Google Website Translator Gadget

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Grupo Vira-Lata de Teatro e Grupo Estripolia apresentam a 3ª Edição do “Projeto Pipoca” neste sábado

Muitos, as vezes, acham que o Espírito Santo é atrasado culturalmente, que nada de interessante acontece por aqui. Ledo engano! Além de ser o estado palco do surgimento do teatro no Brasil, constantemente os artistas capixabas trazem novidades para nos entreter, e as vezes, fazem isso unindo grupos teatrais, mostrando uma constante união com o objetivo de trazer ótimos trabalhos para nós.

pipoca - 3 edicaoSendo assim, O Grupo Vira-Lata de Teatro e o Grupo Estripolia se unem para trazer a 3ª Edição do Projeto Pipoca, cujo tema será “Vivendo o Boal – Teatro do Oprimido”, com o Grupo Facto, sob coordenação do diretor Felipe Dall’Orto.

CTOPara quem não conhece bem o trabalho sobre O Teatro do Oprimido, aí vai um pouquinho de sua história:

1971, Boal é exilado e percorre América Latina até chegar à Europa e se instalar na França e fundar o CTO-Paris. Especialmente convidado pelo então Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro Darcy Ribeiro, Augusto Boal retorna em 1986 à sua cidade natal como quem chegou para ficar.

A proposta de Darcy Ribeiro era implantar a Fábrica de Teatro Popular, um projeto de Boal apoiado pelo governo do estado. 35 animadores culturais formaram a primeira turma e foram capacitados por Boal com apoio de Cecília Thumin e Rosa Luiza Marques. A partir deste grupo, fundou-se o Centro de Teatro do Oprimido com a direção artística de Boal com objetivo de conhecer, aprofundar, pesquisar e difundir o Teatro do Oprimido no Brasil. As primeiras parcerias foram sindicatos dos bancários e dos professores, prefeituras de Ipatinga e Belo Horizonte e cada vez mais novos parceiros iam possibilitando o fortalecimento deste movimento.

Augusto Boal faleceu no dia 02 de maio de 2009, no Rio de Janeiro, mas o Centro de Teatro do Oprimido nunca desistiu da missão de Boal com o CTO, que é promover o fortalecimento da cidadania e a justiça social do Teatro do Oprimido, como meio democrático na transformação da sociedade.

Os grupos envolvidos no Projeto buscam apresentar uma palestra sobre o tema, além de exibição de vídeo, roda de conversa e técnicas do Teatro do Oprimido e Teatro Fórum.

O evento é destinado a estudantes de teatro, atores, educadores e interessados no assunto, e acontecerá neste sábado (06/07/2013), com entrada franca, a partir das 18h00, na Sede do Grupo Vira-Lata de Teatro, na Rua José Marcelino, 175, Cidade Alta, Vitória – ES (atrás da Catedral Metropolitana de Vitória-ES).

O “Projeto Pipoca” é um projeto que visa dar início a uma série de eventos voltados às Artes Cênicas no Estado do Espírito Santo, levar ao público diferentes abordagens sobre o Teatro e outras manifestações artísticas através de debates com artistas, ações cênicas, oficinas e apresentações, com a intenção de promover, pensar e discutir a arte, e já entra na sua 3ª edição.

Nenhum comentário: