Google Website Translator Gadget

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Sistema Nacional de Cultura será foco de Conferência Municipal em agosto

A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) publicou no dia 30/07/2013 (terça-feira) a matéria sobre a 3ª Conferência Municipal de Cultura que acontecerá nos dias 09 e 10 de agosto de 2013 (sexta-feira e sábado), no Museu Capixaba do Negro "Verônica de Pas", localizado na Avenida República, 121, Parque Moscoso, Vitória - ES, nos horários de 18h00 (sexta-feira) e de 08h00 as 18h00 (sábado). A conferência é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, integrada a Prefeitura Municipal de Vitória, sendo aberta a quem desejar participar. Abaixo a matéria na íntegra.

Publicada em 30/07/2013, às 18h04                             Por Anderson Chagas, com a colaboração de Bartolomeu Freitas

Sistema Nacional de Cultura será foco de Conferência Municipal em agosto

Alexandre Lima e o Plano de Cultura
Secretário Alexandre Lima diz que a implantação do SNC em Vitória representa um avanço importante para o setor na capital. Foto de Yuri Barichivich

"Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura" será o tema da 3ª Conferência Municipal de Cultura, que acontecerá nos dias 9 e 10 de agosto no Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane). O encontro será aberto ao público.
Vitória é o primeiro município no Espírito Santo e um dos primeiros em nível nacional a se integrar ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Para isso, teve que cumprir uma série de etapas condicionantes para essa habilitação.
Para o secretário municipal de Cultura, Alexandre Lima, a implantação do SNC em Vitória representa um avanço importante para o setor, destacando que permitirá o incremento da política cultural compartilhada, a qual a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) já vem praticando, em que os diversos segmentos decidem sobre as ações culturais.
"Na prática, o município de Vitória terá mais recursos para investir em cultura e quem ganhará com isso são os profissionais, produtores de cultura e os moradores da capital, que terão ainda mais acesso aos bens culturais", disse o vice-presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Vitória, Rogério Morais. Ele explicou que os recursos federais oriundos do Fundo Nacional de Cultura serão repassados diretamente para o Fundo Municipal de Cultura.
Para Rogério, a Conferência Municipal de Cultura será um espaço para os moradores e artistas discutirem sobre o SNC, conferirem ações culturais que estão sendo realizadas e opinarem sobre futuras ações. Na oportunidade, os participantes também irão conferir as ações que foram propostas na 2ª Conferência Municipal de Cultura, realizada em 2009.

Conferência

A programação inicia-se na sexta-feira (9), a partir das 18 horas, com recepção, credenciamento e café, seguindo com mesa de abertura, com vários convidados, e palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura. Na sequência, haverá exposição metodológica da conferência e agenda cultural com apresentação artística.
As atividades de sábado (10) vão das 8h30 às 18 horas, começando com café da manhã e agenda cultural; exposição metodológica e conferência. Os grupos de trabalho discutirão os seguintes temas: Implantação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura e Desenvolvimento.
Em seguida, será elaborado relatório das propostas em consonância com o Plano Municipal de Cultura. Após o almoço, a conferência seguirá com socialização das propostas para a plenária, café da tarde e eleição de delegados para a Conferência Estadual de Cultura.
Serviço
3ª Conferência Municipal de Cultura
Onde: Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), Avenida República, 121, Centro
Quando: dia 9 de agosto: início às 18 horas; 10 de agosto: das 8h30 às 18 horas
Participação aberta ao público
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário: