiu o Fuso-ê de Teatro, com O caso dessa tal Mafalda e Mulher(ex) de Ca(c)os, Trupe de Quintrulhos com Antes eles do que eu, Provisório com A sombra e De onde vem as histórias de Clarice? e Salve o prazer, com a primeira turma da Escola Viva de Artes Cênicas, que coordenou de 2005 a 2009. Como atriz em Guarulhos atuou em Tutti Buona Gente (dir. de Nelson Natalino, 2007), com a Troupe Guarulhense de Comédia; A terceira pista (dir. de Calixto de Inhamúns, 2008), com o Núcleo de dramaturgia da Escola Viva de Artes Cênicas; e As máscaras caem (dir. de Wilson Fumoy, 2012). Atualmente integra o Núcleo Vinícius Piedade e Cia como assistente de direção. Como atriz ensaia a peça Precipício, com direção de Luiz Henrique Dias.

CONTATO

4 ESTAÇÕES

Um espetáculo composto por quatro histórias

Tel: 9 8117-7861
E-mail: vinipiedade@uol.com.br
SITE: www.viniciuspiedade.com.br

Nenhum comentário: